Kirk Hammett gravou solo tentando agradar Joe Satriani e acabou arrumando dor de cabeça
Por Mateus Ribeiro
Postado em 27 de julho de 2023
Ao longo de seus 40 anos como integrante do Metallica, o veterano guitarrista Kirk Hammett gravou riffs e solos muito inesquecíveis. Um desses solos, que figura entre os mais marcantes, é o de "Seek & Destroy", faixa de "Kill 'Em All", primeiro disco de estúdio do grupo liderado por James Hetfield e Lars Ulrich, lançado em julho de 2023.
Kirk, escolhido como o substituto de Dave Mustaine, se tornou membro do Metallica cerca de um mês antes das gravações de "Kill 'Em All". Obviamente, o guitarrista novato teve muito trabalho.
"Tive uma semana para aprender as músicas. No final daquela semana, voei e tive uma semana para ensaiar com eles, e então começamos a fazer shows", disse Kirk, em trecho de entrevista concedida ao site Music Radar publicado pela Revolver Magazine.
Para a sorte de Kirk, ele teve um ótimo professor antes de embarcar na maior aventura musical de sua vida.
"Eu estava tendo aulas com Joe Satriani por, tipo, seis meses antes de entrar na banda, então a influência dele era muito forte na minha mente e na minha forma de tocar. Ele passou tantas informações para mim que eu ainda estava processando muitas delas. Quando chegou a hora de fazer o solo [de ‘Seek And Destroy’], pensei: 'Espero que Joe goste disso’", relatou Kirk, em matéria especial publicada pela Guitar World.
Pois bem, Kirk tentou agradar seu professor, porém, ganhou uma bela dor de cabeça, pois o solo de "Seek And Destroy" o assombrou por muito tempo.
"Eu sabia como queria abrir a parte inicial do solo depois do intervalo, então, fiz duas ou três vezes. Então, o produtor disse: ‘Tudo bem! Vamos usá-lo!’. Não havia frescuras, contemplação, excesso de intelectualização - não estávamos repassando os pontos mais delicados (...).
Em algumas notas nesse solo, eu toco fora do tom. Por 18 anos, toda vez que ouvia aquele solo de guitarra, essas notas ‘azedas’ voltavam para me assombrar! Eu lembro que naquela [primeira] turnê, sempre que chegava a hora de tocar aquele solo de guitarra, eu pensava, ‘Ok, eu vou tocar isso muito melhor do que o jeito que eu gravei!’", disse Kirk.
No final das contas, o solo de "Seek And Destroy" virou uma das principais marcas da carreira de Kirk Hammett, mesmo com suas notas "azedas".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps