A bizarra ideia de Max Cavalera que foi aprovada por produtor de "Roots", do Sepultura
Por Mateus Ribeiro
Postado em 29 de outubro de 2023
A banda brasileira Sepultura chocou o mundo em 1996, quando lançou "Roots", um álbum explosivo, que mistura o peso tradicional do grupo fundado pelos irmãos Cavalera com elementos da música brasileira. Pesado e cheio de identidade, "Roots" é um dos melhores trabalhos lançados na efervescente década de 1990.
Sepultura - Mais Novidades
O Sepultura contou com a colaboração de vários convidados para gravar "Roots": Carlinhos Brown, Mike Patton, Jonathan Davis, David Silveria e nativos da tribo Xavante. Segundo Max Cavalera, ex-guitarrista e vocalista do grupo, encontrar os indígenas (que gravaram "Itsári") foi uma tarefa bastante trabalhosa.
"Voamos para o Brasil e depois embarcamos em um avião agrícola que parecia um Volkswagen antigo. Todos pensaram que íamos cair (...). Então, voamos para o meio do nada – floresta por toda parte e uma faixa de terra para pousar. Ficamos com a tribo por três dias. Foi realmente selvagem, uma verdadeira coisa do [canal] National Geographic", contou Max, em entrevista concedida à Metal Hammer.
Depois que ele e seus parceiros gravaram "Roots", o icônico frontman teve uma ideia bizarra (e muito interessante), que foi aprovada pelo produtor Ross Robinson.
"Nós enterramos as fitas master embaixo da terra. (...) Eu realmente queria capturar as vibrações terrosas da gravação. Estávamos nas montanhas. O lugar todo parece uma sessão de fotos do Black Sabbath, com uma grande floresta. Foi uma loucura. Então eu disse: ‘Que se dane, vamos enterrar as fitas!’. Nós as enterramos por 24 horas. Ross estava totalmente empenhado nisso. Quando Andy Wallace recebeu as fitas para fazer as mixagens finais, havia sujeira e merda por todas as partes. Graças ao Ross, elas soaram muito cruas e fodidas também", complementou Max.
A estratégia de Max aparentemente deu certo, pois "Roots" se tornou um álbum emblemático, que é lembrado até hoje, quase 30 anos após seu lançamento. Infelizmente, o disco marcou a sua despedida do Sepultura. Leia mais na nota abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Pôster do Guns em Fortaleza gera reação da Arquidiocese com imagem de Jesus abraçando Axl
A opinião de Regis Tadeu sobre o clássico "Cabeça Dinossauro" dos Titãs
A banda que parecia barulho sem sentido e influenciou Slipknot e System Of A Down
O álbum do AC/DC que tirou Malcolm Young do sério; "todo mundo estava de saco cheio"
Com Rodolfo Abrantes, Rodox anuncia retorno após 22 anos e reacende legado do hardcore nacional
A canção para a qual o Kiss torceu o nariz e que virou seu maior sucesso nos EUA
O maior álbum do Led Zeppelin para Jimmy Page e Robert Plant
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Dream Theater realiza show que será lançado como álbum ao vivo; confira setlist
O clássico do prog que Neil Peart disse que era a trilha sonora de sua vida
A besteira cometida por Arjen Lucassen que fez projeto com Bruce Dickinson ser cancelado
A banda em que ninguém recusaria entrar, mas Steven Tyler preferiu dizer não
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
O clássico do Iron Maiden cujo título surgiu após filme de terror e conversa de bar
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Max Cavalera e os detalhes de sua saída do Sepultura, incluindo como e quando aconteceu
Sepultura lança "The Cloud of Unknowing", último EP de sua carreira
Derrick Green posta foto pra lá de aleatória, em que aparece ao lado de Felipe Dylon
Mike Portnoy comenta volta do Rush; "Precisamos que nossos heróis continuem tocando"
Mike Portnoy comemora o Rush seguir em frente, na contramão de bandas como Slayer e Sepultura
Por que Max Cavalera trabalha em tantos projetos, segundo ele mesmo
O disco do Sepultura que tem vários "hinos do thrash metal", segundo Max Cavalera
O motivo que levou Max Cavalera a brigar com Andreas Kisser durante as gravações de "Roots"
Max Cavalera passou a se interessar mais ainda por metal depois que ficou sóbrio
A atitude que Max Cavalera acha que deveria ter tomado ao invés de deixar o Sepultura
A crise no Sepultura repete os clichês de tretas da história do rock and roll
O que impediu o Ratos de Porão de ser tão grande quanto o Sepultura, conforme João Gordo


