Paul Di'Anno se considerava o Mike Tyson do Heavy Metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 26 de outubro de 2024
Prestes a completar meio século de história, o Iron Maiden é um dos nomes mais emblemáticos do Heavy Metal. Fundado pelo baixista Steve Harris, o grupo lançou discos que marcaram a história do estilo, como o debut autointitulado, "The Number of The Beast", "Powerslave" e "Seventh Son of a Seventh Son".
Há um integrante que foi muito importante no processo de desenvolvimento do Iron Maiden. Trata-se de Paul Di'Anno, vocalista que gravou os dois primeiros registros da banda, lançados respectivamente em 1980 e 1981.
Em 2004, Di'Anno falou à Rock Hard (via Fan Club Iron Maiden Bulgaria) a respeito de sua contribuição com o Maiden. O cantor sabia de sua importância, tanto no aspecto musical quanto no visual.
"Eu não sou cabeça-dura, mas o Maiden parecia com qualquer outra banda do planeta, e eu era o vocalista mais legal desde Elvis [Presley]. Meu visual permitiu que a banda se destacasse. E então, havia minha voz... A voz dos cantores das outras bandas de Metal ou Hard Rock era estereotipada, a minha não era. Meus vocais não soavam como os de ninguém mais - e ainda é o caso hoje - e quando você me ouvia, você imediatamente sabia que era Di'Anno (...). Minha voz tinha ameaça, agressividade, alma. Um som inigualável."
Paul considerava que os membros do Iron Maiden não tinham atitude. Isso mudou quando os seus caminhos se cruzaram.
"Digamos que os meninos do Maiden fossem jovens adoráveis que você poderia ter apresentado à sua avó. Ela os teria adorado. Mas se ela tivesse me conhecido, teria morrido de ataque cardíaco em um minuto! Os rapazes do Maiden eram músicos sem atitude, sem imagem, nada. Só que eles eram a melhor banda de metal do país, mas uma banda de caras legais. Eles não tinham essa faísca até conhecerem esse maluco chamado Paul Di'Anno."
Por fim, Di'Anno reconheceu que a parceria entre ele e o Maiden deu certo. Ele também se comparou a um grande esportista.
"O Iron Maiden pode muito bem ter sido a melhor banda da época, mas eles precisavam de um elemento para sair do circuito dos pubs. Esse elemento era eu. E nós ajudávamos uns aos outros. Eu era o Mike Tyson - quando ele era jovem e imbatível! - do cenário do metal e, naquela época, ninguém conseguia me derrotar."
A história de Paul dentro do Iron Maiden foi encerrada no segundo semestre de 1981. O frontman foi substituído por Bruce Dickinson.
Infelizmente, Paul faleceu no dia 21 de outubro de 2024, aos 66 anos de idade. Leia mais sobre essa triste notícia na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps