"Sou uma artista, não uma fêmea que você catou no palco", jogou Yoko Ono na cara de Lennon
Por André Garcia
Postado em 25 de março de 2024
Ao longo da história do classic rock houve aqueles casais que deram o que falar: Eric Clapton e Pattie Boyd, Sid Vicious e Nancy Spungen, Ozzy e Sharon Osbourne, Kurt Cobain e Courtney Love, Tommy Lee a Pamela Anderson… E até nisso os Beatles foram pioneiros, já que o primeiro casal a estremecer o mundo da música foi John Lennon e Yoko Ono.
Beatles - Mais Novidades
John conheceu Yoko, se apaixonou por ela de tal forma que se divorciou para ficar com ela. Como dois pré-adolescentes, eles se tornaram inseparáveis. Em todo canto que um ia, lá estava o outro — inclusive na cabine de controle do estúdio durante as gravações dos Beatles. Por conta do desinteresse de Lennon pela banda, Ono acabou estigmatizada como o pivô da separação da maior banda de todos os tempos. Não são poucos os que a odeiam até hoje por isso.
Gostem os fãs ou não, o fato é que ela mudou para melhor a vida do ex-beatle em muitos aspectos. Em entrevista para Barbara Grautark publicada pela Newsweek em 1980 ele revelou a lição que aprendeu graças à franqueza de Yoko.
"Desde o dia que conheci [Yoko] ela reivindicou para si o mesmo espaço, os mesmos direitos. Eu não entendi o que ela queria dizer; eu disse 'Você diz tipo um contrato? Você pode ter o que você quiser, mas não espere nada de mim, [não espere] que eu mude em alguma coisa. Não invada meu espaço.' E ela disse 'Então a resposta é que eu não posso ficar aqui, porque não há espaço no lugar onde você está — tudo gira em torno de você, e eu não consigo respirar nessa atmosfera. Eu sou uma artista, não sou uma fêmea que você catou atrás do palco.'"
"Bem, eu saquei [o que ela estava dizendo], depois [de um tempo], e sou grato pelo que ela me ensinou. [...] Eu estava acostumado a uma situação onde o jornal era para EU ler, depois que eu já tivesse lido que alguém poderia pegar. Não passava pela minha cabeça que outra pessoa poderia querer ler primeiro. [...] E o que Yoko fez para mim, além de me despertar para ser um feminista, foi me libertar daquela situação. [...] Ela me disse 'Você está sem calças'. Ninguém havia ousado me dizer aquilo antes. Ela ainda hoje me diz a verdade, e ainda hoje é doloroso."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Cavaleras no último show do Sepultura? Andreas diz que chance é "50% sim, 50% não"
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
A pior faixa de abertura gravada pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
As reações divergentes dos fãs ao anúncio do line-up do Bangers Open Air 2026
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
Steve Vai: não quis ficar com Ozzy pra não ter que tocar Paranoid toda noite
A resposta do rockstar brasileiro que perdeu mil seguidores após criticar Elon Musk
Bruce Dickinson: quando ele viu o Iron Maiden percebeu que a banda precisava dele
O megahit dos Beatles que inspirou Bon Jovi a lançar novo álbum: "Por que não?"
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
As dez músicas dos Beatles que eram preferidas de Ozzy Osbourne
A banda que Alice Cooper recomenda a todos os jovens músicos
A banda feminina que foi grande fonte de inspiração para os primeiros anos dos Beatles
A banda que serviu de inspiração para o Eagles: "Até os Beatles curtiam o som deles"
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
A banda de progressivo que era os "filhos dos Beatles", segundo John Lennon
A música de Frank Sinatra que é a favorita de Paul McCartney dos Beatles
O segredo do som do ABBA, que os Beatles usaram para salvar álbum que não deu certo



