O "horrível" primeiro show dos Ramones foi como trio e já teve alguns clássicos
Por André Garcia
Postado em 14 de março de 2024
Segundo escrito pelo lendário jornalista musical Everett True no livro Hey Ho Let's Go - A História dos Ramones, a banda fez sua primeira apresentação em 30 de março de 1974 — apenas três meses após Johnny comprar sua guitarra, uma Mosrite azul de 50 dólares. Foi um ensaio aberto cujo setlist de sete músicas já incluía alguns clássicos.
I Don't Wanna Go Down to the Basement
I Don't Wanna Walk Around With You
Now I Wanna Sniff Some Glue
I Don't Wanna be Learned / I Don't Wanna be Tamed
I Don't Wanna Get Envolved With You
I Dont Like Nobody That Don't Like Me
Succubus
Em entrevista Johnny contou à Rolling Stone que duas daquelas músicas surgiram já no primeiro ensaio deles.
"Escrevemos duas músicas já no primeiro dia da banda. Uma se chamava "I Don't Wanna Walk Around With You" e a outra "I Don't Wanna Get Envolved With You". Essa última era quase como a primeira, era praticamente a mesma música."

Naquela primeira apresentação, a banda ainda nem tinha a formação em quarteto do álbum de estreia: "Eu não estava lá", contou Tommy Ramone. "Estava na estrada com o Buzzy Linhart. Eles fizeram o show como trio com Joey na bateria.
"Éramos horríveis", confessou Johnny Ramone dois anos depois à revista Punk. Dee Dee estava tão nervoso que pisou no baixo e quebrou braço do instrumento."
A plateia tinha 30 pessoas, em sua maioria amigos, entre eles Debbie Harry — futura vocalista do Blondie.
"Foi hilário!", contou ela. "Ele [Joey] ficava caindo por cima da bateria. Ele não enxergava muito bem e ainda por cima estava usando óculos escuros… não mais que de repente, cabum, e lá estava ele de cara no chão." Segundo o livro Mate-Me Por Favor, Joey não sabia sequer ajustar a altura da banqueta, que ficou alta demais até para ele, com seus quase 2 metros.
O show aconteceu em um loft na Rua 20 Lest que Tommy e seu amigo Monte Melnick haviam transformado em um local para ensaios, pequenos shows e gravações. Além dos Ramones, já tocaram por lá Blondie e New York Dolls, mas o espaço não vingou por reclamações da vizinha por conta do barulho.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
"Aprendam uma profissão, porque é difícil ganhar a vida", diz Gary Holt
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
A lenda do metal nacional cujo apelido veio após arrancarem suas calças
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
Steve Harris revela qual música gostaria de resgatar para os shows do Iron Maiden
A banda de rock dos anos 1990 que acabou e não deveria voltar nunca, segundo Regis Tadeu
Adrian Smith explica por que não há improviso nos shows do Iron Maiden
O melhor álbum do AC/DC de todos os tempos, segundo Lars Ulrich do Metallica
A música do Motörhead que tem verso "sacana" e marcou Rob Halford
"Se viraram bem sem mim" - Adrian Smith relembra audição frustrada para grande banda em 1991
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence

O conselho precioso que Johnny Ramone deu ao jovem Rodolfo Abrantes
A melhor banda ao vivo que Joey Ramone viu na vida; "explodiu minha cabeça"
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
Em 20/04/1968: O primeiro e histórico show do Deep Purple


