As canções dos anos 1960 que são as favoritas do lendário Robert Plant
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de outubro de 2023
Em 1968, aos 20 anos, Robert Plant uniu-se ao Yardbirds liderado por Jimmy Page. Inicialmente conhecida como The New Yardbirds, a banda passou a se chamar Led Zeppelin após desentendimentos legais com ex-membros dos Yardbirds.
Os Yardbirds foram a plataforma de lançamento para três dos guitarristas mais celebrados do rock: Jimmy Page, Eric Clapton e Jeff Beck. No entanto, o talento de Page foi igualado pela virtuosidade instrumental de Jones e Bonham, e pelas habilidades vocais dinâmicas e únicas de Plant.
Led Zeppelin - Mais Novidades
"Eu estava me apresentando nesta faculdade quando [o empresário Peter Grant] e Jimmy apareceram e me perguntaram se eu gostaria de me juntar aos Yardbirds", recordou Plant em uma entrevista de 2008 à Classic Rock (via Far Out). "Eu sabia que os Yardbirds haviam feito muito trabalho na América - o que, para mim, significava audiências que gostariam de saber o que eu poderia oferecer - então, naturalmente, eu estava muito interessado."
O vocalista cantou a música 'Somebody To Love' do Jefferson Airplane para Page durante esse primeiro encontro. O guitarrista mais tarde recordou o momento: "Quando o ouvi cantar, imediatamente pensei que deve haver algo errado com sua personalidade ou que ele devia ser impossível de trabalhar, porque eu simplesmente não conseguia entender por que, depois de me dizer que já cantava há alguns anos, ele não havia se tornado um grande nome ainda. Então, o chamei para a minha casa por um tempo só para dar uma conferida nele, e nos demos muito bem. Sem problemas."
Ao longo dos 12 anos de existência do Led Zeppelin, Plant ajudou a redefinir o rock 'n' roll baseado no blues com um estilo mais pesado e intenso. Embora sua música seja elogiada por sua influência nos estilos de heavy metal e hard punk, o Led Zeppelin foi mais prontamente associado ao movimento contemporâneo de prog-rock, graças à propensão do grupo pela complexidade composicional.
O Led Zeppelin e seus colegas do prog-rock, incluindo Pink Floyd, Yes e Genesis, são vistos como os descendentes mais diretos da chamada onda da Invasão Britânica dos anos 1960. Durante a década colorida, os britânicos pegaram o rock blues americano e o submeteram a uma revisão psicodélica e soul cheia de conceitos líricos oblíquos e experimentação sonora. Com o amanhecer dos anos 1970, os prog-rockers assumiram essa vanguarda.
Em 2022, Robert Plant apareceu na BBC Radio 6 para selecionar algumas de suas canções favoritas e mais influentes de todos os tempos. Compreensivelmente, a maioria dessas canções formativas veio dos anos 1960, quando seu sonho foi realizado e alcançado. Confira a lista completa das seleções de Plant dos anos 1960 abaixo.
Canções Favoritas dos Anos 1960 de Robert Plant:
1. Jeff Beck – ‘I Ain't Superstitious (feat. Rod Stewart)’
2. The Animals – ‘I'm Crying’
3. The Spencer Davis Group – ‘Stevie's Blues’
4. Shane Fenton & The Fentones – ‘I'm A Moody Guy’
5. Jimmy Powell and the 5 Dimensions – ‘Sugar Baby’
6. The Poets – ‘Now We're Thru’
7. Cliff Bennett & The Rebel Rousers – ‘I Can't Stand It’
8. Pisces – ‘Sam’
9. The Velvets – ‘Spring Fever’
10. Richie Barrett – ‘Some Other Guy’
11. Don Covay – ‘Can't Fight It Baby’
12. Dick & Dee Dee – ‘The Mountain's High’
13. The Contours – ‘It Must Be Love’
14. Betty Harris – ‘Ride Your Pony’
15. The Marauders – ‘That's What I Want’
16. The Blue Rondos – ‘Little Baby’
17. The Soul Sisters – ‘I Can't Stand It’
18. Amen Corner – ‘Gin House Blues’
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
"I Don't Care", do Megadeth, fala sobre alguém que Dave Mustaine admite ter implicância
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
Metal Church anuncia seu décimo terceiro disco, o primeiro gravado com David Ellefson
Ao lidar com problemas de saúde, Dee Snider admitiu fazer algo que rejeitou a vida inteira
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A música épica do Rush que mexeu com a cabeça de Dave Mustaine
"Não tenho mágoa nenhuma": Luis Mariutti abre jogo sobre Ricardo Confessori e surpreende
35 grandes músicas que o Megadeth lançou no século XXI
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
Jão sofre fratura exposta em dedo da mão e se afasta das atividades do Ratos de Porão
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
Arch Enemy é anunciado como atração do Bangers Open Air

A banda dos anos 80 que Jimmy Page disse definir "o que é rock'n'roll"
Quando Chris Cornell temeu que o Soundgarden fosse comparado com Black Sabbath ou Led Zeppelin
O icônico guitarrista que se tornou o maior herói de Dave Mustaine
O indiscutível maior mérito de Jimmy Page enquanto guitarrista, segundo Regis Tadeu
A música do Led Zeppelin que John Paul Jones preferia que nunca tivesse existido
Ao lado de Eddie Van Halen, guitarrista ganha elogio de Jimmy Page; tem algo que eles não têm
Quem é o homem carregando o feixe de galhos que está na capa do "Led Zeppelin IV"
As duas maiores performances de John Bonham no Led Zeppelin, segundo Robert Plant
Mansão que pertenceu a Aleister Crowley e Jimmy Page será aberta ao público
O bluesman que tirava Jimmy Page do sério; "Só de lembrar, eu fico arrepiado"
A dura que Robert Plant deu em Lenny Kravitz e gerou uma linda amizade


