O sucesso do Paralamas onde Herbert admite uma inspiração externa: "Na verdade é um roubo"
Por Bruce William
Postado em 17 de janeiro de 2025
Lançado em 24 de abril de 1986, "Selvagem?" é o terceiro álbum de estúdio do Paralamas do Sucesso e se tornou um marco na carreira da banda. O disco, que mistura Rock, Reggae e MPB com temáticas sociais, é o segundo mais vendido do grupo, ficando atrás apenas de "Vamo Batê Lata". Entre suas faixas de destaque, a canção-título se consolidou como um dos maiores sucessos dos Paralamas.
Paralamas Do Sucesso - + Novidades
Em entrevista de 1986 à revista Mix, Herbert Vianna explicou como surgiu a canção. "Essa música pintou quando estavam eu, Bi e o João tocando, e aí eu tive a ideia do riff de guitarra. Sempre tocávamos porque curtíamos e achávamos legal, e foi a última letra que escrevi para o disco. Eu estava passando a limpo as letras do disco, aqui em casa, e já tinha algumas ideias, como o lance de 'apresentam suas armas'. Aí afastei os papéis da mesa e escrevi a letra em alguns minutos, direto. A base já estava gravada, voltamos para o estúdio, pedi um microfone e, sem mostrar pra ninguém, botei a voz. Felizmente, todo mundo gostou. Liminha especialmente", contou o vocalista.
Mais de uma década depois, em um workshop realizado na IG&T em 1997, Herbert revelou um detalhe curioso sobre a composição de "Selvagem". Ao ser questionado sobre a canção, ele admitiu: "'Selvagem' na verdade é um roubo". Ele se referia à inspiração retirada da música "What Is Life", do Black Uhuru, descrita por ele como uma das maiores bandas de Reggae de todos os tempos. "Existe uma música do Black Uhuru que tem aquele...", comentou Herbert, reproduzindo os acordes conhecidos de "Selvagem" em um estilo mais limpo e cantando a letra original jamaicana.
Logo em seguida, Herbert explicou o processo de adaptação que levou à versão final da música: "Mas como na música quase nada se cria e muito se copia, a gente acabou transformando...", disse ele, enquanto transicionava para os acordes distorcidos que deram a identidade única de "Selvagem" na versão do Paralamas. Com bom humor, Herbert ainda concluiu: "É a coisa mais simples do mundo, até a minha mãe sabe tocar".
A fala de Herbert pode ser conferida no player a seguir, a partir dos dezoito minutos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Por que Aquiles Priester não quis opinar nas músicas do show do Angra, segundo o próprio
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder


Como Frejat aliviou a dor de João Barone após o acidente de avião de Herbert Vianna
Todas as tretas de Renato Russo com diversas bandas do rock nacional explicadas
A única banda de rock nacional que derrota os Paralamas para Pedro Bial
Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989
A banda nacional que Caetano Veloso se empolgou e achou que fosse britânica


