Ao comentar o valor bilionário envolvido, Regis Tadeu explica o motivo para reunião do Oasis
Por Bruce William
Postado em 01 de setembro de 2024
Em um vídeo postado em seu canal oficial do youtube, o jornalista e crítico musical Regis Tadeu comenta a reunião do Oasis, que foi comunicada oficialmente na terça-feira, dia 27 de agosto de 2024. Os irmãos Noel e Liam Gallagher desmantelaram a banda em agosto de 2009, há exatos quinze anos, e no anúncio consta catorze shows agendados entre julho e agosto de 2025.
No vídeo, Regis destaca que o retorno foi cuidadosamente planejado, com o objetivo principal de gerar lucros significativos: "A primeira questão que salta aos olhos é a motivação financeira por trás desse retorno. Porque em tempos em que a indústria musical enfrenta uma luta constante contra o desinteresse do público por velhos nomes e grandes bandas, que ainda possam ser frequentemente vistas como âncoras financeiras para empresas do mercado musical - ainda que o Oasis tenha surgido há apenas 30 anos atrás e tenha lançado poucos discos - o retorno da banda não é apenas uma celebração nostálgica, mas é uma manobra estratégica para garantir um retorno financeiro absurdo pra todo mundo envolvido", diz, mencionando ainda que o anúncio foi estrategicamente feito no dia exato em que a banda se separou e no aniversário de 30 anos do álbum de estreia do Oasis, "Definitely Maybe".
"A dimensão midiática desse retorno é absurdamente significativa", prossegue Regis, explicando que a rivalidade entre os irmãos Gallagher sempre foi um prato cheio para a mídia e que a turnê de retorno já prevê lucros estimados em bilhões de reais. "Eu soube inclusive de fonte segura que a proposta de retorno da banda envolveu 50 milhões de libras para cada um dos irmãos, o equivalente a mais ou menos 324 milhões de reais para cada um. E que a turnê de 14 datas pela Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda, que vai acontecer entre julho e agosto de 2025, em pleno verão europeu, essa turnê já trabalha com uma estimativa de lucro antecipado na casa dos 3 bilhões de reais. Três bilhões de reais!", diz.
"Essa volta da banda também vai ser um teste muito interessante para nós sabermos e a gente entender a relevância do Oasis na era moderna. Porque o cenário musical hoje mudou drasticamente desde aquele auge do Oasis nos anos noventa. A questão vai ser se a banda vai conseguir se reconectar com a geração que amava o grupo no passado e, ao mesmo tempo, conquistar uma nova audiência que cresceu num ambiente musical muito diferente. Essa dualidade vai ser crucial para medir o verdadeiro impacto e a longevidade desse retorno do Oasis", questiona Regis.
O vídeo completo de Regis Tadeu falando sobre o anúncio do retorno do Oasis pode ser visto no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps