Stex Silva lança EP na praia de Charlie Brown Jr, Garage Fuzz e Zimbra
Por Estevão Oliveira
Postado em 20 de abril de 2024
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Fruto da diversidade que o maior porto da América Latina pode oferecer, Stex Silva com seu EP Coral de Concreto, funde vários elementos no seu som com guitarras psicodélicas, fusion no bass, batidas do trip hop ao soul londrino e a energia punk/funk nos vocais, Coral de Concreto surpreende trazendo um frescor ao rock, com letras que criam paisagens convidando a um passeio pela memória e imaginação, reflexões e um cuidado estético que mostra que a música nacional ainda tem caminhos não tão triviais.
Charlie Brown Jr - Mais Novidades
Sangue no Socorro
A música que abre o EP também foi a primeira a ser produzida, na época desempregado, Stex foi visitar o amigo e produtor Tripah que passava por um momento semelhante, seu filho também estava pra nascer, chegando no estúdio e vendo a reforma, Stex se ofereceu pra ajudar e num gesto de agradecimento Tripah ofereceu a produção de uma música em troca. E a música que já estava escrita ganhou mais sentido, "dando sangue no socorro" é se esforçar pra ajudar, se doar e como outro verso diz "juntando as forças as chances dobram" aquele momento (2016) era exatamente sobre isso, ajudar na reforma, ajudar na produção, quanto mais mãos maiores as chances de realização.
Devagar pelo Mar
Fala sobre o verão na praia, as férias, o feriado de fim de ano, paixões, flertes, a energia que o sol traz iluminando nosso astral. Sua produção começou no violão com uma levada do Jack Johnson e seus primeiros versos são propositalmente feitos em prosa, evitando a rima ao máximo. Vieram os primeiros beats criados por Caio Bosco, grande artista do Guarujá que atualmente vive em Lyon, na França. Ele identificou traços da MPB de Jorge Benjor trazendo um groove diferenciado. A produção seguiu e a bateria foi substituída por uma mais vigorosa e acrescentado outros elementos acabou sendo mixada por Nando Basseto, do PlayRec Studio, que já trabalhou com Charlie Brown Jr, Black Alien e é guitarrista do Garage Fuzz.
Raio ou Vasos
A mística dessa música envolve a grande coincidência da segunda parte, onde foi criada a melodia vocal, mais conhecido como laiá laiá, e após algumas tentativas de continuar a letra pra essa parte, Stex fez uma pesquisa e surgiu o poema da Purificação, de Drummond, encaixando perfeitamente como se tivessem feitos em parceria, porém com delay de quase um século, já que a publicação original data de 1930. A música tem influência direta do Soul de Bill Withers e Daniel Caesar. O trompete final feito com a boca foi encorajado por Raul Midón porque Stex já brincava com a sonoridade mas ao ver que o artista gravava regularmente seus improvisos vocais acreditou que também era possível.
Beira da Praia
A música mais cinematográfica do álbum também é uma homenagem a cidade de Santos, suas paisagens, o estilo de vida, o espírito. Como do "Leme ao Pontal" ou "Descobridor dos 7 Mares" a canção não nomeia as praias mas sutilmente passeia pela orla descrevendo a rotina do santista com um plot twist filosófico que vai te fazer querer cantar junto.
Me deixe em paz
Os hand-drums tornam a música mais reflexiva e o recado é uma busca por um momento sozinho, introspectivo, a busca por respostas internas. A letra discute a síndrome do protagonista, a falta de respeito, o preconceito, várias questões revoltantes que exigem um lugar de tranquilidade para uma reflexão mais profunda.
Inspirado no lema do "do it yourself" e com beats eletrônicos como no hip-hop, Stex Silva mostra que a imaginação não fica limitada a estilos e "caixinhas" e em tempos de prateleira ousa ficar sem nenhuma, podendo agradar a muitos ou poucos mas deixa seu recado em um EP ousado com riffs pesados, linhas dançantes e refrões marcantes, Coral de Concreto é atual e vintage, soa pop e underground, e merece a chance de virar a trilha da sua próxima viagem. Disponível no Spotify e Youtube.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Bangers Open Air divulga line-up da próxima edição, com In Flames, Fear Factory e Jinjer
Regis Tadeu detona AC/DC e afirma que eles viraram "banda cover de luxo"
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
O álbum que Paul Stanley viu como a grande volta por cima do Kiss
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
Megadeth, Anthrax, Trivium e Evergrey apoiarão Iron Maiden em turnê pela Europa
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
Fernanda Lira expõe comentários preconceituosos e recebe apoio de nomes do metal
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Produtor do Kiss, Bob Ezrin lamenta morte de Ace Frehley
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
Os 10 maiores discos de estreia do rock nacional de todos os tempos
Como surgiu o apelido Chorão, segundo o falecido vocalista do Charlie Brown Jr
Como Pelé influenciou um dos últimos álbuns de rock mais importantes do Brasil
Rock e Heavy Metal: 20 personalidades que faleceram antes dos 50 anos - Parte 2
Regis Tadeu diz que Charlie Brown Jr. fazia som muito bom para público de 14 anos


