Kirk Hammett gravou solo tentando agradar Joe Satriani e acabou arrumando dor de cabeça
Por Mateus Ribeiro
Postado em 27 de julho de 2023
Ao longo de seus 40 anos como integrante do Metallica, o veterano guitarrista Kirk Hammett gravou riffs e solos muito inesquecíveis. Um desses solos, que figura entre os mais marcantes, é o de "Seek & Destroy", faixa de "Kill 'Em All", primeiro disco de estúdio do grupo liderado por James Hetfield e Lars Ulrich, lançado em julho de 2023.
Metallica - Mais Novidades
Kirk, escolhido como o substituto de Dave Mustaine, se tornou membro do Metallica cerca de um mês antes das gravações de "Kill 'Em All". Obviamente, o guitarrista novato teve muito trabalho.
"Tive uma semana para aprender as músicas. No final daquela semana, voei e tive uma semana para ensaiar com eles, e então começamos a fazer shows", disse Kirk, em trecho de entrevista concedida ao site Music Radar publicado pela Revolver Magazine.
Para a sorte de Kirk, ele teve um ótimo professor antes de embarcar na maior aventura musical de sua vida.
"Eu estava tendo aulas com Joe Satriani por, tipo, seis meses antes de entrar na banda, então a influência dele era muito forte na minha mente e na minha forma de tocar. Ele passou tantas informações para mim que eu ainda estava processando muitas delas. Quando chegou a hora de fazer o solo [de ‘Seek And Destroy’], pensei: 'Espero que Joe goste disso’", relatou Kirk, em matéria especial publicada pela Guitar World.
Pois bem, Kirk tentou agradar seu professor, porém, ganhou uma bela dor de cabeça, pois o solo de "Seek And Destroy" o assombrou por muito tempo.
"Eu sabia como queria abrir a parte inicial do solo depois do intervalo, então, fiz duas ou três vezes. Então, o produtor disse: ‘Tudo bem! Vamos usá-lo!’. Não havia frescuras, contemplação, excesso de intelectualização - não estávamos repassando os pontos mais delicados (...).
Em algumas notas nesse solo, eu toco fora do tom. Por 18 anos, toda vez que ouvia aquele solo de guitarra, essas notas ‘azedas’ voltavam para me assombrar! Eu lembro que naquela [primeira] turnê, sempre que chegava a hora de tocar aquele solo de guitarra, eu pensava, ‘Ok, eu vou tocar isso muito melhor do que o jeito que eu gravei!’", disse Kirk.
No final das contas, o solo de "Seek And Destroy" virou uma das principais marcas da carreira de Kirk Hammett, mesmo com suas notas "azedas".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
A música que fez James Hetfield sair da zona de conforto como vocalista
Slash elege os 10 maiores riffs de guitarra de todos os tempos
A música "numero 1" do AC/DC, na opinião de Angus Young
Pophouse adquire parte dos direitos musicais, de imagem e nome do Iron Maiden
O conselho de John Lennon que até hoje Mick Jagger lamenta ter seguido
A rixa de Cobain e Novoselic: "Você está colocando essa merda fedorenta na música"
Mick Jagger relembra onde estava em 1966, quando a Inglaterra venceu sua única Copa do Mundo
Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
Jason Newsted reconhece ter caído em "depressão severa" com diagnóstico de câncer
A banda que antecipou o Van Halen e quase virou o Led Zeppelin dos EUA
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
O disco que Paul McCartney considerava um fiasco até David Bowie fazê-lo cair na real
Cinco curiosidades sobre "Kill 'Em All", primeiro disco do Metallica, lançado há 40 anos
Mbappé, Messi, Haaland, Kane e Neymar: qual banda de metal representa cada um?
Dave Mustaine diz que releitura de "Ride the Lightning" exigiu muito da sua capacidade vocal
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
O disco ideal para começar a ouvir heavy metal, segundo o WatchMojo
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
Por que Iron Maiden nunca conseguiu fazer um "Black Album", segundo Bruce Dickinson
Rock: alguns dos discos mais raros (e caros) do mundo


