A clássica banda britânica que para Eric Clapton "são um monte de m*rda"
Por Bruce William
Postado em 26 de julho de 2024
Eric Clapton é uma das figuras mais importantes no mundo do Rock. Sua carreira, que abrange mais de cinco décadas, é um testemunho de sua versatilidade e dedicação à música. Desde suas raízes no Blues até suas explorações no Reggae e no Pop, Clapton sempre empurrou os limites do que o Rock poderia apresentar. Seu trabalho em bandas como Yardbirds e Blind Faith e sua colaboração com artistas como Duane Allman inspiraram milhares de músicos e fãs ao longo dos anos. Com o Cream, ele ajudou a popularizar o power trio, um formato que permitiu maior liberdade musical e improvisação, elementos que se tornaram essenciais no Rock.

Mas Clapton tem um senso autocrítico bem forte em relação ao trabalho com o pioneiro grupo: "Acho que nos perdemos muito rapidamente com o Cream. Era pura encenação. Estávamos apenas mantendo a coisa rolando. Na verdade, não tínhamos um líder; acho que isso era parte do problema. A liderança mudava num piscar de olhos. Uma hora era eu, a seguir era Jack [Bruce], depois era Ginger [Baker]... Não era coeso. Antes de irmos muito longe, nos tornamos um supergrupo. Era aquela coisa de tentar alcançar seu próprio, digamos, mito", disse em entrevista para a Classic Rock.
Na verdade, conforme ele deixa claro na mesma entrevista, naquela época em que ele e seus colegas de banda eram muito jovens, eles não tinham receio de experimentar de tudo, enquanto se divertiam bastante de uma maneira que ele mais tarde acharia "irresponsável": "Estávamos usando muitas drogas psicodélicas, muita coisa alucinógena. Acho que isso nos deu permissão para fazer coisas que talvez tivéssemos medo de fazer de outra forma. E nos divertimos! Olhando para trás, a melhor coisa do Cream, para mim, foi a diversão que tivemos, enquanto outras pessoas estavam levando aquilo extremamente a sério. A gente não!"
As sérias críticas de Eric Clapton ao Oasis: "Eles são irresponsáveis e arrogantes"
Clapton achava que aquela postura que eles mantinham na época tinha seus problemas, e ele ficava ainda mais irritado ao constatar que o que eles viveram e as lições que aprenderam haviam sido em vão, pois as novas gerações não se importavam com aquilo. "É triste quando a filosofia de uma banda como Oasis se resume a 'f*da-se'. [Nos anos 60] éramos ingênuos e bobos. A gente pensava que estava fazendo parte de uma grande revolução. Levou mais de 30 anos e muitas mortes, como a de Jimi Hendrix e Janis Joplin, até eu perceber que eu, como artista, tenho uma responsabilidade com a sociedade. Eu pensava que bandas jovens como Oasis tinham aprendido com nossos erros. Em vez disso, eles são irresponsáveis e arrogantes. Agem como vândalos. Para mim, são um monte de m*rda", disse em uma entrevista para o lançamento do álbum "Pilgrim".
Concluindo, Clapton reitera que considerava abominável a postura da banda britânica formada pelos irmãos Gallagher: "Não [eu não gosto de nada do Oasis], porque há algo de escárnio e arrogante na música deles que me dá enjôo. Eu gosto de bandas como Radiohead ou Tricky, mas, quando quero me sentir bem ou preciso de conforto, quase que só ouço o R&B moderno de Puff Daddy ou Babyface", diz o guitarrista.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
Rock in Rio 2026: vendas do Rock in Rio Card começam em dezembro
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
Glenn Hughes diz adeus ao Brasil em vídeo - "Sentirei saudades!"
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
O guitarrista a quem Elvis Presley pediu aula de guitarra: "Ele ficava vendo minhas mãos"
As 5 melhores músicas de Peter Townshend de todos os tempos, segundo o próprio
Masterplan - Resenha e fotos do show em Porto Alegre
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
O lendário guitarrista que desapontou Eddie Van Halen por fazer um som "chocho" ao vivo
O artista que Roger Waters diz ter mudado o rock, mas alguns torcem o nariz
A banda com a qual Phil Collins disse estar "no céu" ao trabalhar
O álbum que fez Clapton e Elton John concordarem; "um dos maiores de todos"
Eric Clapton homenageia músico que considera ter sido seu "mentor" e "pai adotivo"
Guitarristas: E se os mestres esquecessem como se toca?


