Como o "lá lá lá lá" do Silvio Santos foi parar em um tema poderoso do Turisas
Por Bruce William
Postado em 17 de agosto de 2024
Muitos bangers devem ter achado curioso quando ouviram, pela primeira vez, "Those Were The Days" do Turisas, por causa do trechinho em que eles cantam o famoso "lá lá lá lá" idêntico ao que Sílvio Santos usava em um de seus programas, o Show de Calouros. Confira abaixo o trechinho, e a música completa neste vídeo.
Caso não se lembre ou seja muito jovem e não tenha vivido esta época, confira como era a versão do Sílvio no vídeo a seguir.
Como você já deve imaginar, "Those Were the Days" também se trata de uma versão, e mais precisamente de uma canção russa chamada "Dorogoi dlinnoyu", que significa "pela longa estrada", e foi escrita por volta de 1920 por um músico chamado Boris Fomin, usando um texto do poeta Konstantin Podrevskii. Já a versão para o inglês foi feita por Gene Raskin e teve inúmeras interpretações ao longo dos anos, sendo a primeira bem sucedida delas feita por Mary Hopkin em 1969, com produção do Paul McCartney.
Não há informações de onde teria surgido a ideia de Silvio Santos de usar o "lá lá lá lá". Muito possivelmente ele teve contato com alguma das inúmeras versões que saíram em diversos idiomas ao longo dos anos, como o castelhano (com o título "Que tiempo tan feliz"), francês (com o título "Le temps des fleurs"), italiano (com o título "Quelli erano giorni"), alemão (com o título "Am jenem Tag"). Pode até ser que ele tenha conhecido a canção na versão em português gravada pela cantora Joelma, que ficou famosa na época da Jovem Guarda, e saiu sob o nome "Aqueles Tempos", mas ela não canta exatamente o "lá lá lá lá" da mesma forma.
Matéria feita com base em texto de Tacio Philip e acrescida de informações obtidas no Wikipedia em inglês e em português.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
O álbum da fase clássica do Genesis que Phil Collins disse que só tinha uma música boa
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
Os "pais do rock" segundo Chuck Berry - e onde ele entra na história
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
O baterista que Phil Collins disse que "não soava como nenhum outro", e poucos citam hoje
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025

De Mary Hopkin a Turisas: o "lá lá lá lá" do Silvio Santos


