O sucesso do Paralamas onde Herbert admite uma inspiração externa: "Na verdade é um roubo"
Por Bruce William
Postado em 17 de janeiro de 2025
Lançado em 24 de abril de 1986, "Selvagem?" é o terceiro álbum de estúdio do Paralamas do Sucesso e se tornou um marco na carreira da banda. O disco, que mistura Rock, Reggae e MPB com temáticas sociais, é o segundo mais vendido do grupo, ficando atrás apenas de "Vamo Batê Lata". Entre suas faixas de destaque, a canção-título se consolidou como um dos maiores sucessos dos Paralamas.
Paralamas Do Sucesso - + Novidades
Em entrevista de 1986 à revista Mix, Herbert Vianna explicou como surgiu a canção. "Essa música pintou quando estavam eu, Bi e o João tocando, e aí eu tive a ideia do riff de guitarra. Sempre tocávamos porque curtíamos e achávamos legal, e foi a última letra que escrevi para o disco. Eu estava passando a limpo as letras do disco, aqui em casa, e já tinha algumas ideias, como o lance de 'apresentam suas armas'. Aí afastei os papéis da mesa e escrevi a letra em alguns minutos, direto. A base já estava gravada, voltamos para o estúdio, pedi um microfone e, sem mostrar pra ninguém, botei a voz. Felizmente, todo mundo gostou. Liminha especialmente", contou o vocalista.
Mais de uma década depois, em um workshop realizado na IG&T em 1997, Herbert revelou um detalhe curioso sobre a composição de "Selvagem". Ao ser questionado sobre a canção, ele admitiu: "'Selvagem' na verdade é um roubo". Ele se referia à inspiração retirada da música "What Is Life", do Black Uhuru, descrita por ele como uma das maiores bandas de Reggae de todos os tempos. "Existe uma música do Black Uhuru que tem aquele...", comentou Herbert, reproduzindo os acordes conhecidos de "Selvagem" em um estilo mais limpo e cantando a letra original jamaicana.
Logo em seguida, Herbert explicou o processo de adaptação que levou à versão final da música: "Mas como na música quase nada se cria e muito se copia, a gente acabou transformando...", disse ele, enquanto transicionava para os acordes distorcidos que deram a identidade única de "Selvagem" na versão do Paralamas. Com bom humor, Herbert ainda concluiu: "É a coisa mais simples do mundo, até a minha mãe sabe tocar".
A fala de Herbert pode ser conferida no player a seguir, a partir dos dezoito minutos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
Jane's Addiction anuncia que membros fizeram as pazes e comunica fim das atividades
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett

A gafe de Gilberto Gil que criou a rivalidade entre Titãs e Paralamas do Sucesso
Por que Paralamas do Sucesso se recusaram a tocar nos Rock in Rio 2 e 3, segundo produtor
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros


