As antíteses e paradoxos presentes na letra de "Heaven and Hell" do Black Sabbath
Por Gustavo Maiato
Postado em 03 de fevereiro de 2024
Quem se lembra das aulas de português sabe que as figuras de linguagem são formas de expressão que vão além do significado literal e são empregadas para conseguir diferentes efeitos ao leitor ou ouvinte.
Entre as mais famosas estão a metáfora (Ex: Lucas é um touro) e a hipérbole (Ex: Estou morrendo de saudades), mas outras muito recorrentes são a antítese e o paradoxo.
No caso da antítese é quando temos a aproximação de duas ideias opostas numa frase (Ex: Dormir e acordar está difícil). Já o paradoxo é quando esses termos aparentemente fazem com que a mensagem fique contraditória (Ex: Estou dormindo acordado).
Black Sabbath - Mais Novidades
Na música "Heaven and Hell", do Black Sabbat, o próprio título já é uma antítese por aproximar os termos "Paraíso" e "Inferno" – que são opostos. Mas quais serão os outros exemplos dessas figuras presentes na letra de Dio?
"The ending is Just a beginning" (Paradoxo) – Significado: "O fim é apenas o começo"
Ao proclamar que o fim é apenas o começo, há um paradoxo já que a princípio não há como algo que está acabando se tornar em si o começo. O que Dio quer dizer é que situações que chegam ao fim podem se tornar oportunidades para que novas coisas surjam.
"Well if it seems to be real, it's illusion" (Antítese) – Significado: "Bem se isto parece ser real, é ilusão"
Aqui a letra do Black Sabbath aproxima duas ideias opostas: realidade e ilusão. Como está sendo dito que o real parece ser uma ilusão e não que é uma ilusão, trata-se de uma mera aproximação de ideias e não uma ideia paradoxal. Para ser paradoxo, precisaria ser algo do tipo: "o real é uma ilusão".
"For every moment of truth, there's confusion in life" (Antítese) – Significado: "Por cada momento de verdade, há confusão na vida"
Verdade e confusão, no contexto da música, são dois termos que divergem. As ideias podem coexistir, sendo possível observar um momento de verdade e depois outro de confusão, portanto não é um paradoxo.
"And they'll tell you black is really White" (Paradoxo) – Significado: "Eles te dizem que o preto é na verdade branco"
Nesse caso, há um paradoxo já que não há como a cor preta ser percebida como branca, ainda mais por serem diametralmente opostas. O efeito paradoxal ocorre justamente por não ser possível conceber essa ideia em um primeiro momento.
"The moon is just the sun at night" (Antítese) – Significado: "A lua é apenas o sol de noite"
Caso a banda optasse por dizer que a lua é o sol se trataria de um paradoxo. No caso, porém, as ideias opostas de "sol" e "lua" podem conviver, pois o autor apenas diz que a lua é o sol de noite, como se eles pudessem conviver sem que um anule o outro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps