Flea, do Red Hot Chili Peppers, elege "o maior baixista da história do Rock"
Por Bruce William
Postado em 12 de agosto de 2024
Flea, nascido Michael Peter Balzary, é um dos baixistas mais conhecidos da história do Rock. Conhecido por seu talento explosivo e energia vibrante no palco, ele possui um estilo de tocar único, criando linhas de baixo que são ao mesmo tempo complexas e cativantes. Flea é um dos co-fundadores do Red Hot Chili Peppers, banda que se tornou um dos pilares do Rock Alternativo com uma fusão inovadora de Funk, Punk e Rock.
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
Volta e meia Flea fala de seus ídolos, músicos cujas influências foram decisivas em sua trajetória como baixista. Um deles é Andy Gill, do Gang Of Four, cujo álbum de 1979, "Entertainment!" mudou sua abordagem à música e, mais importante, o tornou o ícone do baixo que todos conhecemos hoje. "Isso mudou completamente a maneira como eu via a música rock e me lançou como baixista".
E em um ponto de uma conversa com o Team Coco, Flea passou a falar sobre Paul McCartney, baixista, vocalista e compositor dos Beatles, e ele não economizou elogios ao músico, que é um de seus grandes ídolos. A transcrição é do Ultimate Guitar.
"Eu acho que Paul é o maior baixista do Rock. Ele é simplesmente ótimo. Quero dizer, há tantos caras que são ótimos de diferentes maneiras, mas o baixo de Paul é tão lírico e melódico e simplesmente muito bonito", diz Flea. "Algo que ouvi dizer é que ele colocava o baixo depois das composições. Em uma banda como a minha, geralmente a música começa com as linhas de baixo, então ele sempre vem em primeiro lugar, ou ao menos a música sempre vem em primeiro".
Flea então cita um caso específico que mostra o talento de Paul, reiterando que nos Beatles, Paul, John e George escreviam as músicas e Paul simplesmente ia e inseria o baixo: "E depois que surgiu a coisa de gravar em multi-pistas, lá no começo da trajetória deles, eles apenas tocavam a música ao vivo, como no 'Sgt. Peppers', a melodia já está lá. Então ele faz algo como uma contramelodia, de modo que o baixo é como uma melodia em vez de apenas marcar o ritmo, e isso é incrível. Ele é incrível".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps