Reunião dos irmãos Cavalera trouxe ânimo para Igor e quase mandou Max para o hospital
Por Emanuel Seagal
Postado em 17 de junho de 2024
Uma pessoa pouco lembrada foi peça chave para reunião de Igor Cavalera, que não queria saber de tocar metal, e seu irmão Max, que sabia que esse momento chegaria.
Max Cavalera - Mais Novidades
Em dezembro de 1996 o Sepultura deixou de existir na forma como os fãs estiveram acostumados por muitos anos. Após uma bem-sucedida turnê europeia, encerrada com um show em Londres imortalizado no disco ao vivo "Under a Pale Grey Sky", a banda se separou. De um lado, Max e Gloria; do outro, Andreas Kisser, Paulo Jr. e Igor Cavalera. Segundo os integrantes remanescentes, eles desejavam encerrar o contrato com Gloria, esposa de Max e empresária da banda, alegando que ela dava mais atenção ao marido do que à banda, e, portanto, poderia continuar como empresária do Max, porém o Sepultura precisaria de outro empresário. Sentindo-se traído pela banda e seu irmão, Max saiu e não olhou para trás.
Em 1997, Max deu início ao Soulfly, enquanto Derrick Green o substituiu no Sepultura. Seu distanciamento do Brasil e do Sepultura só aumentou. Morando em Phoenix com a família, pisou no Brasil no ano 2000 com o Soulfly, e não mais falou com os ex-colegas, enquanto o contato com Igor era restrito a raros telefonemas ou notícias repassadas pela mãe, Vânia Cavalera. Em agosto de 2006 a dupla se reencontrou. "Eu estava nervoso, e, ao mesmo tempo, muito feliz. Foi um turbilhão de emoções. O Max foi com a Gloria nos buscar no aeroporto, ela levou flores. O abraço… era uma coisa muito da família. Emocionante pra caralho", lembrou Igor em matéria de Pablo Miyazawa, publicada em março de 2008 na edição brasileira da revista Rolling Stone.
Igor deixou o Sepultura em 2006, mas nesta história onde muito se fala em Gloria e nos irmãos Cavalera, a heroína do reencontro foi Laima Leyton, esposa do baterista. "Quando nosso filho nasceu, a Laima teve um estalo: 'O Antonio não vai ficar sem conhecer o tio e muito menos sem brincar com os primos dele. Essa história tem que acabar agora. Liga lá pro seu irmão, pra Gloria, e troca uma ideia com eles. Você nem está mais no Sepultura, não tem nada a perder'", contou Igor. "Realmente fiquei quase dez anos sem falar com meu irmão. Acho que liguei uma vez, pra falar de um tio nosso que não estava legal, e só. E a Laima falou: 'Pega o telefone, fala com ela, a sua vida é outra, não tem banda, você só quer ter a família de volta.' Foi meio que um chute na bunda legal. Em vez de ligar e falar: 'Eu quero falar com o Max', eu disse: 'Eu quero é falar com a Gloria'."
"Eu estava na Europa em turnê com o Soulfly, e o celular da Gloria tocou", relembrou Max. "Pelo tipo das coisas que ela dizia, eu pensei: 'Caralho, com quem ela está falando?' Daí ela passou o telefone: 'É o seu irmão'", relembrou Max, rindo nervosamente. "Falei: 'Você sabe que meu pai morreu de ataque do coração e você me passa o telefone desse jeito? Você tem que me preparar, né?'"
Felizmente o coração de Max aguentou a emoção e Igor expôs o que sentia, deixando a música de lado, com intuito de reconstituir a família. Apesar da surpresa, Max afirmou sentir que o contato do irmão aconteceria em algum momento. "Independentemente de falar no telefone ou não, não muda o que você sente por uma pessoa, principalmente por um irmão. No meu coração, eu sempre adorei ele, então tinha certeza de que um dia chegaria a hora de fazer as pazes. Levou dez aos, mas rolou. O legal foi que ele falou com a Gloria e até pediu desculpa pelo jeito que agiu naquela época. E todo mundo tem um pouco de culpa pelo que aconteceu, ninguém é santo, houve problemas de tudo quanto é lado. A vida é muito rápida pra esse tipo de atitude, então graças a Deus ele viu que não vale a pena passar a vida inteira sem falar com quem se gosta por causa de orgulho bobo. Pra ele foi assim: 'Fod*-se o que rolou, vamos nos encontrar, vamos ser irmãos de novo.'"
Com essa conversa, os dois combinaram que Igor iria até Phoenix encontrar Max, que fez o convite da primeira jam, para um show em memória a Dana Wells, enteado do Max, falecido em 1996. Apesar de desanimado com o metal, Igor topou, e mandou um CD com ideias que não caberiam no Soulfly, mas que tinham a cara do que a dupla fazia no Nailbomb em meados dos anos noventa. "A última cosia que queria era gravar um disco de metal. Eu estava em outro momento", afirmou Igor. Novamente a heroína da vez foi sua esposa, Laima. "Sentei, troquei ideia com ela e decidimos: 'Vamos fazer, vai ser legal pra caralho, mais pelo lado pessoal do que pelo lado profissional'."
Deste acordo nasceu em 2007 o Cavalera Conspiracy, que lançou quatro álbuns, "Inflikted" (2008), "Blunt Force Trauma" (2011), "Pandemonium" (2014) e "Psychosis" (2017), antes de começar em 2023 a trilogia de regravações dos primeiros discos do Sepultura, com "Morbid Visions" (2023), "Bestial Devastation" (2023) e "Schizophrenia" (2024).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
Quando David Gilmour salvou um show do Jimi Hendrix; "eles estavam muito nervosos"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Obituary anuncia turnê sul-americana com 5 datas no Brasil em fevereiro de 2026
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black


Por que a presença dos irmãos Cavalera no último show do Sepultura não faz sentido
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
Max Cavalera conta como foi batizado por Lemmy com copo de uísque
Max Cavalera diz que há um "verso contraditório" em "Chama", novo disco do Soulfly
A música do Soulfly que Max Cavalera não deu atenção, mas agora considera "monstruosa"
Max Cavalera conta como os primeiros discos do Soulfly inspiraram a criação de "Chama"
Max Cavalera aborda no Soulfly a sua conexão com as favelas do Brasil
Max Cavalera surpreende ao comentar seu maior ídolo musical fora do rock


