A condição que Deep Purple impôs para aceitar o vendedor de roupas David Coverdale
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de janeiro de 2024
Se hoje em dia David Coverdale é considerado um dos grandes rockstars de sua geração – marcando seu nome no Deep Purple e no Whitesnake -, no começo de sua carreira a desconfiança pairava sobre seu nome.
Deep Purple - Mais Novidades
Isso porque Coverdale já atuava amadoramente como cantor, mas exercia o cargo de vendedor de roupas numa loja e seu visual era condizente com seu emprego. No livro "Deep Purple – 1968 – 1976", o autor Jerry Bloom traz um depoimento do baterista Ian Paice dizendo que para aceitar o novato no line-up da banda a condição foi que ele melhorasse seu visual.
O livro está com desconto de 20% no site da Estética Torta com a utilização do cupom WHIPLASH20.
"Ian Paice relembrou o momento em que ouviu a fita de David Coverdale pela primeira vez: 'Era um lixo, exceto por quatro compassos em que ele realmente cantava muito forte; havia algo na voz que era muito bom, então eu disse para chamarmos o cara para um teste. Ele usava uns óculos incrivelmente horríveis e uma cabeleira muito estranha, não muito liso, e ele parecia muito disperso. Tenho certeza de que era nervosismo, e ele estava muito acima do peso, mas nós o trouxemos até o estúdio e ele cantou muito bem. Porém, parte do trato foi: 'Se você entrar na banda vai ter que melhorar esse visual', porque ele parecia exatamente o que era: vendedor de uma loja de roupas que realmente não dava a mínima para si mesmo".
Histórias de David Coverdale no Deep Purple
Em uma entrevista para a biografia "Deep Purple - 1968-1976" da editora Estética Torta, David Coverdale, ex-vocalista da banda, expressou sua frustração em relação a uma prática do governo britânico que ameaçava transformar sua trajetória de mendigo a milionário em um ciclo de dificuldades.
David Coverdale, que emergiu do anonimato como vocalista do Deep Purple, abordou abertamente sua insatisfação com as demandas tributárias do governo britânico. O músico, que antes sobrevivia com 1,05 libra por semana de auxílio-desemprego antes de ingressar na banda, agora se vê confrontado com uma carga tributária de 98%.
"Estou totalmente chateado que as pessoas possam ser tão tributadas. Não sei quanto todo mundo na banda acumulou ou quanto eu tenho, mas me incomoda em um nível pessoal que o governo britânico exija tanto", desabafou Coverdale durante a entrevista.
Antes de sua ascensão à fama com o Deep Purple, Coverdale sustentava uma garota e seu bebê com o modesto auxílio-desemprego. Contudo, a mudança para o estrelato musical trouxe não apenas sucesso, mas também um aumento significativo nas responsabilidades fiscais.
"Antes de me juntar à banda, recebia 1,05 libra por semana de auxílio-desemprego e sustentava uma garota e seu bebê. Agora, decidiram me taxar em 98%", revelou Coverdale.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl
Músicos do Angra encontram Bruce Dickinson gravando novo disco em estúdio de Dave Grohl
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Nick Mason do Pink Floyd
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo

O guitarrista que Ritchie Blackmore acha que vai "durar mais" do que todo mundo
Deep Purple lançará seu próximo disco em junho, afirma Ian Gillan
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
As músicas "das antigas" do Metallica que Lars Ulrich gostaria que o Deep Purple tocasse
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
O cantor que Glenn Hughes chama de "o maior de todos"
A banda que era "maior do que Jimi Hendrix" para Ritchie Blackmore, e que hoje poucos conhecem
O baterista que o lendário Ian Paice do Deep Purple elogiou: "Não importa a técnica"


