Como novo single do Nightwish dialoga com a polêmica terapia da constelação familiar
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de maio de 2024
O novo single do Nightwish se chama "Perfume of the Timeless" e fala sobre como os indivíduos são frutos do amor de milhões de pessoas das gerações passadas – avós, bisavós, trisavós etc.
Em vídeo oficial em que explica o sentido da música, Tuomas Holopainen, tecladista e compositor da banda finlandesa, explica que "somos obrigados a sermos felizes" já que nossa existência é fruto desse ciclo geracional.
Essa prática dialoga com a polêmica terapia da constelação familiar, a que muitos não são favoráveis, por não ter comprovação científica, mas que diz ajudar a pessoa a destravar as áreas de sua vida ao investigar as relações familiares passadas que foram acontecendo.
"Você é o resultado de uma cadeia ininterrupta de milhões de ancestrais e seus amores. 'Perfume Of The Timeless' nos lembra desse fato incrível. E se você não está maravilhado, ouça novamente, porque é importante", disse o tecladista.
Em reportagem do UOL, é explicado um pouco sobre como funciona a constelação familiar: "Durante o processo, é comum que a pessoa perceba que vem repetindo padrões de seus antepassados, mesmo que nunca os tenha conhecido. Um bisavô endividado ou uma tia-avó que foi abandonada grávida e desprezada pela família pode afetar as gerações futuras.
Não se trata de ‘maldição’, mas os descendentes acabam repetindo o destino —ainda que inconscientemente — de outros. Essa repetição de destino é uma forma de aliança que o sistema faz para trazer os membros que foram excluídos ou não reconhecidos para o lugar que pertencia a eles. Mas o efeito depende do quanto a pessoa está aberta para a transformação", diz o texto.
Ou seja, no caso da música do Nightwish, já que é dito que a pessoa hoje é obrigada a ser feliz porque precisa honrar seus antepassados, essa técnica da constelação familiar segue na mesma linha, dizendo que, na verdade, o indivíduo hoje está atrelado com suas gerações passadas de alguma forma.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps