Geddy Lee revela quais ele considera terem sido os piores álbuns do Rush
Por André Garcia
Postado em 09 de outubro de 2023
A discografia do Rush é composta por vinte álbuns, lançados entre 1974 e 2012. Em meios trabalhos, é compreensível que um ou outro tenha ficado abaixo das expectativas. Afinal de contas, seria uma tarefa sobre-humana passar 40 anos enfileirando obras-primas.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, em 2020 a revista Classic Rock perguntou a Geddy Lee qual foi o pior álbum gravado pelo Rush:
"De imediato, 'Caress Of Steel' me vem à mente", respondeu o baixista, "mas já conheci tantos fãs que amam aquele disco… Acho que 'Presto' decepcionou a muitos fãs. A composição foi meio fraca."
Em entrevista para a Guitar Player em 1980, o guitarrista Alex Lifeson valorizou a importância que "Caress Of Steel" teve na trajetória deles:
"Sem ele, nós não teríamos feito o '2112'. Para nós, foi como ressurgir e nos vingar. Foi ali que dissemos 'Todo mundo quer que a gente faça músicas curtas e simples como as do primeiro álbum'. Ou fazíamos aquilo, ou voltávamos para casa… ou dizíamos: 'Que se dane! A gente vai fazer o que a gente quiser!' Escolhemos a última opção, e voltamos com sangue nos olhos com '2112'. Aquele álbum ainda me passa aquela sensação quando ouço até hoje — sinto o clima de hostilidade."
Terceiro álbum do Rush, "Caress Of Steel" foi lançado em 1975, e marcou seu primeiro flerte com o rock progressivo. Os fãs e a crítica, entretanto, o receberam com frieza. Foi só com o passar dos anos que foi recebendo o status de cult e sendo mais reconhecido.
Já "Presto" foi seu 13º álbum. Lançado em 1989, marcou o desgaste de sua versão oitentista, e deixou claro a necessidade de uma nova reinvenção.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps