A justificativa do Cinemark para não exibir filme do Andre Matos, segundo diretor
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de janeiro de 2025
O documentário sobre Andre Matos, lendário vocalista do Angra e símbolo do heavy metal brasileiro, teve seu primeiro episódio exibido em 2021 e logo demonstrou seu potencial para atrair público. Dirigido por Anderson Bellini, o projeto enfrentou resistência inicial de grandes redes de cinema, mas provou seu valor com sessões lotadas em exibições independentes.
Andre Matos - Mais Novidades
Bellini, que liderou a produção do documentário, relatou em entrevista ao Ibagenscast que o projeto encontrou barreiras, especialmente quando a rede Cinemark recusou inicialmente exibir o filme. Segundo ele, a justificativa era a falta de interesse do público por documentários musicais. Apesar disso, a obra, dividida em episódios, encontrou espaço em cinemas menores, gerando uma onda de entusiasmo entre os fãs.
"O primeiro episódio foi exibido em 2021 e lotou as salas. Isso nos mostrou que o filme tinha um público fiel, disposto a prestigiar a trajetória de Andre Matos", afirmou Bellini. O sucesso chamou atenção de redes maiores, que revisaram suas decisões após a forte recepção do público.
Segundo Bellini, a resistência inicial do Cinemark foi justificada pela exibição de outro filme sobre uma banda internacional. "Eles disseram que iam passar um documentário do Oasis e que filmes desse tipo não atraíam público. Usaram o exemplo do Sepultura, afirmando que não funcionou. Decidimos seguir por conta própria e o público respondeu", contou o diretor.
O impacto do projeto foi tão significativo que cinemas independentes começaram a lotar sessões. Esse movimento despertou o interesse de grandes redes. Após o sucesso de uma sessão teste em São Paulo, os ingressos se esgotaram rapidamente, levando a Cinemark a abrir novas datas e reconhecer o potencial do documentário.
O documentário celebra a carreira de Andre Matos, que deixou sua marca como vocalista do Angra, Shaman e Viper. A produção mistura entrevistas, imagens inéditas e relatos emocionantes de amigos, familiares e músicos que compartilharam sua trajetória. "O Andre foi um artista único, com uma contribuição imensurável para a música brasileira. Esse projeto é uma forma de manter sua memória viva e inspirar novas gerações", concluiu Bellini.
Confira a entrevista completa com Anderson Bellini.
O show do Oasis que quase barrou o documentário de Andre Matos
Exibido em 2021, o documentário "Oasis Knebworth 1996", que celebra os dois shows históricos da banda britânica realizados em agosto de 1996, foi o filme citado pela rede Cinemark como justificativa para recusar inicialmente o documentário sobre Andre Matos.
Os concertos, realizados no Knebworth Park, reuniram mais de 250 mil fãs em dois dias e são considerados um marco na carreira do Oasis e no britpop dos anos 1990. O documentário, lançado em 2021, trouxe imagens inéditas e um olhar intimista sobre o evento, despertando grande interesse do público, com sessões esgotadas em várias cidades brasileiras.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
O guitarrista que Angus Young acha superestimado; "nunca entendi a babação"
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
A banda lendária com que o Deep Purple odiava comparação: "Nada é pior, não tenho paciência"
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A melhor fase da história do Megadeth de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
35 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em fevereiro
Embalado pelo seu derradeiro disco, Megadeth lança linha de cervejas personalizadas
O beijo em cantora que fez Ney Matogrosso perceber que lado hétero não está adormecido
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
Dave Mustaine poderá escrever novas músicas mesmo após o fim do Megadeth
A sincera opinião de Jéssica Falchi sobre o Iron Maiden sem Nicko McBrain


O critério do Angra para substituir Andre Matos por Edu Falaschi, segundo Rafael Bittencourt
O melhor cantor do Angra de todos os tempos, segundo Rafael Bittencourt
Produtor gringo opina sobre Andre Matos: "Se você não gosta, é porque é true demais"
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
Mortes: 30 músicos do rock e metal que nos deixaram na década de 2010


