O clássico do In Flames que quase derrubou ponte e fez festival mudar de local
Por Mateus Ribeiro
Postado em 12 de novembro de 2023
A banda In Flames escreveu excelentes músicas ao longo de sua brilhante e respeitável trajetória. A mais popular, sem sombra de dúvidas, é a ótima "Only For The Weak", terceira faixa de "Clayman", quinto disco de estúdio do grupo fundado pelo multi-instrumentista Jesper Strömblad, lançado em julho de 2000.
Empolgante desde seus primeiros segundos, "Only For The Weak" (em português, algo como "Só Para os Fracos") é uma música mais acessível e "enxuta" do que as que foram lançadas nos primeiros discos do In Flames. A letra da canção fala sobre um relacionamento do vocalista Anders Fridén que acabou de maneira tumultuada. E o frontman teve certa dificuldade para gravar a música que se tornou o maior hit da sua carreira.
"Foi uma grande luta no estúdio. É uma música aberta e muito mais lenta. Tem um grande groove. Não fiquei feliz com as primeiras tentativas; eu estava acostumado a colocar o máximo de palavras possível em uma letra e realmente gritar até o fundo, mas essa era muito lenta e [o canto] fazia parte da melodia de uma maneira diferente", relembrou Anders, ao falar sobre "Only For The Weak" à Metal Hammer.
A partir de "Only For The Weak", o In Flames começou a mudar a sua sonoridade. O Melodic Death Metal dos primeiros discos deu lugar à uma interessante mistura de elementos de Metal Alternativo, Groove Metal e Metalcore.
"Parece ser o meio termo entre nossa antiga carreira e como estamos agora, embora tenhamos feito muito mais álbuns desde então. Foi o álbum [‘Clayman’] que tivemos mais exposição, onde fizemos turnês adequadas pela primeira vez, apoiando grandes bandas. Ir para os Estados Unidos e apoiar uma banda de hardcore como o Earth Crisis e bandas de metal alternativo, acho que nos deu a confiança para começar a mesclar gêneros", contou o cantor e compositor, que guarda boas lembranças de "Only For The Weak".
"Tenho muitas lembranças desta música. A primeira coisa que me vem à mente é quando tocamos em um festival em Gotemburgo [Metaltown 2010]. Estava sendo realizado próximo de uma ponte entre a cidade e a ilha mais próxima. Tocamos a música e então os alarmes de terremoto na ponte começaram a tocar! Eles tiveram que mudar o festival no ano seguinte por causa disso."
NOTA DO EDITOR QUE POR ACASO É FORMADO EM ENGENHARIA CIVIL: Pontes podem vibrar e mesmo quebrar e cair devido a sons muito altos e em rítmos específicos que geram "ressonância" na estrutura. Whiplash.Net também é cultura. :-)
A razão para o disparo dos alarmes pode ser conferida no vídeo abaixo, que mostra o In Flames tocando "Only For The Weak" ao vivo.
"Clayman" é o sucessor de "Colony", lançado no ano anterior. O álbum foi gravado por Anders Fridén (vocal), Jesper Strömblad (guitarra), Björn Gelotte (guitarra), Peter Iwers (baixo) e Daniel Svensson (bateria).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps