Brigas bobas e falta de liderança: as tensas sessões de gravação de "Awake", do Dream Theater
Por Mateus Ribeiro
Postado em 04 de novembro de 2023
"As brigas nunca chegaram a ser violentas, mas houve muitas brigas sobre cada elemento, como os detalhes de como deveria ser a terceira nota do sexagésimo quarto compasso…."
A banda Dream Theater é a maior representante do Metal Progressivo, estilo caracterizado por canções longas e com estruturas complexas. A discografia do veterano quinteto apresenta ótimos discos, caso de "Awake", terceiro registro de estúdio do grupo, lançado em outubro de 1994.
Dream Theater - Mais Novidades
Encabeçado pelas ótimas "The Mirror", "Silent Man", "Voices" e "Space-Dye Vest", "Awake" é um dos trabalhos mais pesados da carreira do Dream Theater. O álbum foi o último trabalho da banda gravado pelo tecladista Kevin Moore.
As sessões de gravação de "Awake" foram um pouco tensas, como você pode conferir nesta pequena matéria, baseada em uma nota publicada no site oficial do Dream Theater.
A dura missão de criar o sucessor de uma obra-prima
O Dream Theater tinha uma missão pra lá de complicada com "Awake": superar o maravilhoso "Images And Words", lançado dois anos antes, que até hoje é considerado o melhor trabalho da banda. E os integrantes do grupo sabiam que a tarefa definitivamente não seria fácil.
"Alguém disse uma vez que você tem a vida inteira para se preparar para seu primeiro álbum e cerca de dois meses para preparar o seguinte, e essa foi a situação que enfrentamos no início de 1994", afirmou o baterista Mike Portnoy.
As brigas causadas pela falta de liderança
Além da "sombra" de "Images And Words", os músicos do Dream Theater passaram por outro problema: a falta de liderança, que ocasionou algumas brigas bobas. O tecladista Kevin Moore observou na época a gravação que houve "discussões que duram para sempre porque não há ninguém para entrar e estabelecer limites".
"No que diz respeito à música, tínhamos o guitarrista John Petrucci e eu desempenhando os papéis que ainda desempenhamos, e Kevin também foi um elemento forte. Naquela época, o baixista John Myung estava um pouco mais solto, então o baixo era um pouco mais predominante na banda. As brigas nunca chegaram a ser violentas, mas houve muitas brigas sobre cada elemento, como os detalhes de como deveria ser a terceira nota do sexagésimo quarto compasso.", relatou Portnoy.
De onde veio o peso de "Awake"?
Conforme escrito no início deste texto, "Awake" é um disco pesado. O peso do álbum foi uma recomendação da gravadora East West, que trabalhava com o Dream Theater na época e gostaria que "Awake" fosse um trabalho pesado e sombrio, por conta da popularidade que Metal Alternativo e Groove Metal tinham na época.
"Esse estilo consolidaria ainda mais a fusão do metal e da música progressiva, que é o motivo pelo qual o Dream Theater é conhecido. Acho que [‘Awake’] abriu caminho para muitas de nossas músicas posteriores mais fortes e pesadas, como ‘A Change Of Seasons’, ‘The Glass Prison’ e ‘The Dark Eternal Night’", disse o guitarrista John Petrucci, que gravou "Awake" com uma guitarra de sete cordas.
"Awake" foi gravado por James LaBrie (vocal), John Petrucci (guitarra), John Myung (baixo), Mike Portnoy (bateria) e Kevin Moore (teclado). O álbum pode ser ouvido via Spotify no player a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
Sai Mario, entra Luigi: brasileiro assume temporariamente a bateria do Gojira
Geezer Butler, baixista do Black Sabbath, participou de novo álbum do Mastodon
Ghost anuncia "2 Big to Rig", registro ao vivo da "Skeletour" no México
Devin Townsend ainda não ouviu Angine de Poitrine para poder continuar os odiando
O melhor e o pior álbum do Iron Maiden de todos os tempos, segundo Nicko McBrain
Guitarrista e baterista negam que o Venom seja projeto solo de Cronos
A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
O melhor disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
System of a Down puxa coro contra o Oasis durante show em Londres
A música que fez James Hetfield sair da zona de conforto como vocalista
Ann Wilson admite que o Heart fez "pacto com o diabo" para sobreviver aos anos 1980
A obra-prima do rock anos 90 que foi gravada em uma mansão medieval assombrada na Inglaterra
5 álbuns de rock que são maiores que a própria banda
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"

Jordan Rudess (Dream Theater) faz vídeo com IA, é detonado por fãs e bloqueia comentários
A ideia que Mike Portnoy "roubou" dos Beatles e foi inserida no maior sucesso do Dream Theater
Mike Portnoy celebra os 34 anos de "Images and Words", clássico do Dream Theater
13 bandas de rock e metal que nasceram na faculdade e conquistaram o mundo
O vocalista contestado que mudou os rumos de uma das maiores bandas da história do metal
Dream Theater era uma mistura entre Metallica e Yes, segundo John Petrucci
Mike Portnoy - o melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
As 100 maiores músicas da história do heavy metal, segundo a Rolling Stone
Seis músicos que não fazem mais parte das bandas que fundaram


