O cantor americano que Rod Stewart se arrepende de nunca ter visto ao vivo
Por Gustavo Maiato
Postado em 25 de março de 2024
Sam Cooke foi um influente cantor, compositor e empresário americano, nascido em 22 de janeiro de 1931 em Clarksdale, Mississippi, e falecido em 11 de dezembro de 1964 em Los Angeles. Conhecido como o Rei do Soul, Cooke deixou uma marca na música americana, com suas contribuições para o soul.
Ele iniciou sua carreira musical como vocalista do grupo gospel The Soul Stirrers na década de 1950, antes de se lançar como artista solo. Seus sucessos incluem canções como "You Send Me", "A Change Is Gonna Come", "Cupid", "Chain Gang" e "Wonderful World".
Em entrevista à BBC resgatada pela Far Out, Rod Stewart comentou sobre Sam Cooke e disse que se arrende de nunca ter visto o homem em ação."Sam foi provavelmente a maior influência depois de Eddie (Cochran). Lembro-me de ir trabalhar com meu amigo e estávamos ouvindo um pequeno rádio transistorizado. Então, essa voz celestial entrou, Sam Cooke 'Cupid'. Eu nunca o vi cantar. Isso é um arrependimento. Gostaria de tê-lo visto cantar ao vivo."
O outro músico citado por Rod como influência é Eddie Cochran, que no começo da carreira colaborou com seu amigo Hank Cochran (sem relação familiar) como parte da dupla The Cochran Brothers, enquanto também se destacava como músico de sessão e compositor por conta própria. Seu talento chamou a atenção rapidamente, e em 1956 ele foi convidado a participar do filme "The Girl Can't Help It", onde apresentou a emblemática "Twenty-Flight Rock".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps