Edgard Scandurra conta como odiou o som de um show do The Cure e como as coisas melhoraram
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de novembro de 2024
Em entrevista ao canal MPB Bossa, o guitarrista Edgard Scandurra, ícone do rock nacional e membro da banda Ira!, revelou um episódio curioso de sua relação com a cena musical internacional. Durante a conversa, ele mencionou uma experiência frustrante com um show da banda britânica The Cure, realizado no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Sem rodeios, Scandurra descreveu o evento como decepcionante, explicando que o local e as condições do som prejudicaram a experiência.
Ira! - Mais Novidades
"Teve um show que eu não gostei, cara... Já que é pra falar, foi o do The Cure, no ginásio do Ibirapuera", disse o músico. "Eu acho que não foi por causa do The Cure, mas por causa do ginásio do Ibirapuera, que é um lugar gigantesco com um teto lá em cima que fazia o som reverberar demais, sabe? Na época, a gente não tinha uma tecnologia e um equipamento de som tão bons como os de hoje."
Scandurra ressaltou que, no período em que o show foi realizado, os recursos de áudio disponíveis não eram suficientes para driblar as dificuldades acústicas do ginásio, e a reverberação atrapalhou a qualidade sonora. Segundo ele, com as inovações atuais, um show no mesmo local teria outra experiência sonora.
"Acho que hoje dá pra tocar em qualquer lugar, até no ginásio do Ibirapuera, e o som fica bom. Foi um show em que eu não consegui entender nada, não consegui ouvir direito as músicas", continuou.
Além das falhas técnicas, Scandurra revelou que a apresentação foi promovida com um slogan grandioso, o que elevou suas expectativas antes do evento e contribuiu para sua decepção. Ele mencionou o exagero das campanhas publicitárias e criticou a afirmação de que o The Cure seria "a melhor banda de rock do mundo".
"Estavam vendendo esse show como o da ‘melhor banda de rock do mundo’. The Cure é uma grande banda, mas nunca foi a melhor banda de rock do mundo. Então, já fui meio emburrado pra esse show, ouvi três músicas e fui embora", afirmou o guitarrista. "The Cure é uma grande banda, mas não é a melhor do mundo, né? Vamos combinar, nem existe isso... é uma jogada de marketing."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
5 discos obscuros de rock dos anos 80 que ganharam nota dez da Classic Rock
O Monsters of Rock 2026 entregou o que se espera de um grande festival
"Provavelmente demos um tiro no próprio pé" diz Rich Robinson, sobre o Black Crowes
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
O exagero de John Bonham que Neil Peart não curtia; "Ok, já chega!"
Angela Gossow afirma que Kiko Loureiro solicitou indenização por violação de direitos autorais
Exausto das brigas, guitarrista não vê a hora de o Journey acabar de vez
O álbum do Testament onde os vocais melódicos de Chuck Billy não funcionaram
Produção do Bangers Open Air conta como festival se adaptou aos headbangers quarentões
A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Anika Nilles relembra como foi seu primeiro ensaio como baterista do Rush
Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026


A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra


