Banda de deathcore tem honra de ganhar primeiro modelo 7 cordas da história da Fender
Por Gustavo Maiato
Postado em 29 de outubro de 2024
A Fender, famosa fabricante de guitarras, apresentou sua primeira Stratocaster de sete cordas, modelo desenvolvido exclusivamente para o guitarrista Chris Garza, da banda de deathcore Suicide Silence. O instrumento, de especificações inovadoras, foi exibido pelo músico em um episódio do podcast da marca (transcrito pela Ultimate Guitar), gerando forte expectativa entre fãs e entusiastas do mercado de instrumentos.

O projeto foi conduzido ao longo de sete anos em parceria com Javier Cuba, gerente da Fender Custom Shop, que buscou uma execução precisa para atender às demandas específicas do guitarrista. Garza destacou que o modelo representa o primeiro passo da Fender em direção ao mercado de sete cordas com uma abordagem mais aprofundada, abandonando a exclusividade do segmento à sua marca secundária, a Squier, onde já haviam sido experimentadas versões de sete cordas anteriormente.
O lançamento destaca algumas características incomuns em uma Stratocaster: além de 24 trastes jumbo, o braço conta com uma escala de 26,5 polegadas, uma polegada a mais que o padrão Fender. Essas adaptações têm como objetivo garantir estabilidade de afinação e conforto nos graves adicionais que o formato de sete cordas oferece, algo essencial para o estilo de Garza.
Durante a apresentação, o guitarrista mencionou a possibilidade de o modelo se tornar um futuro "signature" (ou seja, uma edição assinada em série), embora o instrumento se encontre atualmente em fase de protótipo. "Existe uma visão maior para esta guitarra", afirmou Garza, que vê a inovação como um possível marco para a Fender, trazendo um leque de sonoridades mais pesado e moderno ao seu tradicional design.
O lançamento reflete uma tendência crescente no mercado de guitarras, no qual cada vez mais músicos e fabricantes buscam modelos de sete cordas para atender à demanda de subgêneros de rock e metal que exigem uma faixa sonora mais ampla. Para muitos, a decisão da Fender sinaliza um interesse em expandir sua presença entre músicos com estilos pesados, até então mais voltados a marcas que já exploram esse nicho, como Ibanez e ESP.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
O álbum que melhor sintetiza a proposta sonora do AC/DC, segundo Angus Young
Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
Angra anuncia fim do hiato e turnê em celebração ao disco "Holy Land"
G1 coloca banda de rock entre piores do Lollapalooza 2026: "Engatou a segunda e ficou"
Aquiles Priester quebra silêncio e revela por que aceitou reunião com Angra
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
Ill Niño demite guitarrista que não chegou a fazer um show sequer com a banda
Paul Di'Anno diz que Iron Maiden ficou pretensioso demais na fase de "Killers"
A lenda do sertanejo que gravou com Guns N' Roses e Alice in Chains - e engavetou o disco
Gary Holt comenta a participação de Peter Tägtgren em novo disco do Exodus
A opinião contundente de Canisso sobre reconciliação entre Rodolfo e Digão
A banda responsável por metade do que você escuta hoje e que a nova geração ignora
A exigente técnica de guitarra que até James Hetfield trapaceia, segundo Gary Holt


"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
Como Jimi Hendrix "passou pra trás" outro guitarrista famoso para ter uma Fender branca


