As bandas de rock que são as favoritas de Victor Willis, fundador do Village People
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de junho de 2024
Victor Willis, lendário fundador e vocalista do Village People, conversou com Gustavo Maiato e comentou diversos assuntos de sua carreira. Confira abaixo.

Minha primeira pergunta para você: fiz uma pesquisa e descobri que o Village People visitou o Brasil pela primeira vez em 1978. O que você lembra dessa ocasião? Alguma coisa deixou uma impressão duradoura em você?
Lembro-me de ter me apresentado em Porto Alegre e em São Paulo. Gostei das pessoas, me diverti bastante. Foi uma boa experiência.
Falando sobre essa formação diferente, quando o Village People surgiu, como era o esquema de contratação dos músicos? Eles eram todos freelancers? Como você avalia o modelo da banda da qual você fazia parte?
Quanto à banda, Jack e eu organizávamos a audição e a exigência era que eles precisavam ser dançarinos e ter um bigode. Essa era a principal exigência para o grupo.
Nos anos 70 e 80, vimos a explosão da dance music e vocês estavam liderando essa onda. Quais outros grupos desse estilo você mais gostava na época?
Gostava de Kool & The Gang, Chic, The Trammps e Silver Convention. Esses eram basicamente os meus favoritos naquela época.
E atualmente, há alguma nova banda de música dançante que chamou sua atenção?
Não particularmente. A música mudou bastante agora. Existem diferentes artistas, como Lil Wayne, Drake, Kendrick Lamar, Lenny Kravitz, até Justin Bieber. Todos eles têm feito coisas interessantes.
E sobre outros estilos musicais? Você já gostou de alguma banda de rock, por exemplo?
Sim, gostava de muitas bandas de rock. Queen era basicamente minha favorita na época. Também era um grande fã dos Bee Gees e dos Beatles.
Você tem alguma história com essas bandas de rock que você gostava ou talvez com outra?
Não, não tenho nenhuma história que queira contar sobre isso.
Você foi criado com uma forte presença da igreja na sua família, certo? Como foi crescer com esses valores e como você vê o papel da igreja na sociedade atualmente?
A igreja mudou no sentido de que não é a mesma de quando eu era criança. Eles incorporaram a música de maneira diferente, usam bandas e tentam modernizar um pouco mais. Acho que os valores continuam os mesmos, como amar o próximo como a si mesmo e ser honesto e verdadeiro com as pessoas. Isso é o que eu diria sobre a igreja hoje.
O Village People sempre foi mais do que apenas música, certo? Tem toda uma estética, uma imagem com os trajes. Como surgiu a ideia de focar na imagem além da música?
Isso começou com os trajes, que vieram da ideia do meu parceiro, Jack, quando ele viu os personagens na vila de Nova York vestidos em um Halloween. Basicamente, os personagens representam as diferentes classes trabalhadoras da América, ou os diferentes homens que construíram o país, desde o índio até o cowboy, o operário da construção, o policial e o militar. Todos esses indivíduos são importantes na construção da América.
Já que você mencionou que a sociedade mudou e a música mudou, você adicionaria alguma outra profissão aos trajes hoje em dia?
Não, não realmente. Basicamente, é o mesmo. Por exemplo, as botas de cowboy podem ser feitas de maneira diferente, o operário da construção ainda precisa usar capacete, quem está construindo casas hoje em dia, os soldados ainda usam seus uniformes. Basicamente, é a mesma coisa. Quem anda de motocicleta geralmente ainda usa couro, botas de couro e capacete.
Victor, você tem uma carreira muito longa, então quero perguntar: qual foi o momento mais desafiador na carreira do Village People?
O momento mais desafiador foi deixar o grupo por tantos anos e voltar, reacendendo a performance e as viagens, entretendo as pessoas e tentando fazê-las felizes. Esse foi o maior desafio.
Você deve estar cansado de responder sobre "YMCA" e "Macho Man", mas aqui no Brasil, e tenho certeza que em outros lugares do mundo, essas músicas são indispensáveis em casamentos e aniversários. Preciso perguntar: qual é o seu relacionamento atual com essas duas músicas? Que sentimentos você tem em relação a elas hoje?
São dois dos meus melhores trabalhos que já fiz. Elas são muito importantes para as pessoas, especialmente no modo como elas cuidam de seus corpos, que é o tema de "Macho Man", e a YMCA, que é a Associação Cristã de Moços, que trata de não desistir de si mesmo ou da vida. A YMCA não era um lugar para viver para sempre, mas um ponto de transição para alcançar seus sonhos.
Qual parte do show do Village People você mais gosta hoje? Com tantos anos de carreira, qual é o momento que você mais aprecia?
Eu gosto do show inteiro, do começo ao fim. Gosto de todo o espetáculo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Playlist - Os melhores covers gravados por 11 grandes bandas do thrash metal
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Nick Mason do Pink Floyd
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Foto junta Slash, Duff e Sharon Osbourne, e puxa o fio do tributo a Ozzy no Grammy 2026
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo
Richie Sambora acusa Jon Bon Jovi de sabotar sua carreira solo para forçá-lo a voltar
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
O indiscutível maior mérito de Jimmy Page enquanto guitarrista, segundo Regis Tadeu
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"


As bandas de rock que são as favoritas de Victor Willis, fundador do Village People


