As loucas lembranças que Steven Tyler tem do Woodstock de 1969
Por Bruce William
Postado em 18 de agosto de 2024
O festival Woodstock de 1969 foi um marco histórico na cultura popular, simbolizando a era do movimento hippie e a contracultura dos anos 60. Realizado em uma fazenda em Bethel, Nova York, o evento originalmente esperava atrair cerca de 50 mil pessoas, mas acabou reunindo mais de 400 mil participantes. O festival se tornou um ícone da paz, amor e música, encapsulando o espírito de uma geração que buscava mudanças sociais e um mundo mais pacífico. Artistas como Crosby, Stills, Nash & Young, Joan Baez e Joe Cocker realizaram performances memoráveis que solidificaram o festival na história da música. Woodstock não foi apenas uma reunião musical, mas um protesto pacífico contra a Guerra do Vietnã e as normas sociais rígidas da época. O festival foi um testemunho do poder da música em unir pessoas em torno de uma causa comum.
O sucesso estrondoso do Woodstock de 1969 inspirou a realização de outras edições ao longo das décadas seguintes, tentando capturar o espírito do original. Em 1994 e 1999, foram realizados eventos comemorativos para marcar os 25 e 30 anos do festival, respectivamente, embora com resultados variados. Enquanto o Woodstock de 1994 foi geralmente bem-recebido, o de 1999 ficou marcado por episódios de violência e desorganização, contrastando fortemente com a atmosfera pacífica do original. Em 2019, houve tentativas de realizar uma edição comemorativa de 50 anos, mas o evento acabou sendo cancelado devido a problemas de financiamento e planejamento. Mesmo assim, o legado do Woodstock de 1969 continua vivo, e seu nome permanece associado à paz, música e revolução cultural.
Gustavo Anunciação Lenza | Roberto Luis Pertsew | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Luis Alberto Braga Rodrigues | Reginaldo Manuel Soares de Faria | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |

Quando o jovem Steven Tyler pegou uma barraca com um amigo e seguiu para o Festival de Woodstock
Pouco antes de se preparar para se apresentar na edição de 1994 do Woodstock, Steven Tyler relembrou para a Louder sua ida para a primeira edição do Festival, lá em 1969, quando ele era um jovem de 21 anos de idade e já tocava em uma banda pré-Aerosmith, que tinha um show agendado para o Greenwich Village de Nova Iorque exatamente no final de semana em que o evento seria realizado.
Mas quando o show foi cancelado, Tyler e um amigo pegaram uma barraca, entraram em um carro e foram direto para Bethel, Nova York, para participar das festividades. "Vim, vi e venci", contou Steven, que até chegou a encontrar o futuro baterista do Aerosmith, Joey Kramer, mas ele estava "tão chapado que não conseguia falar", confessou Steven.
"Eu me lembro que era um ótimo lugar para ficar louco", ele recordou. "As pessoas andavam de um lado pra outro com pistolas de água cheias de ácido, esguichando na sua cara. Você começava a viajar em questão de minutos. Veja, era outra geração", explicou. "Drogas eram realmente a coisa a se fazer... Havia 450.000 pessoas apenas flutuando no ar, correndo nuas, rindo e gritando."
Tyler também lembrou que montou a barraca na área ocupada pela Hog Farm e seguiu um caminho chamado Groovy Way até o palco todos os dias. E o que ele ouviu lá ficou com ele também. "Eu me lembro de Country Joe & the Fish, Janis Joplin, Santana, The Who... A música era a salvação."
No fim das contas, Steven acabou ficando em Bethel mais tempo do que esperava. As chuvas intensas do fim de semana encharcaram o tanque de gasolina de seu carro. Então, ele e seu amigo passaram mais um dia e meio no local, observando o enorme esforço de limpeza. Eles até pegaram um refrigerador da Coca-Cola, que ele ainda tinha em 1994.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Judas Priest que tem um dos solos "mais gloriosos" do metal, segundo Rob Halford
O momento que Duff McKagan considera um dos mais importantes da história do Guns N' Roses
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer
Canal crava a tier list definitiva do Iron Maiden e joga um disco no fundo do poço
A canção que Renato Russo escreveu e a Legião Urbana preferiu esconder do público
Por que o último show do Sepultura mudou do Pacaembu para uma casa menor?
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
Os dois guitarristas britânicos que dominaram o blues, segundo Slash
Tony Iommi tinha dúvidas quanto à participação do Black Sabbath no "Back to the Beginning"
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
O capítulo do livro sobre Cazuza que seu pai vetou: "Não vale a pena, Lucinha"
Cinco trocas de vocalistas que não deram muito certo
Os três solos de guitarra listados por Jeff Beck como seus favoritos

O guitarrista que Joe Perry colocou em uma categoria separada dos demais
A banda mais cool dos EUA dos anos 1970, segundo Slash do Guns N' Roses
A letra do Aerosmith que quase fez Steven Tyler mandar a banda inteira às favas
O disco dos anos 70 que mudou a vida de Slash, guitarrista do Guns N' Roses
Slash ficou decepcionado ao ver o Aerosmith ao vivo pela primeira vez
Os melhores discos de rock e metal lançados em 1982, segundo a Louder
Steven Tyler, vocalista do Aerosmith, e três mulheres nuas no chuveiro
