Pete Townshend sobre o peso da vida no rock: "Envelhece mais rápido que o tempo"
Por André Garcia
Postado em 11 de dezembro de 2023
Figuras como Jimi Hendrix, Jim Morrison e Kurt Cobain morreram jovens — todos aos 27 —, mas em seus últimos meses soavam muito cansados e velhos. Não viveram nem 30, mas sentiam como se tivessem vivido mais que o dobro disso. É como se o rock consumisse os músicos, e os fizessem envelhecer mais do que o tempo com o tanto que eles viviam em poucos meses.
Em entrevista de 1974 para a Penthouse, Pete Townshend foi questionado sobre a música "My Generation" e o famigerado verso "I hope I die before I get old" [Espero morrer antes de ficar velho]. A seguir, ele refletiu sobre como (e o quanto) o rock envelhece a pessoa.
"Não estava preparado para o quão rapidamente eu ia envelhecer. O rock n roll não só envelhece com o tempo — envelhece mais rápido que o tempo. Ainda sou um jovem, de certa forma, mas estou sempre pensando na idade, sempre observando a mudança da plateia ao longo dos anos."
[...]
"Estou constantemente ciente de quão velho sou e de quão rápido estou envelhecendo. O rock n roll também envelhece porque é extremo. Suas arestas são muito mais letais do que em qualquer outro negócio. Não é apenas a pressão artística, é uma pressão criativa que a indústria fonográfica impõe a você."
"Eu olho agora para o que eu era quando escrevi aquelas músicas [como 'My Generation'] e devo admitir que não gosto muito de quem eu era. [...] Gosto do que escrevi e gosto do sucesso que alcancei [...]. Gosto muito das minhas primeiras músicas porque foram uma surpresa incrível. Através da escrita, descobri como libertar meu subconsciente, de certa forma. Eu escrevia por necessidade, na verdade."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps