A atitude nada pedagógica de professora de João Gordo que deixaria Paulo Freire maluco
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de janeiro de 2024
No livro "Viva La Vida Tosca" da Darkside Books, João Gordo, vocalista do Ratos de Porão, relata como passou maus bocados nas mãos de uma professora quando precisou trocar a escola particular por uma pública.
Ratos De Porão - Mais Novidades
"Quando cheguei ao terceiro ano no São Paulo da Cruz, meus pais não tinham dinheiro para me deixar na escola particular. Meu pai me colocou na escola pública Davi Eugenio lima, na Vila Gustavo. Foi um choque sair de uma escola particular tão boa pra uma podreira daquelas", disse.
Gordo continuou explicando que a professora – conhecida como Dona Nilza – tinha uma atitude bastante questionável, que vai totalmente contra o modelo de empoderamento do aluno proposto por nomes consagrados da educação como Paulo Freire.
"Ela inventou um esquema absurdo: ela dividia a turma em cinco categorias e distribuía os alunos na sala por níveis de inteligência: na frente os mais inteligentes, depois os mais ou menos inteligentes e, no fundo, os retardados completos", disse.
João diz que começou na fileira do meio, depois subiu uma, mas voltou pra trás por causa da bagunça que fazia. Ele aproveitou para se lembrar de um aluno chamado Israel, que fazia coisas no mínimo bizarras na aula. "A fila dos retardados era de dar medo. No vértice da sala, lá no fundão, encostado na parede, ficava um grandão chamado Israel, que tinha dois anos a mais que todo mundo e passava a aula toda comendo meleca e batendo punheta. A mesa dele tinha um buraco na tampa. Ele desenhava um rosto no dedão do pé, enfiava o dedão no buraco e ficava batendo papo com o próprio dedão", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
Morre aos 70 anos Rob Hirst, baterista e membro fundador do Midnight Oil
O gesto inesperado de John Myung em show do Dream Theater que rendeu alguns dólares ao baixista
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
A reação de Anette Olzon à polêmica do Nobel sobre María Corina Machado e Donald Trump
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
O cantor fora da curva que Lemmy citava como influência, mesmo sabendo que jamais alcançaria
Mike Portnoy se declara feliz por não ter sido convidado a tocar com o Rush
A jam espiritual que virou música e iniciou tradição presente em todos os discos do Soulfly
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen


Garotos Podres são interrogados pela polícia por causa da música "Papai Noel Velho Batuta"
João Gordo e Asteroides Trio em clipe encapetado
O encontro digno de quinta série de João Gordo e Clemente com um diretor da Rede Globo
O navio que vinha da Austrália e acabou fazendo Ratos de Porão inventar o crossover
João Gordo: Crente? Vai tomar no cu quem tá acreditando!
O protagonismo do Sepultura em relação a Anitta, segundo João Gordo


