O dia que convidaram 50 mil pessoas para show do James Taylor no Rio que cabiam 2 mil
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de maio de 2024
Em janeiro de 1985, o Brasil estava tomado pelo sentimento de liberdade com o movimento das Diretas Já, que impulsionou Tancredo Neves a vitória nas eleições após a ditadura. Em um comício que estava rolando na Cinelândia, região central do Rio de Janeiro, para cerca de 50 mil pessoas, o dono da casa de show Circo Voador, Perfeito Fortuna, se empolgou e resolveu convidar todos para o show que aconteceria no local naquela noite com grandes nomes da música brasileira e James Taylor. A história, que acabou com o cantor levando uma lata de cerveja na cabeça, é contada por André Barcinski no podcast B3+1.
"Eu vi o James Taylor tomar uma latada na cabeça no Circo Voador, no Rio de Janeiro, e foi uma coisa deprimente. Eles iam fazer um show na cidade na época das eleições diretas. Estava rolando um comício e o Perfeito Fortuna era quem organizava o Circo Voador. Ele, muito responsável, convidou a multidão de 50 mil pessoas que estavam presentes para o show do James Taylor no Circo, que cabe duas mil pessoas. Tudo bem, né? [risos] Quem quiser podia ir. O cara não pensa. Na ocasião, tocou até o Chico Buarque junto. Ele estava tocando e era de graça! Essa história é lendária. Ele levou uma latada".
De acordo com o site Caetano em Detalle, o evento naquela ocasião reuniu muitos artistas. "James Taylor, levado ao circo por Caetano Veloso, não foi, porém, a única atração da festa. Além dele e Caetano Veloso, Chico Buarque, João Bosco, Elba Ramalho, Turíbio Santos, Macalé, Beth Carvalho, Alceu Valença e Paulinho da Viola deram canja na "Tancredance", que reuniu cerca de 4 mil pessoas: todas as que conseguiram chegar até às nove horas, uma hora antes do início da festa. A partir daí, os organizadores resolveram fechar os portões, temendo tumulto".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps