Banda de deathcore tem honra de ganhar primeiro modelo 7 cordas da história da Fender
Por Gustavo Maiato
Postado em 29 de outubro de 2024
A Fender, famosa fabricante de guitarras, apresentou sua primeira Stratocaster de sete cordas, modelo desenvolvido exclusivamente para o guitarrista Chris Garza, da banda de deathcore Suicide Silence. O instrumento, de especificações inovadoras, foi exibido pelo músico em um episódio do podcast da marca (transcrito pela Ultimate Guitar), gerando forte expectativa entre fãs e entusiastas do mercado de instrumentos.

O projeto foi conduzido ao longo de sete anos em parceria com Javier Cuba, gerente da Fender Custom Shop, que buscou uma execução precisa para atender às demandas específicas do guitarrista. Garza destacou que o modelo representa o primeiro passo da Fender em direção ao mercado de sete cordas com uma abordagem mais aprofundada, abandonando a exclusividade do segmento à sua marca secundária, a Squier, onde já haviam sido experimentadas versões de sete cordas anteriormente.
O lançamento destaca algumas características incomuns em uma Stratocaster: além de 24 trastes jumbo, o braço conta com uma escala de 26,5 polegadas, uma polegada a mais que o padrão Fender. Essas adaptações têm como objetivo garantir estabilidade de afinação e conforto nos graves adicionais que o formato de sete cordas oferece, algo essencial para o estilo de Garza.
Durante a apresentação, o guitarrista mencionou a possibilidade de o modelo se tornar um futuro "signature" (ou seja, uma edição assinada em série), embora o instrumento se encontre atualmente em fase de protótipo. "Existe uma visão maior para esta guitarra", afirmou Garza, que vê a inovação como um possível marco para a Fender, trazendo um leque de sonoridades mais pesado e moderno ao seu tradicional design.
O lançamento reflete uma tendência crescente no mercado de guitarras, no qual cada vez mais músicos e fabricantes buscam modelos de sete cordas para atender à demanda de subgêneros de rock e metal que exigem uma faixa sonora mais ampla. Para muitos, a decisão da Fender sinaliza um interesse em expandir sua presença entre músicos com estilos pesados, até então mais voltados a marcas que já exploram esse nicho, como Ibanez e ESP.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 músicas que conseguem unir os tiozões do metal e a geração enzo
Disney lança coleção de vilões inspirada na estética do heavy metal; veja modelos
Nergal relembra quando o pai pendurou um Cristo invertido em seu quarto
Os dois gênios da guitarra que, para Neil Young, ajudaram a matar o rock
Vocalista de black metal enfrenta acusações que podem lhe render 12 anos de prisão
O álbum clássico que complicou a vida de Axl Rose; "é realmente muito difícil cantar aquilo"
Os melhores riffs de guitarras de todos os tempos, segundo Zakk Wylde
Slash revela os culpados por briga histórica com Axl Rose; "superficiais e idiotas"
O clássico do AC/DC considerado por Angus Young "um rock perfeito para um guitarrista"
A música do King Crimson inspirada pela separação dos Beatles
5 músicas de metal que são vergonha alheia, mas todo mundo ouve mesmo assim
Blue Medusa ou Dragonforce? Alissa White-Gluz revela qual sua prioridade
Testament é anunciado para o Liberation Festival em São Paulo
Cronos diz que não quer contato com Mantas e Abaddon, ex-membros do Venom
Rush filmará shows em Toronto, Canadá, para futuro lançamento



"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra


