Baixista do Rage Against the Machine fala sobre como convive com o câncer
Por João Renato Alves
Postado em 23 de novembro de 2024
O baixista Tim Commerford foi diagnosticado há três anos com câncer de próstata. Atualmente com 56 anos, o músico reconhece que sua assimilação da doença mudou com o tempo, assim como a reação em relação a como encara a situação.
Durante entrevista ao The Sound Lab (via Blabbermouth), o artista foi questionado sobre como estaria seu estado de saúde no momento. Ele respondeu: "Tenho 56 anos e estou me sentindo bem. Tenho câncer e não estou mais chorando por isso. Isso é algo enorme para mim. Ao juntar isso com estar em uma banda, ter orgulho do que faço e me desafiar, sinto que minha vida está completa agora e eu gosto disso."
Ao falar sobre como está o controle da doença, Tim declarou: "Eu tenho câncer. Essa é a situação. As pessoas às vezes perguntam: 'Ele se foi?' E é, tipo, câncer — não importa se você tem câncer de pele, câncer de próstata ou câncer de pulmão, e digamos que você faça tratamento e ele entre em remissão, você nunca vai dizer: 'Legal, ele se foi. Ele se foi. Eu não tenho mais.' Você sempre vai ter. É um passageiro sombrio que você carrega, se preocupa, tem que fazer exames e esse tipo de coisa. Então ele está sempre lá."
Commerford também reconheceu que a perspectiva mudou com o passar do tempo. "Houve um período de cerca de dois anos em que eu não teria conseguido fazer esta entrevista, pois teria ficado muito emotivo. Você me perguntava sobre o câncer e eu começava a chorar. Isso era a coisa mais difícil, pior do que qualquer tratamento. Era como: 'Uau, eu vou chorar agora em todos os lugares que eu for? Vai ser assim?' E em algum momento ao longo da linha, porque eu mantenho a forma, tenho orgulho disso, faço muitos exercícios e estou me mantendo em muito boa forma, eu acho, e para um cara de 56 anos, eu sinto que estou em muito boa forma. Para um cara com câncer, eu sinto que estou em muito boa forma. E então essas duas coisas realmente me fortaleceram."
Tim passou por uma cirurgia em 2022, pouco antes de o Rage Against the Machine ter retomado as atividades – que estão novamente suspensas sem previsão de retorno.
No momento, ele comanda o projeto 7D7D. O trio é formado pelo baixista, pelo baterista Mathias Wakrat, com quem ele tocou na banda de hardcore que leva o sobrenome do músico, e pelo guitarrista Jonny Polonsky, com quem mantém amizade desde os tempos de Audioslave. O grupo vem lançando singles e planeja um álbum para em breve.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps