Pete Townshend abre o jogo sobre luta contra a depressão
Por João Renato Alves
Postado em 19 de novembro de 2024
Pete Townshend, guitarrista e principal compositor do The Who, abriu o jogo sobre sua luta contra a depressão durante recente entrevista ao The Sunday Times, repercutida pela Classic Rock. O músico de 79 anos admitiu que a condição o afeta diariamente. No entanto, reconhece que não sente à vontade para falar com médicos sobre o tema.
ATENÇÃO: AS DECLARAÇÕES ABAIXO PODEM CONTER CONTEÚDO QUE DESPERTA GATILHOS.
** No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV), associação civil sem fins lucrativos, oferece apoio emocional e prevenção do suicídio gratuitamente, 24 horas por dia. Qualquer pessoa que queira e precise conversar, pode entrar em contato com o CVV, de forma sigilosa, pelo telefone 188, além de e-mail, chat e Skype, disponíveis no site www.cvv.org.br.
"Quando acordo, tenho pensamentos suicidas, realmente suicidas. Leva cerca de 30 minutos para me livrar dos pensamentos mais sombrios, auxiliado por alguns estimulantes de humor prescritos por mim mesmo e comumente disponíveis."
Quais seriam esses estimulantes? Coisas simples, que todos podemos encontrar – embora não seja exatamente a maneira mais segura de lidar com a situação.
"Tomo algumas xícaras de chá, dois biscoitos digestivos — aparentemente equivalentes a 17 torrões de açúcar — e me sinto feliz. Se eu começar a ler as notícias antes de tomar minha xícara de chá, vou pintar um quadro muito sombrio da vida. Apesar do fato de ter tudo o que quero e tudo o que preciso... E tive uma vida realmente extraordinária."
Townshend revelou ter feito terapia por três anos na década de 1980, mas não levou adiante.
"Depois do terceiro ano, percebi que a mulher que me aconselhava tinha dito apenas três palavras. Eu estava apenas ouvindo a mim mesmo. Então, agora eu apenas escrevo diários. Todas as manhãs eu me reconstruo em um sentido com chá, café e algumas pílulas de vitaminas."
O guitarrista admite que não se sente confortável com ninguém que afirma ter todas as respostas para o bem-estar mental.
"Acho que, por causa das mídias sociais em particular, compartilhamos inconsequentemente não apenas nossas ansiedades, mas também talvez nossas soluções. Somos um pouco descuidados com isso porque o que funciona para mim não necessariamente funcionará para você."
Nascido na zona oeste de Londres, Peter Dennis Blandford Townshend era filho de músicos. Seu pai, Cliff, foi saxofonista da banda da aeronáutica. Sua mãe, Betty, cantava com orquestras locais. Sua vida mudou após assistir ao filme "Rock Around The Clock", em 1956. Mais tarde, ainda assistiria um show de Bill Haley And His Comets.
Entre 1961 e 1964, integrou o The Detours, onde conheceu Roger Daltrey. Os dois seguiriam a parceria no The Who, uma das bandas mais influentes da história do rock. Até hoje, o grupo vendeu mais de 100 milhões de discos em todo o mundo. Também lançou discos solo, além de colaborar com outros artistas e trabalhar em roteiros para teatro, musicais e cinema.
Em 2003, foi preso por ter acesso a sites de pedofilia. Alegou ter se valido de uma permissão oficial para entrar e investigar o conteúdo, visando expor envolvidos e publicar um livro sobre o tema. Acabou absolvido pela justiça.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps