A curiosa música que Frejat gravou em duas velocidades e depois escolheu a melhor
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de janeiro de 2025
Em uma entrevista ao canal do jornalista Sérgio Martins, Roberto Frejat revelou detalhes do processo criativo de seu álbum "Ao Redor do Precipício", lançado de forma independente em 4 de junho de 2020. O trabalho, que marcou seu retorno à produção de inéditas após 12 anos, traz elementos experimentais e pessoais que refletem a fase de reinvenção artística do cantor.
Um dos destaques do disco são as vinhetas, pequenas peças musicais que interligam as faixas principais. Segundo Frejat, essas ideias nasceram de momentos de improviso. "As três vinhetas do disco, especialmente a primeira e a última, surgiram de brincadeiras na guitarra ou no violão. Eu criava uma ideia e gravava no celular ou em outro dispositivo disponível", explicou.
Essas composições, batizadas de "Parada de Estrada Vazia" e "Ao Redor do Precipício", inicialmente não tinham função definida. "Percebi que não usava nada disso, porque faço música com base na letra. Não fazia sentido criar melodias sem propósito claro. Mas algumas ideias pareciam boas demais para serem descartadas. Conversei com o pessoal e sugeri incluir as vinhetas no disco. Elas não interromperiam o fluxo, mas serviriam como respiro entre as faixas", comentou.
O resultado, segundo ele, foi surpreendente: as vinhetas funcionaram como uma moldura para o álbum, estruturando-o com início, meio e fim. Entre as vinhetas, a que aparece no meio do tracklist se chama "Batidão Mix", uma peça criada quase por acaso. "Queria um batidão com guitarras pesadas. Começamos a trabalhar em cima disso e, de repente, a música nasceu", revelou. Nesse processo, a busca pelo ritmo ideal levou a uma escolha inusitada.
"Meu produtor sugeriu: ‘O negócio agora é 150 bpm’ (batidas por minuto). Concordei, mas propus gravar uma versão mais lenta também, para comparar depois. No final, gostamos mais da versão rápida", contou Frejat. A experimentação rendeu um resultado vibrante e marcante, que mistura elementos do rock com o "tamborzão", ritmo típico da música brasileira.
Frejat também comentou sobre a influência africana presente no ritmo. "Acho lindo isso do tamborzão, tem uma semente africana. É algo completamente genuíno nas comunidades do Brasil, especialmente onde há maioria negra. Isso faz muito sentido para mim."
"Ao Redor do Precipício" é o primeiro disco de Frejat desde sua saída do Barão Vermelho, banda da qual foi fundador e principal letrista. Em 2017, ele anunciou sua saída, permitindo que a banda seguisse com Rodrigo Suricato nos vocais, enquanto iniciava uma nova fase solo.
O álbum, produzido e lançado durante a pandemia de COVID-19, foi disponibilizado exclusivamente em plataformas digitais. A decisão reflete a adaptação do músico aos tempos modernos, marcados pelo consumo de música via streaming. O primeiro single, "Plante Urgente", foi lançado em março de 2020, antecipando o tom intimista e reflexivo do disco.
Confira a entrevista aqui.
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