Tobias Sammet conta como convenceu Michael Kiske a participar do Avantasia
Por João Renato Alves
Postado em 19 de fevereiro de 2025
Lançado em 2001, "The Metal Opera" foi o primeiro álbum do Avantasia. O projeto trazia o vocalista do Edguy, Tobias Sammet, associado a uma série de outros cantores renomados no cenário heavy/power metal desenvolvendo uma trama que ainda teria o segundo volume no ano seguinte.
O grande momento, no entanto, foi a presença de Michael Kiske. Afastado há quase uma década do Helloween, o intérprete não queria ter a voz e imagem associadas ao estilo que o consagrou. No entanto, o então prodígio alemão conseguiu convencê-lo a participar. Em entrevista ao The Metal Voice, repercutida pelo BraveWords, ele contou qual foi a estratégia:
Avantasia - Mais Novidades
"Queria trabalhar com Michael Kiske, mas ele tinha dado as costas ao metal e não tinha qualquer intenção de se reunir com o Helloween. Sendo assim, alguém tinha que tentar, então que fosse eu. Sou um grande fã dele até hoje e queria tê-lo em minhas músicas."
Para quebrar a barreira, foi necessário um contato em comum. "Eu conhecia o presidente do fã-clube dele e disse: ‘se você puder, passe a mensagem de que tenho algumas músicas, sou um cara muito legal, não sou satanista e também tenho um orçamento pequeno. Então, se ele estiver à disposição, aqui está meu número. E ele me ligou, conversamos e gostamos um do outro. É uma pessoa muito adorável e um grande amigo agora. Nós nos demos muito bem e esse foi o ponto de partida.
Essa foi uma coisa muito importante sobre o primeiro álbum do Avantasia. Michael Kiske é o único que esteve em todos os discos até agora além de mim. Bob Catley esteve em todos desde o segundo, que foi gravado ao mesmo tempo que o primeiro, então tecnicamente também esteve lá desde o começo."
Ainda assim, Kiske impôs uma condição: por não desejar ter o nome associado à cena heavy, exigiu a adoção de um pseudônimo. O escolhido foi Ernie. Tobias explicou: "Essa foi a ideia dele naquela época. Eu queria ter Michael Kiske, disse que queria que você estivesse no disco porque significava muito para mim. Mas cometi o grande erro de dizer que mesmo se não tivesse seu nome, não era o motivo e que ele poderia ser chamado de qualquer coisa. Só queria a voz. Assim, ele respondeu, 'ok, então vamos me chamar de Ernie no disco' e colocou isso no contrato. Eu disse, 'Você está falando sério, Ernie? Quero dizer, por que não te chamamos de Joe Vocal ou algo assim?', mas não, não, vamos fazer isso, Ernie, esse é o senso de humor dele."
Analisando a situação hoje, Sammet entende o amigo. "Ele estava hesitante, eu acredito, naquela época porque tinha anunciado com antecedência que nunca mais voltaria ao metal, que era a música do diabo e você sabe e tudo foi dito e feito nos anos 80. Ele nunca mais voltaria, seu coração estava em outro lugar. E de repente retorna à cena aparecendo em uma Metal Opera com Kai Hansen e Markus Grosskopf em nove faixas cantando speed metal. Provavelmente pensou que as pessoas achariam isso estranho com tudo o que disse anteriormente e decidiu: 'vamos me chamar de Ernie'. Fizemos isso, mas todo mundo sabia que era Michael Kiske. Então no segundo disco eu perguntei a ele tipo 'Quer dizer, ainda está no contrato, mas você quer mesmo ser chamado de Ernie de novo, todo mundo sabe' e ele disse 'por que não escolhemos Michael Kiske?’ (risos)."
"The Metal Opera" entrou nas paradas da Alemanha, França, Suécia e Finlândia. Desde então, o Avantasia lançou nove álbuns de estúdio. O décimo, "Here Be Dragons", sai nas próximas semanas. Michael Kiske novamente estará presente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bruce Dickinson classifica jam com Billie Joe Armstrong (Green Day) como "terrível"
Tony Iommi explica por que odeia tocar violão e não gosta de gravar clipes
Blaze Bayley, KK's Priest e W.E.T. são anunciados como atrações do Bangers Open Air 2027
Tony Iommi conta como "recrutou" Jorn Lande para cantar em seu novo disco
Tony Iommi conheceu baterista que tocou em seu novo disco enquanto passeava na praia
Brian May participou de "From the Dark", novo álbum de Tony Iommi
Quem é Karl Brazil, novo membro da banda de Tony Iommi
Último show do Black Sabbath foi "estranho", segundo Tony Iommi
Nova turnê do Evanescence deverá terminar na América do Sul em 2027
O guitarrista que Ozzy queria no lugar de Randy Rhoads, mas a gravadora impediu
Polêmico novo EP do Avenged Sevenfold ainda possui duas músicas inéditas
Tony Iommi conta por que Becky Baldwin e não Geezer Butler tocou em seu novo disco
Os 20 melhores álbuns de rock e heavy metal lançados em 1987, segundo a Louder



Tobias Sammet trabalha em novo álbum do Avantasia e relançamento de "The Scarecrow"
Eric Martin diz que se sentia um impostor no metal antes do Avantasia
Dez bandas de rock e metal que gravaram versões para músicas de outros estilos
Tobias conta tudo o que rolou no último show do Avantasia com Andre Matos


