Stex Silva lança EP na praia de Charlie Brown Jr, Garage Fuzz e Zimbra
Por Estevão Oliveira
Postado em 20 de abril de 2024
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Fruto da diversidade que o maior porto da América Latina pode oferecer, Stex Silva com seu EP Coral de Concreto, funde vários elementos no seu som com guitarras psicodélicas, fusion no bass, batidas do trip hop ao soul londrino e a energia punk/funk nos vocais, Coral de Concreto surpreende trazendo um frescor ao rock, com letras que criam paisagens convidando a um passeio pela memória e imaginação, reflexões e um cuidado estético que mostra que a música nacional ainda tem caminhos não tão triviais.
Charlie Brown Jr - Mais Novidades
Sangue no Socorro
A música que abre o EP também foi a primeira a ser produzida, na época desempregado, Stex foi visitar o amigo e produtor Tripah que passava por um momento semelhante, seu filho também estava pra nascer, chegando no estúdio e vendo a reforma, Stex se ofereceu pra ajudar e num gesto de agradecimento Tripah ofereceu a produção de uma música em troca. E a música que já estava escrita ganhou mais sentido, "dando sangue no socorro" é se esforçar pra ajudar, se doar e como outro verso diz "juntando as forças as chances dobram" aquele momento (2016) era exatamente sobre isso, ajudar na reforma, ajudar na produção, quanto mais mãos maiores as chances de realização.
Devagar pelo Mar
Fala sobre o verão na praia, as férias, o feriado de fim de ano, paixões, flertes, a energia que o sol traz iluminando nosso astral. Sua produção começou no violão com uma levada do Jack Johnson e seus primeiros versos são propositalmente feitos em prosa, evitando a rima ao máximo. Vieram os primeiros beats criados por Caio Bosco, grande artista do Guarujá que atualmente vive em Lyon, na França. Ele identificou traços da MPB de Jorge Benjor trazendo um groove diferenciado. A produção seguiu e a bateria foi substituída por uma mais vigorosa e acrescentado outros elementos acabou sendo mixada por Nando Basseto, do PlayRec Studio, que já trabalhou com Charlie Brown Jr, Black Alien e é guitarrista do Garage Fuzz.
Raio ou Vasos
A mística dessa música envolve a grande coincidência da segunda parte, onde foi criada a melodia vocal, mais conhecido como laiá laiá, e após algumas tentativas de continuar a letra pra essa parte, Stex fez uma pesquisa e surgiu o poema da Purificação, de Drummond, encaixando perfeitamente como se tivessem feitos em parceria, porém com delay de quase um século, já que a publicação original data de 1930. A música tem influência direta do Soul de Bill Withers e Daniel Caesar. O trompete final feito com a boca foi encorajado por Raul Midón porque Stex já brincava com a sonoridade mas ao ver que o artista gravava regularmente seus improvisos vocais acreditou que também era possível.
Beira da Praia
A música mais cinematográfica do álbum também é uma homenagem a cidade de Santos, suas paisagens, o estilo de vida, o espírito. Como do "Leme ao Pontal" ou "Descobridor dos 7 Mares" a canção não nomeia as praias mas sutilmente passeia pela orla descrevendo a rotina do santista com um plot twist filosófico que vai te fazer querer cantar junto.
Me deixe em paz
Os hand-drums tornam a música mais reflexiva e o recado é uma busca por um momento sozinho, introspectivo, a busca por respostas internas. A letra discute a síndrome do protagonista, a falta de respeito, o preconceito, várias questões revoltantes que exigem um lugar de tranquilidade para uma reflexão mais profunda.
Inspirado no lema do "do it yourself" e com beats eletrônicos como no hip-hop, Stex Silva mostra que a imaginação não fica limitada a estilos e "caixinhas" e em tempos de prateleira ousa ficar sem nenhuma, podendo agradar a muitos ou poucos mas deixa seu recado em um EP ousado com riffs pesados, linhas dançantes e refrões marcantes, Coral de Concreto é atual e vintage, soa pop e underground, e merece a chance de virar a trilha da sua próxima viagem. Disponível no Spotify e Youtube.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Dorsal Atlântica termina as gravações do seu novo disco "Misere Nobilis" e posta vídeo reflexivo
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
Rob Halford acha que Lemmy Kilmister era um compositor brilhante

Filho e viúva de Chorão perdem direitos sobre a marca Charlie Brown Jr
Como Canisso ajudou a reconciliação entre Chorão e Marcão no Charlie Brown Jr.
Rick Bonadio: o que ele pensa sobre cancelamento causado por criticar funk no Grammy


