Nelson Brito, baixista e fundador do Golpe de Estado, morre aos 64
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de julho de 2024
O baixista Nelson Brito, fundador da banda clássica brasileira de metal Golpe de Estado, morreu nesta sexta-feira, 12 de julho, um dia após completar 64 anos. O músico lutava contra um tumor no intestino desde o começo de junho.
Quem trouxe a notícia foi o guitarrista Andreas Kisser, do Sepultura, no seu Instagram oficial: "Amigo que noticia triste. Mais um gigante q se vai, pioneiro do Rock and Roll, foi um privilégio te conhecer e tocar com você, descanse em paz! @nelson.golpe 🎼🙏🏻🖤 meus sentimentos a família e amigos, um abraço especial aos amigos do @bandagolpedeestado Paz!", disse.
Golpe De Estado - Mais Novidades
No Instagram do Golpe de Estado, a última publicação explicava que o músico não havia melhorado com o tratamento. "Hoje é o aniversário de nosso herói Nelson Brito!!! Gostaríamos de trazer boas novas comunicando avanço de sua recuperação, mas infelizmente ainda não podemos dar essa notícia. Esperamos que essa data que marca a renovação de um ciclo também marque a retomada da saúde de nosso grande amigo Pedimos que reforcem suas orações para que continuemos vibrando a distância por sua saúde. Parabéns irmão !!!", diz.
Quem foi Nelson Brito e a banda Golpe de Estado
Nelson Brito é um dos fundadores do Golpe de Estado, uma das mais respeitadas bandas do rock nacional. Além de Nelson como baixista, a formação clássica da banda incluía o saudoso guitarrista Hélcio Aguirra, o talentoso vocalista Catalau e o baterista Paulo Zinner. Na sua primeira fase, o Golpe de Estado ganhou projeção nacional, conquistando muitos seguidores com seu hard rock refinado cantado em português, com letras inteligentes e um instrumental de alta qualidade.
A banda lançou os clássicos álbuns "Golpe de Estado" (1986) e "Forçando a Barra" (1988), ambos pelo selo Baratos Afins de Luiz Calanca, além de "Nem Polícia Nem Bandido" (1989), "Quarto Golpe" (1991) e "Zumbi" (1994). Em 1996, lançaram o primeiro álbum ao vivo, "Dez Anos Ao Vivo", que inclui duas faixas inéditas de estúdio gravadas com o vocalista Rogério Fernandes, que substituiu o carismático Catalau.
Em 2004, com Kiko Muller no vocal, o Golpe de Estado lançou mais um álbum de estúdio, "Pra Poder". Oito anos depois, em 2012, foi a vez de "Direto do Fronte", com o vocalista mineiro Dino Linardi e o jovem baterista Roby Pontes, que estreava no lugar de Zinner. Em 2014, a morte de Hélcio Aguirra abalou o rock brasileiro. Mesmo sem seus velhos parceiros da formação original, Zinner, Catalau e Aguirra, o batalhador Nelson Brito decidiu manter o Golpe de Estado vivo. Em 2022, ele, Roby Pontes, João Luiz (vocal) e Marcello Schevano lançaram o mais recente álbum da banda, "Caosmópolis".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Sepultura anuncia último show na Europa
Fernanda Lira agradece ao Sepultura por conquista histórica da Crypta na Europa
Abandonado pela banda em posto de gasolina, músico pede dinheiro para voltar pra casa
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
Gary "Mani" Mounfield, baixista do Stone Roses e Primal Scream, morre aos 63 anos
Sam Rivers, baixista do Limp Bizkit, morre aos 48 anos
Em 11/05/1981: Bob Marley morre, vítima de um tumor no cérebro
Em 07/07/1990: Morre Cazuza, por complicações decorrentes da AIDS


