Jimi Hendrix queria criar um "novo tipo de música clássica" antes de morrer
Por André Garcia
Postado em 09 de novembro de 2023
Nos anos 80, Randy Rhoads e Yngwie Malmsteen se destacaram entre os guitarristas de sua geração ao misturar rock pesado com música clássica. Antes deles, na década anterior, Ritchie Blackmore e Jon Lord já haviam introduzido elementos clássicos no rock.
O que nem todos sabem é que, antes de sua prematura morte, Jimi Hendrix já pensava naquilo também. Em trecho do livro Starting at Zero: His Own Story publicado pelo The Guardian, o lendário guitarrista expôs seu desejo de explorar a música clássica, e até apontou dois compositores que o inspiraram àquilo:
"Eu curto Strauss e Wagner, esses caras são bons! Ainda acho que eles vão formar o pano de fundo da minha música. Flutuando lá em cima no céu estarão os blues — ainda tenho muitos blues — e depois será música ocidental, a doce música do ópio [...], e essas serão misturadas para formar uma só. Com essa música, vamos pintar quadros da terra e do espaço, para que o ouvinte possa ser levado a outro lugar. Você tem que dar às pessoas algo com o qual sonhar."
"Quero fazer parte de uma grande expansão musical. É por isso que tenho que encontrar um novo veículo para minha música. Vamos ficar parados por um tempo e reunir tudo o que aprendemos musicalmente nos últimos 30 anos, e vamos mesclar todas as ideias que funcionaram em um novo tipo de música clássica. Isso vai ser algo que abrirá um novo sentido na mente das pessoas."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps