Os 7 únicos discos de rock e o único de metal do top 100 Melhores de 2024 da Rolling Stone
Por André Garcia
Postado em 05 de dezembro de 2024
Todo fim de ano, quando novembro chega ao fim, minha mãe desenterra o CD da Simone. No jornalismo musical é habitual surgirem as listas de melhores do ano — e uma das mais tradicionais dela é o top 100 da Rolling Stone.
A lista deste ano, The 100 Best Albums Of 2024, mostra que o rock segue na segunda divisão do mainstream: dos 100, só sete dos álbuns foram de rock; e, mesmo assim, dos sete, seis foram de veteranos (sendo que metade tem 65 anos ou mais).
Chama atenção na lista que o álbum de rock melhor avaliado ficou em #20. Chama atenção também o fato de ter só um álbum de metal em toda a lista, "From Hell I Rise", do Kerry King — e mesmo assim ficou em #93; mais um pouquinho e teria ficado de fora.
#93 Kerry King (ex-Slayer), From Hell I Rise
"O primeiro álbum solo do ex-guitarrista do Slayer, Kerry King, que é basicamente o 'Still D.R.E.' do thrash metal.[...] Ele soa como o Slayer — e, às vezes, como o Slayer em sua melhor forma."
#58 Fontaines D.C. (queridinhos de Elton John), Romance
"Cada música do 'Romance' funciona como seu próprio universo cinematográfico fantástico, com personagens fictícios e monólogos detalhados, acompanhados de elementos sonoros de uma curadoria impecável."
#57 John Cale (ex-Velvet Underground), POPtical Illusion
"'POPtical Illusion' é repleto de músicas sombrias sobre um planeta em chamas, mas repleto de energia lúdica, misturando sintetizadores e guitarras com batidas eletrônicas de um velho entusiasta do hip-hop."
#48 The Cure, Songs of a Lost World
"Robert Smith vai às profundezas de seu coração cheio de teias de aranha, mergulhando fundo na perda e no luto. É um álbum [tão coeso] que começa com o verso''Este é o fim de toda música que canto' e fecha com 'Deixado sem nada ao fim de cada música'.
#35 The Smile (de dois dos Radioheads), Wall of Eyes
"Enquanto o primeiro disco do Smile foi um pouco mais agitado do que o último do Radiohead, este é mais moderado — mas tem uns hits de primeira."
#26 Kim Gordon (ex-Sonic Youth), The Collective
"Kim Gordon, co-fundadora do Sonic Youth e ícone do indie-rock, completou 71 anos [!!!] este ano e lançou um dos álbuns mais ousados de sua carreira."
#20 Jack White (ex-White Stripe), No Name
"'No Name' funde os dois lados de Jack White — o roqueiro e o esquisitão — com a maior fluidez que ele já teve. É uma das batidas mais densas e [estilo White Stripes] que ele já apresentou em cerca de 20 anos."
Melhores de 2024
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps