A mulher ousada que despertou em Ney Matogrosso vontade de fazer shows com nudez
Por Gustavo Maiato
Postado em 07 de setembro de 2023
Nascida em 1920 em Itararé, interior de São Paulo, Elvira Pagã deu seus primeiros passos no mundo do entretenimento ainda na infância. Aos cinco anos, ela e sua família mudaram-se para o Rio de Janeiro, onde ela teve a oportunidade de estudar em um colégio de freiras.

Na adolescência, começou a trilhar sua carreira artística ao lado de sua irmã Rosina, formando a adorável dupla das "Irmãs Pagãs". Juntas, encantaram plateias com seus sambas e marchinhas de carnaval em turnês por todo o Brasil e até mesmo no exterior.
Em entrevista ao Persona, Ney Matogrosso contou o impacto que teve ao ver uma performance de Elvira. Foi lá que ele ficou curioso com essa questão de se apresentar seminu, característica de suas próprias apresentações mais para frente.
"Quando eu era criança, minha mãe não costumava frequentar estações de rádio, mas em um dia ela decidiu me levar a um programa de rádio. Foi lá que eu vi essa mulher linda, Elvira Pagã, com uma roupa feita de farrapos de pele de onça, parecendo saída de uma revistinha daquela época, talvez a "’Rainha da Floresta da Mata’.
Na verdade, eu pensava que fosse ela, fiquei confuso. Aquela imagem me impactou profundamente, pois nunca tinha visto uma mulher seminua, aparentemente gostando de estar daquela forma, certo? Se exibindo. Foi chocante, mas ao mesmo tempo despertou minha curiosidade. Eu queria entender por que ela fazia aquilo, o que estava por trás daquela atitude".
Histórias de Ney Matogrosso
Outra curiosidade sobre a carreira de Ney Matogrosso foi a vez em que ele beijou Mar’tnalia conforme relato para Marília Gabriela.
"Quando eu falava que gostava de mulheres, os gays ficavam enlouquecidos e diziam que isso não existia. Existir existe. Não sou uma quimera. Só que com o passar do tempo, não é que me desinteressei. Vou te dar um exemplo. Eu dirigi o show da Mar’tnália. Fiz a luz do show. No dia da estreia, estávamos no camarim e ela é muito livre e solta.
Eu estava sentado e ela veio só de calcinha. Normal, tudo bem, sem problema. Então, alguém disse para tirarmos uma foto. Eu pensei: não vamos tirar uma foto dela nua, né? Ela disse que queria tirar. Então, fui atrás dela, segurei os seios dela para tapar. Na hora que estávamos abraçados, ela virou e me deu um beijo na boca.
O contato com a pele dela me deixou meio perturbado. Não cheguei a ficar excitado, mas a pele dela é uma delícia. Parece uma seda, sabe? Aquilo me deu uma mexida. Pensei: então esse meu lado não está adormecido totalmente! [risos]".
Ney Matogrosso é uma das figuras mais icônicas e revolucionárias da música brasileira. Ele ganhou notoriedade como o vocalista extravagante e andrógino da banda Secos & Molhados nos anos 70, um período em que desafiou normas de gênero e expandiu os limites da expressão artística. Com sua voz poderosa e presença de palco magnética, Ney Matogrosso se destacou como um dos pioneiros da música popular brasileira, sendo aclamado por sua ousadia e originalidade.
Entre seus principais hits depois na carreira solo, destacam-se músicas como "Sangue Latino" e "O Vira," que se tornaram hinos do movimento tropicalista e representam a fusão única de influências do artista.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air dá pistas sobre as próximas bandas do line-up
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Novo disco do Megadeth pode ter cover do Metallica - e a pista veio de Mustaine
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Megadeth terá uma música com "Puppet" no título em seu último álbum
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Baterista confirma que o Bad Company tocará no Rock and Roll Hall of Fame
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
Viúva de Ronnie James Dio afirma que ficou feliz com último show de Ozzy Osbourne
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
O primeiro álbum do Pink Floyd que David Gilmour chamou de "obra-prima"
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
O megahit do rock nacional que foi massacrado devido erro de português no refrão
A incrível música do Slipknot que Corey gostaria de nunca mais cantar, mas não consegue
A resposta de Humberto Gessinger após Frejat questionar muitas formações dos Engenheiros


Internautas rejeitam Cazuza mostrado no filme Homem com H: "playboy chato"
O que é "rastro de cobra e couro de lobisomem" em "Homem com H" de Ney Matogrosso
A letra sobre um amor gay que virou um hino sobre o fim do regime militar
Por que metaleiros "babacas" jogaram ovos - cozidos - em Ney Matogrosso no Rock in Rio
O que dizia contrato injusto do Secos & Molhados que Ney Matogrosso se recusou a assinar?



