Adrian Smith revela o verdadeiro motivo da saída de Clive Burr do Iron Maiden
Por André Garcia
Postado em 07 de fevereiro de 2024
Desde sua fundação, em meados dos anos 70, o Iron Maiden teve uma alta rotatividade de integrantes e custou a se firmar com uma formação. De 1975 a 82, era ao menos uma troca de membro por ano. A formação mais clássica foi reunida em 1983, após o baterista Nico McBrain substituir Clive Burr — que gravou todos os três primeiros álbuns da banda — e se juntar a Steve Harris, Dave Murray, Bruce Dickinson e Adrian Smith.
Mas por que exatamente Burr deixou a banda? Ele saiu ou foi demitido? Em entrevista de 2020 para The Metal Voice (transcrita pelo Rock and Roll Garage) Adrian Smith explicou: "Clive e eu costumávamos dividir quarto. Ele era uma ótima pessoa, muito engraçado. Ele... digamos que abraçou o estilo de vida do rock n roll talvez um pouco demais. Foi por isso que ele acabou deixando a banda. Porque ele era um ótimo baterista e uma ótima pessoa, mas as coisas passaram de seus limites, então tivemos que fazer uma mudança. Foi muito triste."
"Sei que Bruce [Dickinson] disse, posteriormente, 'Queria que tivéssemos mais tempo de folga para que ele pudesse se acertar. Mas nós simplesmente não tínhamos tempo, porque mal terminávamos uma turnê e já íamos direto para outra. Era o que você tinha que fazer naquela época: turnê, turnê, turnê... A mesma coisa aconteceu com Paul Di'Anno".
Em entrevista para Steve Newton em 1983, Bruce Dickinson foi mais evasivo ou justificar a saída do baterista:
"Bem, ele tinha muito problema em casa, coisas pessoais e emocionais. Aquilo acabou afetando muito sua forma de tocar e, sabe, teve muito desentendimento... Rolou muita coisa".
Em 2002, o próprio Clive Burr ao Iron Maiden Commentary comentou:
"Pergunda complicada… A decisão foi provavelmente tomada pela banda — ou, para ser mais exato, por aquele que sempre esteve à frente do Iron Maiden. Claro que me refiro a Steve Harris. A banda sempre foi dele desde o início, você sabe. Nunca cheguei um dia e disse 'Chega, estou de saco cheio, vou sair'. Eu simplesmente aceitei a decisão."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps