O disco clássico dos anos 90 que teve título inspirado em nome de jogador de basquete
Por Mateus Ribeiro
Postado em 24 de setembro de 2023
A banda estadunidense Pearl Jam surgiu no início da década de 1990 e se firmou como um dos principais nomes da história do Grunge, estilo que consagrou bandas como Nirvana, Soundgarden e Alice In Chains. Logo em seu primeiro disco, o magnífico "Ten", o Pearl Jam mostrou que tinha muito potencial, através de faixas como "Once", "Black", "Even Flow", "Alive" e "Jeremy".
Pearl Jam - Mais Novidades
Lançado em agosto de 1991, "Ten" é um dos álbuns de Rock mais marcantes da década de 1990. E você sabe de onde a banda tirou a inspiração para o título do álbum? Não? Então, fique de olho nas próximas linhas e conheça essa história bacana.
A banda que não tinha nome
O Pearl Jam surgiu em 1990, após o fim da banda Mother Love Bone, que encerrou atividades por conta da morte do vocalista Andrew Wood. Stone Gossard (guitarra) e Jeff Ament (baixo) decidiram seguir em frente com outra banda. O guitarrista Mike McCready, o vocalista Eddie Vedder e o baterista Dave Krusen completaram a formação do grupo, que foi batizado originalmente com o nome de um jogador de basquete.
"Quando estávamos gravando nosso primeiro disco, recebíamos uma diária de cerca de dez dólares. Então, quando almoçávamos na loja do outro lado da rua, sempre comprávamos um baralho de cartas de basquete. Quando entregamos nossa fita, ainda não tínhamos um nome para a banda, então, colocamos um cartão de Mookie Blaylock na caixa. Estávamos prestes a sair em turnê, ainda não tínhamos um nome e precisávamos rapidamente de um nome. Disseram-nos que não precisava ser o nome que usaríamos para sempre, apenas algo para a turnê.
Alguém viu o cartão Mookie Blaylock e disse: ‘Que tal Mookie Blaylock?' Decidimos seguir em frente e fizemos uma turnê de 10 shows com Alice in Chains como Mookie Blaylock", afirmou Ament, em uma entrevista de 2008, resgatada pelo blog Deadspin.
Quem foi Mookie Blaylock?
Nascido em março de 1967, Mookie Blaylock é um ex-jogador de basquete que atuou entre 1989 e 2002 na NBA (National Basketball Association). Enquanto foi jogador profissional, atuou por três franquias: New Jersey Nets, Atlanta Hawks e Golden State Warriors. Mookie liderou a NBA em roubos de bola por duas temporadas consecutivas (1996-97 e 1997-98), juntando-se a Alvin Robertson, Magic Johnson, Allen Iverson e Chris Paul como os únicos jogadores a alcançar esse feito.
Embora o seu nome tenha sido utilizado pela banda que viria a se tornar o Pearl Jam, Mookie não ficou chateado, de acordo com as palavras de Jeff Ament.
"Mookie também não se importou com isso — ele não nos processou. Na verdade, eu pude conhecê-lo mais tarde e demos um rolê. Também fizemos uma camiseta do Pearl Jam com uma foto dele. Acho que devemos muito a Mookie."
Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam e um dos grandes ícones da história do Grunge, considera Mookie um herói cult, porém, não acha que o seu nome fosse o mais indicado para batizar a banda.
"Ele é um herói cult incrível para nós. No entanto, no final das contas, acho que pensamos que era um nome um pouco bobo e não achamos que somos realmente uma banda boba", disse Vedder à rádio KLOL em 1991.
E de onde veio o nome Pearl Jam?
A bisavó de Eddie Vedder se chamava Pearl, daí veio a primeira parte do nome. A segunda foi escolhida por conta de um show gigantesco de Neil Young, que durou três horas, tempo suficiente para o lendário músico tocar nove canções.
"Ele tocou nove músicas em três horas. Cada música era como uma jam de quinze ou vinte minutos. Então foi assim que ‘jam’ foi adicionado ao nome. Ou pelo menos é assim que me lembro", relatou Ament, durante entrevista concedida à Rolling Stone.
Que diabos Mookie tem a ver com o nome "Ten"?
Pois bem, você deve estar se perguntando o que Mookie tem a ver com o título do primeiro disco do Pearl Jam. A razão é um tanto quanto óbvia: o atleta utilizou a camisa número 10 (em inglês, "Ten") durante a sua carreira.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre "Ten" (e Mookie Blaylock), aperte o play e curta esse excelente disco.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Sweden Rock Festival anuncia line-up com Iron Maiden e Volbeat entre os headliners
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Sepultura anuncia último show na Europa
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
O prêmio que Eddie Vedder acha que o Pearl Jam só merece "pela metade"
A única música do Pearl Jam que não tem Eddie Vedder nos vocais
Alice In Chains - O disco clássico dos anos 1990 que o baterista gravou com o braço quebrado
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
O guitarrista clássico "incrível" que Eddie Vedder colocou no mesmo nível de Jimmy Page
Pearl Jam: "Do The Evolution", as desgraças do mundo em 4 minutos
Smashing Pumpkins: a opinião de Billy Corgan sobre Pearl Jam e Foo Fighters


