A música do Led Zeppelin criminosamente rejeitada que apontava possível futuro da banda
Por Bruce William
Postado em 09 de julho de 2023
Mick Wall discute no livro "Led Zeppelin: Quando os gigantes caminhavam sobre a Terra" o contexto em que o álbum "In Through The Out Door" foi produzido. Derradeiro último registro de estúdio gravado pelo quarteto formado por Jimmy Page, Robert Plant, John Bonham e John Paul Jones - o álbum posterior "Coda" foi formado por sobras de estúdio coletadas ao longo dos anos - e lançado em 1979, "In Through" foi produzido após um período de inatividade causado pela morte do filho de Robert Plant, com a banda sendo pressionada a voltar ao estúdio e lançar um novo disco.

No entanto, quando começaram os ensaios em Londres, ficou evidente que eles passavam por sérias dificuldades criativas. Jimmy Page, que normalmente era o líder e direcionador das ideias musicais, havia perdido parte de sua criatividade devido ao seu vício em heroína. Com os principais compositores da banda, Page e Plant, enfrentando problemas pessoais, coube a John Paul Jones assumir a responsabilidade de manter a banda em movimento com suas próprias ideias musicais. Bonham meio que apenas ficou na dele, cumprindo seu papel. E apesar de não ser exatamente o material ideal para o Led Zeppelin, o que eles tinham em mãos era crucial que eles produzissem algo rapidamente para evitar a desintegração da banda.
E um dos destaques do álbum, além de "All My Love", é a música que abre o trabalho, "In the Evening" (clique aqui para conferir no youtube). Creditada a John Paul Jones, Jimmy Page e Robert Plant, ela traz um interessante efeito rítmico e um solo "deslizante" feito por Page utilizando um efeito chamado Gizmotron, inventado em 1969 e patenteado em meados dos anos setenta pelos músicos Kevin Godley e Lol Creme, da banda 10cc.
Apesar de "In the Evening" ser uma música única e bem executada, ela não se tornou tão popular quanto outras músicas do Led. Parte disso é resultado do álbum ter recebido críticas mistas e ter sido considerado bem menos impactante do que os trabalhos anteriores da banda. Além disso, na época em que foi lançada, a cena musical estava passando por uma mudança significativa na época, com o punk, a new wave e a disco dominando as paradas. Isso fez com que bandas estabelecidas como o Zeppelin parecessem desatualizadas e pesadas em comparação.
À medida que os anos 1970 chegavam ao fim e os anos 1980 começavam, as estações de rádio passaram a adotar playlists mais uniformes, priorizando músicas pop suaves de bandas como The Eagles e Fleetwood Mac da era "Rumours". Isso resultou em um destaque menor para aquele tipo de músicas que o Led vinha fazendo nos seus álbuns mais recentes, o "Presence" e "In Through the Out Door". E quando ocorreu um ressurgimento do "classic rock" mais tarde, faixas como "In the Evening" e outros clássicos do Led como "Achilles's Last Stand" foram excluídas das programações. As rádios haviam decidido que músicas mais complexas e introspectivas não eram mais desejadas, preferindo canções de rock mais diretas e sem longas improvisações.
Há fãs que consideram "In the Evening" uma das melhores músicas do Led Zeppelin. Ela apresenta um riff épico, uma bateria poderosa e vocais agressivos de Robert Plant. A longa introdução da música pode ter dificultado sua reprodução nas rádios, mas seu estilo único e envolvente continua a encantar os ouvintes. "In the Evening" poderia ter representado um direcionamento alternativo para o Led Zeppelin, à medida que a banda explorava novos sons e enfrentava mudanças no cenário musical.
"Foi um período de transição. Era uma chance de ver o que mais podíamos fazer. O álbum seguinte teria sido ainda mais interessante se tivéssemos seguido nessa direção", disse John Paul Jones sobre "In Through the Out Door", um disco que lutou para encontrar seu lugar em 1979, pois não era o clássico estrondoso do blues rock da velha guarda e ao mesmo tempo não era o som moderno e enxuto do punk/new wave, era uma banda já clássica em busca de uma nova identidade. E "In the Evening" é uma ótima música, talvez a melhor do álbum, mas era a música errada da banda errada no momento errado.
Durante os anos de 1979 e 1980, o Led Zeppelin incluiu "In The Evening" em seus shows ao vivo. Nas apresentações de 1979, a música era tocada logo após o solo de guitarra distorcida e arco de violino de Page, acompanhado por um efeito visual de estrobo a laser. Além disso, Robert Plant reviveu a canção em sua turnê solo Now and Zen em 1988. Posteriormente, Jimmy Page e Robert Plant também a incluíram em alguns concertos durante as turnês de 1995 e 1996, que acompanharam o lançamento de seu álbum ao vivo de 1994, "No Quarter: Jimmy Page and Robert Plant Unledded".
Embora talvez não tenha alcançado o sucesso comercial esperado na época, "In The Evening" continua sendo um tesouro para os fãs e exemplifica a habilidade e a criatividade do Led Zeppelin como uma das maiores bandas de rock da história.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
Loudwire lista 45 nomes que mereciam uma vaga no Rock and Roll Hall of Fame
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
Derrick Green explica o significado da nova música do Sepultura
Gastão Moreira diz que Phil Anselmo é um ótimo vocalista - apesar de ser um idiota
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita



Foto que inspirou a capa do álbum "Led Zeppelin IV" vai a leilão na Inglaterra
A música que Jimmy Page precisava que fosse sucesso para ele salvar sua carreira
Youtuber viraliza ao eleger o melhor guitarrista de cada década - e internet não perdoa
O primeiro solo de guitarra que Jimmy Page ouviu na vida, e que ele levou até "Stairway"
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
O disco clássico que fez Steve Vai começar a tocar guitarra
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
A banda dos anos 80 que Jimmy Page disse definir "o que é rock'n'roll"
Quando Chris Cornell temeu que o Soundgarden fosse comparado com Black Sabbath ou Led Zeppelin
Robert Plant revela seu melhor vocal e a melhor guitarra de Jimmy Page no Led Zeppeli


