Jimmy Page explica como era o seu processo de gravação de solos no Led Zeppelin
Por André Garcia
Postado em 15 de dezembro de 2023
É um tremendo reducionismo descrever Jimmy Page como apenas guitarrista do Led Zeppelin. Além de fundador e idealizador da banda, ele era seu líder; sobre o palco, era um regente; no estúdio, fazia o papel de produtor como um guia.
Mesmo assim, ele ainda conseguia tempo para se consagrar um dos maiores guitarristas já produzidos pelo rock britânico. E isso tanto por suas bases quanto por seus solos. Em entrevista de 2014 para a Classic Rock, ele contou como era o seu solitário processo de criação e gravação de solos como o de "Stairway to Heaven". Após dizer que "sempre" os gravava em "completo isolamento", ele acrescentou:
"Eu usava a mesma abordagem que tinha com as faixas. Eu tentava colocar o solo no final, porque eu queria que ele fosse totalmente condizente com o que estava sendo transmitido nas letras. O que eu fazia era apenas me aquecer, me aquecer, me aquecer e então [gravava]. Aqueles solos não eram feitos ao longo de horas e horas. Eu sabia se já tinha conseguido. E eles eram praticamente improvisados, não eram elaborados nota por nota. Nunca. Os solos eram sempre... respirar fundo e ir em frente. Talvez eu até planejasse em como começar, mas era é só isso também. O solo de 'Stairway [to Heaven]' se encaixa perfeitamente nessa descrição."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps