As antíteses e paradoxos presentes na letra de "Heaven and Hell" do Black Sabbath
Por Gustavo Maiato
Postado em 03 de fevereiro de 2024
Quem se lembra das aulas de português sabe que as figuras de linguagem são formas de expressão que vão além do significado literal e são empregadas para conseguir diferentes efeitos ao leitor ou ouvinte.
Entre as mais famosas estão a metáfora (Ex: Lucas é um touro) e a hipérbole (Ex: Estou morrendo de saudades), mas outras muito recorrentes são a antítese e o paradoxo.
No caso da antítese é quando temos a aproximação de duas ideias opostas numa frase (Ex: Dormir e acordar está difícil). Já o paradoxo é quando esses termos aparentemente fazem com que a mensagem fique contraditória (Ex: Estou dormindo acordado).
Black Sabbath - Mais Novidades
Na música "Heaven and Hell", do Black Sabbat, o próprio título já é uma antítese por aproximar os termos "Paraíso" e "Inferno" – que são opostos. Mas quais serão os outros exemplos dessas figuras presentes na letra de Dio?
"The ending is Just a beginning" (Paradoxo) – Significado: "O fim é apenas o começo"
Ao proclamar que o fim é apenas o começo, há um paradoxo já que a princípio não há como algo que está acabando se tornar em si o começo. O que Dio quer dizer é que situações que chegam ao fim podem se tornar oportunidades para que novas coisas surjam.
"Well if it seems to be real, it's illusion" (Antítese) – Significado: "Bem se isto parece ser real, é ilusão"
Aqui a letra do Black Sabbath aproxima duas ideias opostas: realidade e ilusão. Como está sendo dito que o real parece ser uma ilusão e não que é uma ilusão, trata-se de uma mera aproximação de ideias e não uma ideia paradoxal. Para ser paradoxo, precisaria ser algo do tipo: "o real é uma ilusão".
"For every moment of truth, there's confusion in life" (Antítese) – Significado: "Por cada momento de verdade, há confusão na vida"
Verdade e confusão, no contexto da música, são dois termos que divergem. As ideias podem coexistir, sendo possível observar um momento de verdade e depois outro de confusão, portanto não é um paradoxo.
"And they'll tell you black is really White" (Paradoxo) – Significado: "Eles te dizem que o preto é na verdade branco"
Nesse caso, há um paradoxo já que não há como a cor preta ser percebida como branca, ainda mais por serem diametralmente opostas. O efeito paradoxal ocorre justamente por não ser possível conceber essa ideia em um primeiro momento.
"The moon is just the sun at night" (Antítese) – Significado: "A lua é apenas o sol de noite"
Caso a banda optasse por dizer que a lua é o sol se trataria de um paradoxo. No caso, porém, as ideias opostas de "sol" e "lua" podem conviver, pois o autor apenas diz que a lua é o sol de noite, como se eles pudessem conviver sem que um anule o outro.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses é adicionado a shows especiais do Aerosmith
As 5 melhores músicas do AC/DC com Bon Scott, segundo Gastão Moreira
O cover que o Iron Maiden mais tocou ao vivo durante a carreira
O significado de "Don't Look Back in Anger", segundo Noel Gallagher
Quando Brian May mandou uma mensagem para o Metallica; "Isso aquece meu coração"
Lollapalooza Brasil 2027 confirma cast oficial de atrações
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
Regis Tadeu aponta o grave erro que o Metallica está cometendo em shows recentes
Charlie Benante explica o que o tirou dos shows recentes do Anthrax
Direto da Sunset Strip e ainda na ativa, 3 bandas para quem gosta duma boa farofa
O que Dee Snider acha da escolha de Sebastian Bach para seu lugar no Twisted Sister
Os três álbuns do Pink Floyd que Roger Waters não consegue engolir
Trivium anuncia novo álbum de estúdio, "Crown in the Grave"
A humilhação diante de um CAPTCHA que virou música do Deep Purple
Scott Ian (Anthrax) lembra "derrota" quando tentou acompanhar Lemmy na bebida


Último álbum do Black Sabbath não rolou por conta de Bill Ward, diz produtor
O dia em que Brian May e Tony Iommi viram Eddie Van Halen brincar com uma guitarra
Cinco músicas que viraram grandes sucessos mesmo sem terem sido feitas para isso
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
O rockstar que Ozzy Osbourne considerava o "meu Deus do rock"
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
Tony Iommi é condecorado membro da Ordem do Império Britânico
Black Sabbath: os vocalistas misteriosos da banda
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock


