Brigas bobas e falta de liderança: as tensas sessões de gravação de "Awake", do Dream Theater
Por Mateus Ribeiro
Postado em 04 de novembro de 2023
"As brigas nunca chegaram a ser violentas, mas houve muitas brigas sobre cada elemento, como os detalhes de como deveria ser a terceira nota do sexagésimo quarto compasso…."
A banda Dream Theater é a maior representante do Metal Progressivo, estilo caracterizado por canções longas e com estruturas complexas. A discografia do veterano quinteto apresenta ótimos discos, caso de "Awake", terceiro registro de estúdio do grupo, lançado em outubro de 1994.
Dream Theater - Mais Novidades
Encabeçado pelas ótimas "The Mirror", "Silent Man", "Voices" e "Space-Dye Vest", "Awake" é um dos trabalhos mais pesados da carreira do Dream Theater. O álbum foi o último trabalho da banda gravado pelo tecladista Kevin Moore.
As sessões de gravação de "Awake" foram um pouco tensas, como você pode conferir nesta pequena matéria, baseada em uma nota publicada no site oficial do Dream Theater.
A dura missão de criar o sucessor de uma obra-prima
O Dream Theater tinha uma missão pra lá de complicada com "Awake": superar o maravilhoso "Images And Words", lançado dois anos antes, que até hoje é considerado o melhor trabalho da banda. E os integrantes do grupo sabiam que a tarefa definitivamente não seria fácil.
"Alguém disse uma vez que você tem a vida inteira para se preparar para seu primeiro álbum e cerca de dois meses para preparar o seguinte, e essa foi a situação que enfrentamos no início de 1994", afirmou o baterista Mike Portnoy.
As brigas causadas pela falta de liderança
Além da "sombra" de "Images And Words", os músicos do Dream Theater passaram por outro problema: a falta de liderança, que ocasionou algumas brigas bobas. O tecladista Kevin Moore observou na época a gravação que houve "discussões que duram para sempre porque não há ninguém para entrar e estabelecer limites".
"No que diz respeito à música, tínhamos o guitarrista John Petrucci e eu desempenhando os papéis que ainda desempenhamos, e Kevin também foi um elemento forte. Naquela época, o baixista John Myung estava um pouco mais solto, então o baixo era um pouco mais predominante na banda. As brigas nunca chegaram a ser violentas, mas houve muitas brigas sobre cada elemento, como os detalhes de como deveria ser a terceira nota do sexagésimo quarto compasso.", relatou Portnoy.
De onde veio o peso de "Awake"?
Conforme escrito no início deste texto, "Awake" é um disco pesado. O peso do álbum foi uma recomendação da gravadora East West, que trabalhava com o Dream Theater na época e gostaria que "Awake" fosse um trabalho pesado e sombrio, por conta da popularidade que Metal Alternativo e Groove Metal tinham na época.
"Esse estilo consolidaria ainda mais a fusão do metal e da música progressiva, que é o motivo pelo qual o Dream Theater é conhecido. Acho que [‘Awake’] abriu caminho para muitas de nossas músicas posteriores mais fortes e pesadas, como ‘A Change Of Seasons’, ‘The Glass Prison’ e ‘The Dark Eternal Night’", disse o guitarrista John Petrucci, que gravou "Awake" com uma guitarra de sete cordas.
"Awake" foi gravado por James LaBrie (vocal), John Petrucci (guitarra), John Myung (baixo), Mike Portnoy (bateria) e Kevin Moore (teclado). O álbum pode ser ouvido via Spotify no player a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
O disco que o Alice in Chains lançou esperando que quase ninguém soubesse
A canção do Metallica que ainda emociona James Hetfield toda vez que ele a escuta
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
John Lennon sobre seu álbum favorito dos Beatles: "Musicalmente superior ao 'Sgt. Pepper's'"
Mike Portnoy elogia "Cursum Perficio", novo disco do Anthrax
Regis Tadeu defende Roger Waters após polêmica envolvendo o Rush e manda recado aos fãs
Resenha e fotos do show de Dave Evans, ex-AC/DC, em Belo Horizonte
Jamiroquai - Rock, funk, soul, disco e muito groove em São Paulo
Kirk Hammett diz que melhores partes do "Black Album" surgiram "do nada"
Angus Young (AC/DC) autografa bebê no Canadá
A música do Van Halen que Eddie tentou fazer como AC/DC mas não deu certo
A primeira banda a destronar os Beatles e ameaçar a Beatlemania ainda nos anos 60
Os dois piores álbuns da discografia do Kiss segundo seu vocalista Paul Stanley
A jam gravada só para testar microfones que virou um clássico do rock e vendeu milhões

Cinco subgêneros do metal que despertam amor e ódio
Mike Portnoy relembra álbum do Dream Theater que traz Torres Gêmeas em chamas na capa
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
John Petrucci percebeu que poderia se tornar um bom guitarrista quando era adolescente
Os 10 melhores discos do metal progressivo, em uma lista sem Dream Theater!
Semelhança: vocalistas de rock com vozes quase iguais


