A tragédia que acabou com os Beatles para John Lennon: "Entramos em colapso"
Por André Garcia
Postado em 01 de dezembro de 2024
Ao longo dos anos 60, várias pessoas no entorno dos Beatles receberam a alcunha de "quinto beatle" — do baterista Jimmie Nicol ao roadie Mal Evans passando por Yoko Ono. Quando o assunto era o estúdio, pelo menos, ninguém fez tanto jus à alcunha quanto o produtor e maestro George Martin.
Outra figura tão importante para a banda que foi praticamente um membro dela foi o empresário Brian Epstein: que descobriu a banda quando ela ainda tocava no minúsculo Cavern Club, mudou seu visual e cuidou não só de toda a parte empresarial como também de marketing.
Beatles - Mais Novidades
Infelizmente, a pressão de cuidar praticamente sozinho da maior banda do mundo, somada a seus conflitos internos por não se aceitar como homossexual o levaram ao abuso de bebidas e remédios. Em 27 de agosto de 1967 ele morreu de overdose; pode não ter sido aos 27, mas foi aos 32. O pop não poupa ninguém — nem os empresários.
O vácuo deixado pela súbita ausência da liderança e figura paterna de Epstein, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr começaram a bater cabeça com coisas nas quais não passavam de amadores. Dali surgiram as tensões que em questão de poucos anos resultaria na separação do quarteto.
Em entrevista para Jann Wenner, fundador da Rolling Stone, Lennon relembrou: "Depois que Brian Epstein morreu, entramos em colapso. Paul McCartney assumiu o controle e supostamente nos liderou, mas o que é liderança quando se anda em círculos? Foi ali que nos separamos. Aquela foi a causa da separação, sabe."
"Quando recebi a notícia da morte dele a gente estava no País de Gales com o guru indiano Maharishu. [...] [De imediato] eu sabia que a gente estava ferrado: eu não tinha qualquer ilusão sobre nossa capacidade de fazer qualquer coisa fora música. E fiquei assustado! Para mim a gente tava lascado."
"Parece que Paul sentia [...] que a gente tinha que ser grato a ele [...] por ter mantido os Beatles funcionando. Só que, se você reparar, só manteve a banda em atividade para seu próprio bem! Não foi por mim que Paul lutou. Paul tentou continuar como se Brian não tivesse morrido; como se dissesse 'Bora lá, galera, vamos gravar um disco'.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
5 hits de 2001 que ainda serão ouvidos 100 anos depois, segundo a Far Out
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
O rival que Eddie Van Halen achava sem feeling: "Será que é assim que me enxergam?"
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
5 músicas de metal com refrãos feitos na medida para você pular sem parar
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
O álbum do Judas Priest que não fez sucesso no lançamento, mas virou um clássico
Richie Sambora faz show com seu substituto no Bon Jovi, Phil X
O rockstar que puxou uma faca para Malcolm Young nos anos setenta
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
Canhão do palco cai do lado e assusta Brian Johnson durante show do AC/DC em Las Vegas
Austrália: da terra do AC/DC, 3 bandas que você precisa ouvir
A música dos Rolling Stones que Mick Jagger achou que ninguém gostava por 30 anos



5 músicas famosas gravadas quando a banda estava praticamente acabada
O compositor considerado o maior dos anos 60 tanto por Bob Dylan quanto por Paul Simon
A canção pop dançante que Lemmy colocou no nível dos maiores clássicos dos Beatles
Beatles anunciam relançamento de "Rubber Soul" remixado e com faixa inédita de John Lennon
Beatles marca grande anúncio para amanhã com contagem regressiva e mensagem misteriosa
A banda que acabou de superar os Beatles em ranking de vendas no Reino Unido
O clássico dos anos sessenta que Kurt Cobain tentava alcançar antes de morrer
O músico dos Beatles que Ringo Starr achava que não se encaixava na banda
O aspecto em que os Beatles eram muito superiores aos Rolling Stones, segundo Mick Jagger
Os 3 artistas que se queimaram com os Beatles, segundo George Harrison
O motivo pelo qual um retorno dos Beatles teria sido um "desastre", segundo Elton John
O clássico dos Beatles que precisou de 5 pessoas em 4 instrumentos para gravar um acorde


