"More Than Words", afinal, foi uma maldição ou bênção para o Extreme?
Por André Garcia
Postado em 16 de junho de 2023
Para o Extreme, uma banda de hard rock estilo Van Halen e Living Colour, começar fazendo um baita sucesso com uma balada mais ajudou ou atrapalhou? Foi uma bênção ou maldição?
Os anos 90 foram a década dos one hit wonders: bandas que surgiam do nada com um mega hit, e, tão de repente quando surgiam, desapareciam. A lista é enorme, e o Extreme tinha tudo para fazer parte dela com a radiofônica balada minimalista "More Than Words" — que pouco tinha a ver com seu verdadeiro som.
Extreme - Mais Novidades
Em entrevista para a Matt Wardlaw pela Ultimate Classic Rock, o vocalista Gary Cherone refletiu sobre ela: "Muitos dos nossos contemporâneos fizeram muito sucesso no rock com power baladas, que eram grandes produções. Acho que 'More Than Words' foi uma anomalia, pois era só um violão e duas vozes."
Ainda na mesma entrevista, ele contou que adora assistir a vídeo de reacts no YouTube de gente ouvindo Extreme pela primeira vez: "É engraçado [...] para mim, esses vídeos de react com novos ouvintes. É reconfortante que essa música, em particular, ['More Than Words'] ainda consiga provocar uma reação na mulher ou no cara. Eles entendem a letra, o sentimento. Todas as m*rdas, todas as modas são deixadas de lado — não importa se a lançamos no final da época hair metal ou o que for. Eles olhando para a coisa como uma música, distanciados do momento em que foi lançada. Não sabem nem quando foi lançada. Receber uma reação a uma música que você escreveu anos atrás como se ainda fosse nova é emocionante.
Quando questionado pela Songsfacts sobre como se sente sobre "More Than Words" hoje em dia, Gary se mostrou grato a ela.
"Ela foi nosso veículo para o sucesso; atraiu muita gente para a banda, e até hoje ainda o faz. Teve uma época que sentíamos ser uma maldição, porque dava uma ideia errada do que a banda era. Era um décimo [do potencial] da banda. Era uma balada, mas se tornou tão grande que ficou maior que a própria banda: o pessoal conhece a música e não sabe quem canta. Mas ao longo dos anos abraçamos isso. Foi nosso veículo para alcançar um público maior. Ainda adoramos cantá-la. Liricamente, acho que se mantém relevante. Ações falam mais alto que palavras. Tem um pouco de história biográfica com uma certa pessoa, então quando ouço, volto àquela época."
Pergunta semelhante foi feita a seu parceiro, o guitarrista Nuno Bettencourt, em entrevista exclusiva para a Rolling Stone Brasil, publicada em maio de 2023 na edição 5, dedicada ao festival Best of Blues and Rock, onde a banda se apresentou em junho.
"É muito chato!", respondeu brincando. "Imagina ter de tocar uma música com todo o público cantando com você. Que terrível deve ser." Falando sério, ele prosseguiu: "Sempre foi um dos destaques do nosso show. Às vezes me pergunto se foi uma bênção ou maldição, e eu sempre digo que 'More Than Words' é um hit, por isso conseguimos fazer outros álbuns e turnês, alcançamos milhares de fãs e não estamos trabalhando no McDonalds. Tenho orgulho dela."
"More Than Words" foi lançada em 1991 no "Extreme II: Pornograffitti". Um imenso sucesso comercial, foi lançado também como single, e não só foi certificado disco de platina como atingiu o topo das paradas em vários países, incluindo os Estados Unidos e o Reino Unido. Ainda rendeu à banda vários prêmios, incluindo sua única indicação ao Grammy, na categoria de Melhor Performance Vocal de Rock por um Duo ou Grupo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock
O vocalista que entrou em uma banda clássica no pior momento possível para o heavy metal
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
A melhor época do U2, de acordo com o guitarrista The Edge
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
Vocalista do Queensryche reconhece que maioria dos fãs só gosta dos primeiros discos
"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
Guitarrista não se arrepende de ter recusado proposta de voltar ao Megadeth
Gene Simmons diz que quem não gosta dos EUA deve voltar para "o lugar de onde veio"
O controvertido álbum dos anos setenta que Roger Waters colocou entre seus cinco favoritos
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
O hit de 1958 que Jimmy Page e Bob Dylan concordam ser obra-prima: "Fenomenal"
Deep Purple lança "Splat!", seu disco mais pesado em muitos anos


Nuno Bettencourt (Extreme) exalta importância de Yngwie Malmsteen em sua carreira
Com mais de 40 atrações, Monsters of Rock Cruise fecha cast para viagem de 2027
Sem Brasil, Def Leppard confirma shows na América do Sul com o Extreme
Extreme - uma apresentação enérgica, direta e de altíssima qualidade em Porto Alegre
O solo de guitarra "colossal" que Brian May disse estar fora da sua alçada; "Nem em mil anos"
Gary Cherone escolhe as melhores músicas que gravou com o Van Halen


