O hit do Scorpions que surgiu após Schenker passar por maluco pros caras do Judas Priest
Por Bruce William
Postado em 21 de julho de 2024
Lançado em 1982, "Blackout", o oitavo álbum de estúdio do Scorpions, foi um dos trabalhos mais bem sucedidos da banda em termos comerciais, tendo sido contemplado nos EUA com Disco de Ouro no mesmo ano e Disco de Platina dois anos mais tarde, o que significa que já em 1984 ele tinha vendido mais de um milhão de cópias somente naquele país.
Scorpions - Mais Novidades
A faixa título do disco foi inspirada em um "incidente alcoólico" acontecido com o guitarrista Rudolf Schenker: "Lembro-me de que tínhamos uma festa com KK e Glenn do Judas Priest e durante um tempo, estavam também os caras do Def Leppard. KK e Glenn me deram uma bebida à base de cerveja. Eu, no auge da bebedeira dizia: 'Não, não, você tem que ter a combinação certa: whisky, cerveja e vinho em cima dela' E eles diziam: 'O quê!?' E eu retrucava: 'Sim, esse é o jeito certo.' E nós fomos ficando cada vez mais bêbados. Se não me engano, K.K. teve a idéia: 'Ei, vamos acordar os caras do Def Leppard".
Rudolf conta que, neste ponto, eles seguiram para o quarto dos caras, que estavam lá de boa na frente da TV. As três bandas estavam fazendo uma turnê conjunta, o que permite estimar que o acontecido se deu por volta do dia 30 de julho de 1980, quando eles se apresentaram no Public Hall de Cleveland, em Ohio. "Então eu os vi assistindo TV e eu derramei a minha bebida sobre a televisão deles que simplesmente fez puf! Assustado, eu disse, 'OK, nós temos que sair, temos que ir agora'".
E Rudolf se lembra apenas de ter acordado no dia seguinte se perguntando o que havia acontecido, sem muitas lembranças do incidente da noite anterior, pois o que tinha na cabeça eram apenas alguns flashes. Então ele foi até o quarto do baterista Herman Rarebell: "Eu disse a ele: 'Herman, foi uma loucura na noite passada. E ele disse: 'Você sabe o que teve? Um apagão!". Apagão, em inglês, é "Blackout". Rudolf perguntou de volta para Herman: "Blackout"? E Herman respondeu: "Sim. Ei, isso é um grande título para um álbum'". Então, conforme Rudolf, ele voltou para casa certo que precisava escrever uma música com esse título. E foi assim que surgiu a música com seu famoso refrão "Blackout/ I really had a Blackout" ("Blecaute, eu de fato tive um blecaute").
Herman Rarebell conta sua versão da história de "Blackout" do Scorpions
Já o baterista Herman Rarebell conta uma história ligeiramente diferente em seu livro "Scorpions: Minha história em uma das maiores bandas de todo os tempos" (Amazon): "Fui com Rudolf para o lobby, onde havia um lugar na área de recepção que vendia cerveja. Não tenho certeza se era um bar de verdade ou não, mas dava para comprar cerveja ali. Como você pode deduzir, a última coisa que ele precisava naquele momento era de outro drinque. Mas Rudolf era o tipo de cara que nunca tinha visto uma Budweiser de que ele não gostasse... Assim como Amstel, Lowenbrau, Duvel, Tuborg, Cerna Hora, Baltika ou até mesmo uma Kilikia... Ele não tinha frescura em relação à bebida", contou o baterista.
"Então, instintivamente, [Rudolf] saiu andando em direção a uma cerveja que estava colocada de maneira indefesa sobre uma mesa, perto de um cara que estava em transe assistindo a alguma idiotice exibida na TV. (Bem, havia mesas junto das quais você podia se sentar, comprar cerveja, tinha uma televisão por lá... Caramba, isso se parece muito com um bar, não?) Rudolf logo conseguiu a cerveja, que ainda estava bastante cheia, enquanto tropeçava ao redor da área onde estavam sentados. Só que ele, em vez de beber a tal cerveja, como eu suspeitei que faria, inexplicavelmente a derramou sobre a televisão".
Aquele ato inesperado de Rudolf foi testemunhado por integrantes das bandas que estavam juntos na turnê, que não entenderam o que estava acontecendo: "Até hoje não sei se foi uma maneira de criticar o que estava sendo exibido na TV ou se apenas achava que fosse a coisa certa a fazer por algum motivo qualquer. Você tem de admitir que esse não é o tipo de coisa que se veja todos os dias em Iowa. Os caras do Def Leppard e do Judas Priest olharam embasbacados para aquilo. Eles são acreditavam no que estavam vendo. Talvez estivessem se perguntando, por sermos a única banda de rock alemã que existia, se isso não seria algum tipo de tradição da Bavária. De algum jeito, conseguimos levar Rudolf para seu quarto, e ele desmaiou na cama".
Herman conta então que, no dia seguinte, Rudolf não acreditava que havia feito aquilo. "É claro para mim que sua perda de memória, mesmo que temporária, deva ter sido causada por alguma perda de consciência induzida pelo álcool ou, simplesmente, por um blecaute. Minha história foi confirmada mais adiante durante o dia pelos caras das outras bandas que estavam lá assistindo ao desdobrar dos fatos. Como que por ironia, Rudolf era incapaz de controlar suas faculdades mentais e acabou contribuindo para o título de um álbum que viria a ganhar o status de multi platina por beber até apagar!".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
A música do Black Sabbath que Ozzy Osbourne preferia que nunca tivesse sido gravada
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Skid Row deve anunciar novo vocalista ainda este ano, revela Rachel Bolan
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
35 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em fevereiro
Baterista não descarta que o Poison faça turnê com outro vocalista
Tobias Forge revela estar gravando fora do Ghost


Homenageando falecido baixista do Scorpions, Jon Bon Jovi publica foto com o... Anvil
Gary Holt homenageia Francis Buchholz, ex-baixista do Scorpions
Scorpions se manifesta sobre morte de ex-baixista Francis Buchholz
Francis Buccholz, baixista do Scorpions em sua fase clássica, morre aos 71 anos
Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
Músicas Ruins: blog elege as piores de grandes bandas do Rock/Metal
GNR & Scorpions: entre os dez mais marcantes assobios da música


