Edgard Scandurra conta como odiou o som de um show do The Cure e como as coisas melhoraram
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de novembro de 2024
Em entrevista ao canal MPB Bossa, o guitarrista Edgard Scandurra, ícone do rock nacional e membro da banda Ira!, revelou um episódio curioso de sua relação com a cena musical internacional. Durante a conversa, ele mencionou uma experiência frustrante com um show da banda britânica The Cure, realizado no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Sem rodeios, Scandurra descreveu o evento como decepcionante, explicando que o local e as condições do som prejudicaram a experiência.
Ira! - Mais Novidades
"Teve um show que eu não gostei, cara... Já que é pra falar, foi o do The Cure, no ginásio do Ibirapuera", disse o músico. "Eu acho que não foi por causa do The Cure, mas por causa do ginásio do Ibirapuera, que é um lugar gigantesco com um teto lá em cima que fazia o som reverberar demais, sabe? Na época, a gente não tinha uma tecnologia e um equipamento de som tão bons como os de hoje."
Scandurra ressaltou que, no período em que o show foi realizado, os recursos de áudio disponíveis não eram suficientes para driblar as dificuldades acústicas do ginásio, e a reverberação atrapalhou a qualidade sonora. Segundo ele, com as inovações atuais, um show no mesmo local teria outra experiência sonora.
"Acho que hoje dá pra tocar em qualquer lugar, até no ginásio do Ibirapuera, e o som fica bom. Foi um show em que eu não consegui entender nada, não consegui ouvir direito as músicas", continuou.
Além das falhas técnicas, Scandurra revelou que a apresentação foi promovida com um slogan grandioso, o que elevou suas expectativas antes do evento e contribuiu para sua decepção. Ele mencionou o exagero das campanhas publicitárias e criticou a afirmação de que o The Cure seria "a melhor banda de rock do mundo".
"Estavam vendendo esse show como o da ‘melhor banda de rock do mundo’. The Cure é uma grande banda, mas nunca foi a melhor banda de rock do mundo. Então, já fui meio emburrado pra esse show, ouvi três músicas e fui embora", afirmou o guitarrista. "The Cure é uma grande banda, mas não é a melhor do mundo, né? Vamos combinar, nem existe isso... é uma jogada de marketing."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
Como foi gravar músicas do Rainbow com o Dio, segundo James Hetfield do Metallica
Slipknot confirma produtor com o qual está trabalhando em novas músicas
Guitarrista do Kiss, Tommy Thayer lança nova banda, Shogun Mojo
Slash elege os 10 maiores riffs de guitarra de todos os tempos
O truque de Paul Stanley em shows do Kiss que Bruce Dickinson queria levar ao Iron Maiden
O melhor timbre de guitarra de todos os tempos para Slash; "pesado pra caramba"
A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
System of a Down puxa coro contra o Oasis durante show em Londres
Mick Jagger relembra onde estava em 1966, quando a Inglaterra venceu sua única Copa do Mundo
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
O conselho de John Lennon que até hoje Mick Jagger lamenta ter seguido
A música de Bruce Dickinson que imagina Jesus na era dos influenciadores digitais
A música "numero 1" do AC/DC, na opinião de Angus Young
Show do Megadeth no Hellfest 2026 é disponibilizado no YouTube

10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Assista ao "Sons de SP: Rock" documentário da TV Globo sobre o estilo musical
A vergonhosa prática atual que faz críticas a gravadoras perderem sentido, segundo Nasi
O clássico imortal do rock que fez Charles Gavin mergulhar de cabeça no mundo da música


