Os pesados insultos de Nicko McBrain a Bruce Dickinson quando ele saiu do Iron Maiden
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de novembro de 2024
Nicko McBrain, baterista do Iron Maiden, não escondeu o ressentimento com a saída de Bruce Dickinson da banda na época do álbum "Fear of the Dark", manifestando, em entrevistas daqueles tempos, reações duras e diretas.
Trechos dessas entrevistas, com xingamentos bastante contundentes, foram republicados no livro "Fear of the Dark – Um Clássico do Iron Maiden", da editora Estética Torta, escrito por Stjepan Juras, revelando detalhes das tensões internas.
Em uma das passagens, McBrain declarou: "Ele que se foda, bora arranjar um vocal novo! É isso. Curto e grosso. Meu pai – que descanse em paz – me disse isto uma vez: ‘Filho, se alguém pisar no nome McBrain, vai ser uma vez só’. E ele pisou! Está saindo da porra da banda, aquele merdinha! É claro que pisou! Ele disse: ‘foda-se, fui’. Se isso não é pisar em alguém, então que porra é essa?".

Segundo o baterista, Dickinson teria "pisado" no nome do grupo ao decidir sair e, para McBrain, isso era inaceitável. Ele ainda relatou que compartilhou sua frustração com Steve Harris, o baixista e fundador da banda, que teria compreendido a gravidade da situação.
McBrain também sugeriu que a decisão de Dickinson foi influenciada por outras pressões, como a busca por uma carreira solo e o desejo de se distanciar do grupo, além da crescente vida familiar do vocalista e sua presença frequente em Los Angeles. O baterista comentou ainda a percepção de uma queda de esforço por parte de Dickinson nos últimos shows da turnê Fear of the Dark, observando que, em algumas noites, o vocalista parecia distante.
Com a saída de Dickinson, McBrain expressou otimismo sobre o futuro da banda, afirmando que pretendiam seguir adiante e encontrar um novo vocalista para manter o Iron Maiden em atividade. "Ainda dá para tirar bastante proveito dessa banda. Ainda não morremos. Quando existe vontade, existe uma porra de um caminho", finalizou McBrain.
Confira a íntegra da fala de Nicko abaixo. O livro está com 20% de desconto no site da Estética Torta com o cupom WHIPLASH20.
"Ele está seguindo o caminho dele; nós estamos seguindo o nosso. Ele que se foda, bora arranjar um vocal novo! É isso. Curto e grosso. Meu pai – que descanse em paz – me disse isto uma vez: ‘Filho, se alguém pisar no nome McBrain, vai ser uma vez só’. E ele pisou! Está saindo da porra da banda, aquele merdinha! É claro que pisou! Ele disse: ‘foda-se, fui’. Se isso não é pisar em alguém, então que porra é essa?
Contei pro Steve o que o meu velho me disse e acredito que ele achou que era uma analogia sensata! Parece que as coisas foram se acumulando pro Bruce. Ele está escrevendo roteiros, livros... Ele pratica esgrima, tem família. Talvez tenha sido pressão da mulher dele, sei lá. E ele também foi pra LA e você sabe como são babacas lá. ‘Ah, Bruce, você é foda pra caralho. É você via ter uma puta carreira solo, larga aquele bando de decadentes de merda’. Trabalhei com ele por 10 anos.
Ele sempre vai poder contar comigo, mas ainda estou magoado, porque ele não gosta mais da banda. A essa altura, isso não é legal, não. Tem noites em que vejo Bruce cantar de uma forma que nunca cantou antes. Hoje não foi uma delas. Às vezes, nem consigo escutá-lo e fico imaginando se o retorno está fodido. Ele está de sacanagem. Beleza, é assim que ele lida com isso. Só que eu como, vivo, respiro e cago essa banda.
E eu sinto mesmo que ele não quer ficar aqui. Todo mundo se sentiu m pouco igual sobre o esforço de Bruce e o jeito de que vem se apresentando. Mas a gente não pode deixar isso nos atingir. Para mim, continua sendo a Fear of the Dark Tour, não é uma turnê de despedida de Bruce. Não tem porra nenhuma a ver com isso. Não vejo a hora desta turnê terminar e encontrarmos um vocalista novo. Quero que a gente encontre um vocal novo e grave um álbum novo. Ainda dá para tirar bastante proveito dessa banda. Ainda não morremos. Quando existe vontade, existe uma porra de um caminho. Vai dar tudo certo pra gente".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Lemmy e a inusitada gentileza com Kinder Ovos ao receber Fernanda Lira no camarim
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
Regis Tadeu esculhamba "Atlas" e "Nothin", as duas músicas "novas" do Guns N' Roses
Régis Tadeu explica o que está por trás da aposentadoria do Whitesnake


Steve Harris admite que a aposentadoria está cada vez mais próxima
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Álbum ao vivo da última turnê de Paul Di'Anno será lançado em 2026
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
Bruce Dickinson não sabe se o Iron Maiden seria tão grande se ele não tivesse voltado à banda
Qual é a "vice-campeã" de plays em cada álbum do Iron Maiden? Veja a lista
Bandas que (quase) todo fã de rock e metal gosta - Parte 1
Como Steve Harris e Bruce Dickinson, do Iron Maiden, tão diferentes, dão certo juntos


