Rivalidade que nada - Steve Vai relembra como era sua amizade com Eddie Van Halen
Por André Garcia
Postado em 05 de novembro de 2024
Em 1984, Quando o Van Halen foi para um lado e seu vocalista David Lee Roth para outro, ambos eram gigantes, e ninguém sabia ao certo que é que estava perdendo com aquilo. Hoje, décadas depois, sabemos bem, mas no frigir dos ovos não dava para saber.
Dessa forma, assim como se dizia que Sammy Hagar substituiu DLR no Van Halen, podia se dizer também que Steve Vai substituiu Eddie Van Halen na banda solo de David Lee Roth — que, por vingança, quis formar um supergrupo ainda mais Van Halen que o Van Halen.
E foi assim que Eddie se sentiu quando ouviu. Ele já confessou ter sentido que Vai tocava "mais como eu do que eu mesmo", e que teve uma crise existencial pensando "Então essa é a imagem que as pessoas têm de mim?".
Insegurança à parte, Eddie admirava Steve, mas sentia não poder se aproximar dele enquanto ele estivesse dormindo, quer dizer, tocando com o inimigo. Tanto que, em entrevista para a Rolling Stone em 2020, Steve Vai relembrou que "no dia seguinte à minha saída da banda de David Lee Roth, não sei como Edward [Van Halen] descobriu, mas ele me ligou. Aquele foi o início de um bom relacionamento e amizade."
"Durante uns seis meses", prosseguiu, "a gente saiu juntos e eu conheci o cara. Fui no estúdio dele. Ele tocou para mim todas aquelas fitas que ele tinha guardadas, dele sempre compondo e tocando. Ele me mostrou coisas que nunca foram lançadas! Eu perguntei "Por que você não lança um disco solo, e ele disse que sempre considerou os discos do Van Halen como seus discos solo. Mas aquele material que ele me mostrou era muito bom — era tudo aquilo que a gente tanto amava em seu jeito de tocar."
"Eu estava [...] no meu estúdio, com minha guitarra, meu equipamento, meus pedais, meus amplificadores... Aí Edward chegou [...] e me disse 'Deixa eu te mostrar uma parada em que eu estava trabalhando'. Ele pegou minha guitarra, começou a tocar e você percebia imediatamente que era o som de Edward Van Halen — não tinha nada a ver comigo. [...] Ele estava tocando exatamente o mesmo equipamento que eu, mas o som que saía era dele".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps