Pete Townshend em 1980 sobre guitarra base: "Nessa área ninguém me supera"
Por André Garcia
Postado em 09 de novembro de 2023
Um dos guitarristas mais influentes do rock britânico, Pete Townshend é reverenciado por muitas coisas, entre elas suas habilidades como compositor — tanto que foi um dos pioneiros da ópera rock ja nos anos 60. Suas performances bombásticas, incluíam a destruição de instrumentos e amplificadores.
Quando o assunto é guitarra base, ele não é tão reconhecido assim, mas é insuperável, segundo ele próprio. Em entrevista para a Sound Internacional em 1980, ele abriu mão da modéstia ao declarar que nem Keith Richards se comparava a ele.
"Acho que minha maior influência nessa área [guitarra base] foi Keith Richards. E ainda gosto muito da maneira como ele toca, mas nessa área específica, acho que ninguém me supera. Não há ninguém que chegue perto de mim. O que é muito estranho é que acho que poucas pessoas realmente me ouviram tocar na função de guitarra base. É aí que eu realmente me destaco."
"Eu não me importaria nem um pouco", acrescentou, "de ter um guitarrista no The Who para que eu pudesse me concentrar apenas no ritmo, porque amo isso. É algo físico, é como dançar. Há um forte elemento de sincopação. Não há guitarrista com quem já trabalhei que não tenha me dito isso: Jimi Hendrix, Stephen Stills, Eric [Clapton]... todos me disseram 'Foi ótimo tocar com você'."
"Acho que deve ser assim que bateristas ou baixistas se sentem, porque eles fazem a base e não querem estar no holofote. Isso é algo que sinto quando estou fazendo base com outra pessoa. Uma das anomalias do The Who é que faço esse tipo de coisa, mas também estou no holofote", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps