Banda de deathcore tem honra de ganhar primeiro modelo 7 cordas da história da Fender
Por Gustavo Maiato
Postado em 29 de outubro de 2024
A Fender, famosa fabricante de guitarras, apresentou sua primeira Stratocaster de sete cordas, modelo desenvolvido exclusivamente para o guitarrista Chris Garza, da banda de deathcore Suicide Silence. O instrumento, de especificações inovadoras, foi exibido pelo músico em um episódio do podcast da marca (transcrito pela Ultimate Guitar), gerando forte expectativa entre fãs e entusiastas do mercado de instrumentos.

O projeto foi conduzido ao longo de sete anos em parceria com Javier Cuba, gerente da Fender Custom Shop, que buscou uma execução precisa para atender às demandas específicas do guitarrista. Garza destacou que o modelo representa o primeiro passo da Fender em direção ao mercado de sete cordas com uma abordagem mais aprofundada, abandonando a exclusividade do segmento à sua marca secundária, a Squier, onde já haviam sido experimentadas versões de sete cordas anteriormente.
O lançamento destaca algumas características incomuns em uma Stratocaster: além de 24 trastes jumbo, o braço conta com uma escala de 26,5 polegadas, uma polegada a mais que o padrão Fender. Essas adaptações têm como objetivo garantir estabilidade de afinação e conforto nos graves adicionais que o formato de sete cordas oferece, algo essencial para o estilo de Garza.
Durante a apresentação, o guitarrista mencionou a possibilidade de o modelo se tornar um futuro "signature" (ou seja, uma edição assinada em série), embora o instrumento se encontre atualmente em fase de protótipo. "Existe uma visão maior para esta guitarra", afirmou Garza, que vê a inovação como um possível marco para a Fender, trazendo um leque de sonoridades mais pesado e moderno ao seu tradicional design.
O lançamento reflete uma tendência crescente no mercado de guitarras, no qual cada vez mais músicos e fabricantes buscam modelos de sete cordas para atender à demanda de subgêneros de rock e metal que exigem uma faixa sonora mais ampla. Para muitos, a decisão da Fender sinaliza um interesse em expandir sua presença entre músicos com estilos pesados, até então mais voltados a marcas que já exploram esse nicho, como Ibanez e ESP.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Scorpions suspende atividades de 2026 devido a "circunstâncias imprevistas"
Sepultura fará show sem "Roots", "Arise" e "Ratamahatta" no Rock in Rio
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
Roger revela as duplas sertanejas que recusaram gravar com o Ultraje a Rigor
João Nogueira (Mastodon): "Não acho o Metallica mais legal que o Iron Maiden"
Accept lança versão de "Losers and Winners" com Hansi Kürsch (Blind Guardian) nos vocais
O álbum do Angra que Edu Falaschi menos ouve, segundo o próprio
A banda de metal com quem Ian Anderson toparia tocar sem cobrar um centavo
Ouça "Can't Get Away", música inédita de Phil Lynott (Thin Lizzy)
Assista trailer de "No One's Disciple", documentário sobre vida e obra de Neil Peart (Rush)
O que Scott Ian, do Anthrax, pensa sobre o fim do Sepultura
Kirk Hammett relembra seu "horripilante" primeiro dia como guitarrista do Metallica
O álbum de heavy metal que se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos
A música de 1965 que fundou o som do rock clássico, segundo Jimmy Page

"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra


