O clássico do In Flames que quase derrubou ponte e fez festival mudar de local
Por Mateus Ribeiro
Postado em 12 de novembro de 2023
A banda In Flames escreveu excelentes músicas ao longo de sua brilhante e respeitável trajetória. A mais popular, sem sombra de dúvidas, é a ótima "Only For The Weak", terceira faixa de "Clayman", quinto disco de estúdio do grupo fundado pelo multi-instrumentista Jesper Strömblad, lançado em julho de 2000.
Empolgante desde seus primeiros segundos, "Only For The Weak" (em português, algo como "Só Para os Fracos") é uma música mais acessível e "enxuta" do que as que foram lançadas nos primeiros discos do In Flames. A letra da canção fala sobre um relacionamento do vocalista Anders Fridén que acabou de maneira tumultuada. E o frontman teve certa dificuldade para gravar a música que se tornou o maior hit da sua carreira.

"Foi uma grande luta no estúdio. É uma música aberta e muito mais lenta. Tem um grande groove. Não fiquei feliz com as primeiras tentativas; eu estava acostumado a colocar o máximo de palavras possível em uma letra e realmente gritar até o fundo, mas essa era muito lenta e [o canto] fazia parte da melodia de uma maneira diferente", relembrou Anders, ao falar sobre "Only For The Weak" à Metal Hammer.
A partir de "Only For The Weak", o In Flames começou a mudar a sua sonoridade. O Melodic Death Metal dos primeiros discos deu lugar à uma interessante mistura de elementos de Metal Alternativo, Groove Metal e Metalcore.
"Parece ser o meio termo entre nossa antiga carreira e como estamos agora, embora tenhamos feito muito mais álbuns desde então. Foi o álbum [‘Clayman’] que tivemos mais exposição, onde fizemos turnês adequadas pela primeira vez, apoiando grandes bandas. Ir para os Estados Unidos e apoiar uma banda de hardcore como o Earth Crisis e bandas de metal alternativo, acho que nos deu a confiança para começar a mesclar gêneros", contou o cantor e compositor, que guarda boas lembranças de "Only For The Weak".
"Tenho muitas lembranças desta música. A primeira coisa que me vem à mente é quando tocamos em um festival em Gotemburgo [Metaltown 2010]. Estava sendo realizado próximo de uma ponte entre a cidade e a ilha mais próxima. Tocamos a música e então os alarmes de terremoto na ponte começaram a tocar! Eles tiveram que mudar o festival no ano seguinte por causa disso."
NOTA DO EDITOR QUE POR ACASO É FORMADO EM ENGENHARIA CIVIL: Pontes podem vibrar e mesmo quebrar e cair devido a sons muito altos e em rítmos específicos que geram "ressonância" na estrutura. Whiplash.Net também é cultura. :-)
A razão para o disparo dos alarmes pode ser conferida no vídeo abaixo, que mostra o In Flames tocando "Only For The Weak" ao vivo.
"Clayman" é o sucessor de "Colony", lançado no ano anterior. O álbum foi gravado por Anders Fridén (vocal), Jesper Strömblad (guitarra), Björn Gelotte (guitarra), Peter Iwers (baixo) e Daniel Svensson (bateria).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Quem pode ser a nova vocalista do Arch Enemy no Bangers Open Air?
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
Quem pode salvar o Bangers? 4 bandas que poderiam assumir o lugar do Twisted Sister
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
Twisted Sister fora do Bangers Open Air 2026; novo headliner será anunciado nesta sexta-feira
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
Baterista Pete Sandoval (Terrorizer, ex-Morbid Angel) revela diagnóstico de autismo
Angra - Rafael Bittencourt e Edu Falaschi selam a paz em encontro
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir


Atração do Bangers Open Air, In Flames começou a trabalhar em seu novo disco de estúdio
In Flames prepara "algo especial" para celebrar 20 anos de "Come Clarity"
Mikael Stanne relaciona a existência do Dark Tranquillity e do In Flames a Tomas Lindberg
O ícone do metal moderno que "deu carteirada" para assistir show do Kiss com o filho
A importância do In Flames na formação musical de Matt Heafy, vocalista do Trivium


