Como Lewis Carroll fez Paul McCartney se libertar de crença que alavancou Beatles de vez
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de janeiro de 2025
Paul McCartney revelou, em seu livro "As Letras" (editora Belas Letras), como as obras do escrito britânico Lewis Carroll influenciaram diretamente sua abordagem criativa nos Beatles, abrindo caminhos para um estilo mais experimental e poético. Segundo ele, as histórias do autor de "Alice no País das Maravilhas" serviram de inspiração para que as canções pudessem ser mais livres e menos lineares.
Beatles - Mais Novidades
"Podemos adentrar num mundo surrealista, onde as histórias não fossem exatamente lineares e as canções não precisassem necessariamente fazer sentido", afirmou McCartney. Ele destacou que seu fascínio por Carroll começou na infância, com leituras em casa e na escola. Esse contato inicial foi crucial para a criação de letras repletas de trocadilhos e jogos de palavras, uma característica marcante em músicas como "Lady Madonna" e "Penny Lane".
McCartney explicou como essa abordagem mais ousada ajudou o grupo a se conectar ainda mais com os fãs: "Foi então que nos deparamos com esta incrível revelação: podíamos ser poéticos sem perder o contato com nossos fãs! Até podemos dizer que aconteceu exatamente o contrário. Ou seja, à medida que fomos nos tornando mais experimentais e enveredamos mais para o fluxo de consciência, a nossa base de fãs aumentou".
A poesia de "Penny Lane"
Lançada em 1967 como single, "Penny Lane" é um exemplo do surrealismo lírico que McCartney descreve. A música, com cenas aparentemente cotidianas de Liverpool, mistura elementos ambíguos e surreais, como o contraste entre um dia ensolarado e a iminência de chuva, ou o inverno que se aproxima em pleno verão.
A canção, repleta de memórias da infância dos Beatles, reflete o estilo "caleidoscópico" que McCartney menciona. A influência de Carroll é visível na maneira como as imagens e os trocadilhos se conectam, dando à música uma sensação onírica e ao mesmo tempo nostálgica.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tributo a Syd Barrett une Pink Floyd, David Bowie, Violeta de Outono e John Paul Jones
As Cinco Melhores Músicas de Andre Matos - Parte 1
Bruce Dickinson diz que prefere gravar novo álbum do Iron Maiden a fazer outra turnê
Após mais de três décadas, vocalista e ex-guitarrista do Saxon fazem as pazes
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
A banda dos anos 2000 que mais orgulhava Geddy Lee por seguir os passos do Rush
Especialista em ópera provoca fãs do Nightwish e coloca Tarja acima de Floor no canto lírico
Fernando Ribeiro cita Bolsonaro e Trump como exemplos de afastamento de Deus
As 10 bandas geniais que o metal esqueceu e não valorizou, segundo youtuber
Alissa White-Gluz descreve esforço "desafiador" de cantar no Dragonforce
5 clássicos do rock nacional que passam de 7 minutos de duração
O álbum do Slayer que merece ser redescoberto, segundo a Kerrang
A banda gigante do rock que Ritchie Blackmore disse que nunca conseguiu gostar
O músico que voltou do fundo do poço para salvar o Red Hot Chili Peppers
Os melhores álbuns de todos os tempos, segundo Eric Martin, do Mr. Big


A canção dos Beatles que pirou a cabeça de Mick Jagger quando ele a ouviu
O dia que John Lennon explicou o que ninguém entendia sobre George Martin e os Beatles
O músico que Freddie Mercury considerava o maior de todos os tempos
O show de 1973 em que o Led Zeppelin tirou dos Beatles um recorde de 8 anos
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Por que o clássico "Rubber Soul", dos Beatles, recebeu esse nome estranho
John Lennon e a sua complicada relação com a fama
A cantora que Paul McCartney chamou de "a maior" em um estilo vocal
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
O grande problema da música de John Lennon que ataca Paul McCartney, segundo o próprio
O rockstar de quem George Harrison odiava o trabalho: "Ele consegue cantar pior do que eu"
O clássico dos Beatles que John Lennon queria ter cantado: "Paul McCartney não cantou bem"


