O hit que surgiu após Cazuza fazer Rita Lee superar mágoa que nutria por Ezequiel Neves
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de dezembro de 2024
Rita Lee e Cazuza formaram uma parceria musical inesperada e marcante em "Perto do Fogo". O encontro que resultou na composição teve um pano de fundo curioso, narrado pela própria Rita no livro "Preciso Dizer Que Te Amo", que traz explicações sobre letras de Cazuza.
Rita relata o encontro com Cazuza, mediado por João Araújo, pai do cantor. Em um trecho da obra, ela descreve: "Certa vez fui ao Rio gravar um programa de televisão e acabei cruzando com João Araujo pelos corredores da Globo. Papeamos e no fim expedi um mandato de beijos para ser entregue pessoalmente ao filho Cazuza, que já estava bastante dodói. Acredito que o pai mensageiro tenha sido bastante eficiente no recado, pois dia seguinte cedinho recebi no hotel uma letra de música com telefone de contato: 'Qualquer dia, qualquer hora, beijos, Cazuza'."
Ela ligou imediatamente, sendo surpreendida por um pedido direto de Cazuza: "‘Lee! você sabe que estou muito doente e que não vou morrer antes de você e Zeca fazerem as pazes na minha frente, portanto vamos tratar de marcar um encontro pra ontem!’"
O "Zeca" em questão era Ezequiel Neves, jornalista, produtor musical e amigo próximo de Cazuza, mas desafeto de longa data de Rita Lee. O atrito entre os dois teria origem em boatos que Ezequiel teria espalhado ao longo dos anos, incluindo falsas notícias sobre leucemia e outros comentários pessoais sobre a artista. Rita não escondia o desprezo por Neves, referindo-se a ele como "Abominável das Neves" e "Rasputinho".
Ainda assim, a insistência de Cazuza fez Rita aceitar o encontro. No livro, ela revela sua decisão: "‘Cheguei no pedaço na hora marcada e quando entrei no quarto fiz toda a encenação ao grand complet... sorrisos, apertos de mão e até um abraço no abominável eu dei!’" O resultado foi a composição de "Perto do Fogo", uma colaboração entre duas figuras icônicas da música brasileira.
O conflito de Rita Lee com Ezequiel Neves
Ezequiel Neves, produtor e crítico musical, teve papel fundamental no lançamento de artistas como Cazuza, Ney Matogrosso e Barão Vermelho. Apesar de seu sucesso profissional, a relação com Rita Lee foi marcada por desentendimentos.
Em um texto do site Papel Pop, menciona-se que Ezequiel teria divulgado uma falsa informação sobre a saúde de Rita, afirmando que a cantora estava com leucemia. O boato foi, inclusive, um dos fatores que a levaram a se apresentar na primeira edição do Rock in Rio, em 1985. Segundo o site Raul e Literatura, ele também teria espalhado rumores pessoais sobre a vida da artista, o que alimentou a mágoa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps