O verdadeiro significado da incompreendida "A Tout Le Monde", segundo Dave Mustaine
Por Mateus Ribeiro
Postado em 22 de dezembro de 2024
O catálogo da banda Megadeth apresenta músicas que se tornaram clássicos atemporais do Heavy Metal. Dentre essas obras, uma das mais populares é "A Tout Le Monde", que pode ser encontrada em "Youthanasia", sexto álbum de estúdio do quarteto, lançado em novembro de 1994.
Uma das composições mais tocantes do Megadeth, "A Tout Le Monde" mostra o lado sensível de Dave Mustaine, guitarrista, vocalista, fundador e líder do grupo. O refrão da música, cantado em francês e inglês, é uma mensagem de despedida, como pode ser visto a seguir.
"Para todo o mundo
A todos os meus amigos
Eu vos amo
Eu vou partir
Estas são as últimas palavras
Que eu vou dizer
E elas me libertarão"
A mensagem cantada por Mustaine no refrão de "A Tout Le Monde" gerou problemas. O seu clipe ficou fora da programação da MTV, porque a obra passou a ser rotulada como "música suicida". A situação embaraçosa tem a ver com uma trapalhada protagonizada pelo líder do Megadeth. Na matéria assinada por Igor Miranda, é possível ler mais sobre o caso.
Em dezembro de 2023, Mustaine concedeu entrevista à Spin Magazine, e falou, entre outros assuntos, sobre a letra da música que é o tema desta nota. De acordo com o frontman, "A Tout Le Monde" tem a ver com um sonho em que sua finada mãe apareceu (via Ultimate Guitar).
"Basicamente, tratava-se de um sonho que tive em que... Minha mãe morreu de repente, e foi muito chocante. Em meu sonho, minha mãe conseguiu voltar à Terra e dizer apenas uma coisa. E essa única coisa era: ‘Eu te amo’. Pensei que seria ótimo se eu pudesse, quando fosse para o céu, voltar e dizer uma coisa para as pessoas que amo - eu gostaria de dizer: ‘Eu te amo’. Não gostaria de dizer, por exemplo: ‘Não toque nisso’ ou algo estúpido. Eu preferiria que fosse algo significativo."
Na mesma entrevista, Mustaine comentou uma situação delicada que envolve "A Tout Le Monde". A canção foi parar nos noticiários em setembro de 2006, quando um rapaz chamado Kimveer Singh Gill entrou armado no colégio Dawson College (localizado em Montreal, Canadá), matou uma pessoa, feriu outras 19 e cometeu suicídio. O atirador, que era fã do Megadeth, teria citado "A Tout Le Monde" em seu blog.
"Infelizmente, no Canadá, houve alguma controvérsia em torno da música, mas eu lidei com isso. Eu disse que não deixaria aquele cara tentar tirar minha música das pessoas para quem eu a escrevi. E essa coisa meio que foi embora - tentar nos culpar por isso. Foi muito parecido com o que aconteceu com o Judas Priest há muito tempo. Mas acho que a música é linda e as pessoas a adoram."
"A Tout Le Monde" apareceu em 1128 shows do Megadeth e é a nona música que o quarteto mais tocou ao vivo. No Spotify, a balada pesada acumula 132 milhões de plays.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps