Os pesados insultos de Nicko McBrain a Bruce Dickinson quando ele saiu do Iron Maiden
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de novembro de 2024
Nicko McBrain, baterista do Iron Maiden, não escondeu o ressentimento com a saída de Bruce Dickinson da banda na época do álbum "Fear of the Dark", manifestando, em entrevistas daqueles tempos, reações duras e diretas.
Trechos dessas entrevistas, com xingamentos bastante contundentes, foram republicados no livro "Fear of the Dark – Um Clássico do Iron Maiden", da editora Estética Torta, escrito por Stjepan Juras, revelando detalhes das tensões internas.
Em uma das passagens, McBrain declarou: "Ele que se foda, bora arranjar um vocal novo! É isso. Curto e grosso. Meu pai – que descanse em paz – me disse isto uma vez: ‘Filho, se alguém pisar no nome McBrain, vai ser uma vez só’. E ele pisou! Está saindo da porra da banda, aquele merdinha! É claro que pisou! Ele disse: ‘foda-se, fui’. Se isso não é pisar em alguém, então que porra é essa?".

Segundo o baterista, Dickinson teria "pisado" no nome do grupo ao decidir sair e, para McBrain, isso era inaceitável. Ele ainda relatou que compartilhou sua frustração com Steve Harris, o baixista e fundador da banda, que teria compreendido a gravidade da situação.
McBrain também sugeriu que a decisão de Dickinson foi influenciada por outras pressões, como a busca por uma carreira solo e o desejo de se distanciar do grupo, além da crescente vida familiar do vocalista e sua presença frequente em Los Angeles. O baterista comentou ainda a percepção de uma queda de esforço por parte de Dickinson nos últimos shows da turnê Fear of the Dark, observando que, em algumas noites, o vocalista parecia distante.
Com a saída de Dickinson, McBrain expressou otimismo sobre o futuro da banda, afirmando que pretendiam seguir adiante e encontrar um novo vocalista para manter o Iron Maiden em atividade. "Ainda dá para tirar bastante proveito dessa banda. Ainda não morremos. Quando existe vontade, existe uma porra de um caminho", finalizou McBrain.
Confira a íntegra da fala de Nicko abaixo. O livro está com 20% de desconto no site da Estética Torta com o cupom WHIPLASH20.
"Ele está seguindo o caminho dele; nós estamos seguindo o nosso. Ele que se foda, bora arranjar um vocal novo! É isso. Curto e grosso. Meu pai – que descanse em paz – me disse isto uma vez: ‘Filho, se alguém pisar no nome McBrain, vai ser uma vez só’. E ele pisou! Está saindo da porra da banda, aquele merdinha! É claro que pisou! Ele disse: ‘foda-se, fui’. Se isso não é pisar em alguém, então que porra é essa?
Contei pro Steve o que o meu velho me disse e acredito que ele achou que era uma analogia sensata! Parece que as coisas foram se acumulando pro Bruce. Ele está escrevendo roteiros, livros... Ele pratica esgrima, tem família. Talvez tenha sido pressão da mulher dele, sei lá. E ele também foi pra LA e você sabe como são babacas lá. ‘Ah, Bruce, você é foda pra caralho. É você via ter uma puta carreira solo, larga aquele bando de decadentes de merda’. Trabalhei com ele por 10 anos.
Ele sempre vai poder contar comigo, mas ainda estou magoado, porque ele não gosta mais da banda. A essa altura, isso não é legal, não. Tem noites em que vejo Bruce cantar de uma forma que nunca cantou antes. Hoje não foi uma delas. Às vezes, nem consigo escutá-lo e fico imaginando se o retorno está fodido. Ele está de sacanagem. Beleza, é assim que ele lida com isso. Só que eu como, vivo, respiro e cago essa banda.
E eu sinto mesmo que ele não quer ficar aqui. Todo mundo se sentiu m pouco igual sobre o esforço de Bruce e o jeito de que vem se apresentando. Mas a gente não pode deixar isso nos atingir. Para mim, continua sendo a Fear of the Dark Tour, não é uma turnê de despedida de Bruce. Não tem porra nenhuma a ver com isso. Não vejo a hora desta turnê terminar e encontrarmos um vocalista novo. Quero que a gente encontre um vocal novo e grave um álbum novo. Ainda dá para tirar bastante proveito dessa banda. Ainda não morremos. Quando existe vontade, existe uma porra de um caminho. Vai dar tudo certo pra gente".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
As bandas de heavy metal favoritas de Rob Halford; "o som deles me abalou até o fundo"
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
Steve Harris esclarece que o Iron Maiden não foi fundado no Natal de 1975
Iron Maiden começou a lucrar de verdade a partir do terceiro disco, diz Steve Harris

A importante lição que Steve Harris, do Iron Maiden, aprendeu com o Genesis
Bruce Dickinson relembra "Killers" e diz que gostaria de ter participado do álbum
Bruce Dickinson relembra o teste "estranho" que fez para entrar no Iron Maiden
A melhor música de heavy metal lançada em 1980, segundo o Loudwire
Steve Harris revela qual música gostaria de resgatar para os shows do Iron Maiden
"Se viraram bem sem mim" - Adrian Smith relembra audição frustrada para grande banda em 1991
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
Vocalista do DevilDriver manda a real para Bruce Dickinson sobre maconha em shows
Bruce Dickinson revela sua vocalista preferida; "linda no folk e fantástica no metal"


