RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

O que são os "documentos fieis" que Renato Russo canta no clássico "Que País É Este?"

O hit de Cazuza gravado de forma precária: "Se você não é produtor, por que está falando?"

A música do The Who que Pete Townshend amava tocar - e John Entwistle odiava

A canção de Belchior que tira sarro do rock nacional dos anos 80; "roquezinho sem-vergonha"

"Quem manda sou eu!": Yngwie Malmsteen explica dinâmica de sua carreira

A música romântica que foi inspirada em filme de guerra e superou 1 bilhão de plays no Spotify

A terrível história narrada em "Harvester of Sorrow", do Metallica

O que Raul Seixas quis dizer com "sombra sonora de um disco voador" em "Ouro de Tolo"

Bruce Dickinson não gosta de fazer fotos com os fãs, e há um motivo maior para isso

Por que "Aqualung" continua sendo uma canção atual até os dias de hoje, explica Ian Anderson

Dez músicas que o Black Sabbath não deveria ter lançado, de acordo com a Far Out

O clássico do Led Zeppelin que copia estrutura de megahit do Fleetwood Mac

O curioso motivo que fez Cazuza mudar pequeno trecho da letra do clássico "Brasil"

Os 12 filmes de terror que aparecem no clipe de "Number of the Beast" do Iron Maiden

Antes de Gene Simmons, outro ícone da música afirmou que o rock estava "praticamente" morto


Inspirado por Voivod e Amebix, quadrinho brasileiro traz distopia, filosofia e violência

Por Mário Pescada
Postado em 06 de fevereiro de 2025

Imagine um quadrinho distópico, violento, filosófico, que aborda o autoconhecimento e o existencialismo. Pode não parecer algo tão inédito assim hoje em dia, mas, e se ele tivesse também se inspirado em dois influentes discos do underground mundial?

Esse enredo complexo está em "Sat-Sugai", obra do ilustrador, músico da banda fluminense de hard core Amnésia Moral, zineiro e outras qualificações, Aldo Costas, que criou uma obra pesada não somente pelas cenas de violência da trama, mas também pela temática niilista e paradoxos que permeiam o livro.

Voivod - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Em um conglomerado gigante de indústrias denominado Sat-Sugai, foram desenvolvidos produtos baseados em estudos sobre o genoma e a biogenética molecular - desenvolvidos a partir de estudos em cobaias clonadas - permitidas, e de acordo com as novas normas dos códigos e das leis da bioética - que regularizou o uso de humanos artificiais em experimentos científicos e comerciais. Esse novo produto deu início a uma corrida por tecnologia orgânica/bélica - com isso, outros gigantes da tecnologia também viram nesses produtos, um potencial econômico lucrativo. Contudo, uma guerra inesperada interrompeu toda essa corrida tecnológica/industrial - e o planeta foi devastado..."

A história por si só é interessante e cativante o suficiente para dar uma conferida, mas a influência dos discos "War And Pain" (1984), debut dos canadenses do Voivod que sacudiu a cena metal na época e "Sonic Mass" (2011), terceiro disco dos ingleses do Amebix, grupo seminal da cena crust/punk, tornou a obra mais interessante ainda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Para quem ainda não teve contato com essas pedradas sonoras dessas duas importantes bandas que viriam a influenciar tantas outras bandas, vamos a um rápido contexto: "War And Pain" (1984) é um disco de thrash metal caótico, bruto, cru, com letras pós-apocalípticas de um mundo destruído pela guerra radioativa, fruto dos medos gerados pela Guerra Fria, período de tensão geopolítica mundial vivida por conta da relação entre Estados Unidos e a União Soviética. Viva-se o permanente medo de que o botão vermelho que dispararia mísseis nucleares fosse pressionado a qualquer momento e que a humanidade desaparecesse em questão de minutos.

"Sonic Mass" (2011), o último lançamento do trio Roy-Stig-Rob, foi lançado 24 anos depois do bombástico "Monolith" (1987) e apresentou um Amebix diferente do esperado, o que causou a decepção de parte dos fãs que esperavam um Monolith II. Também um disco pesado, mas sem o crust de outrora que dessa feita deu lugar a uma sonoridade mais sombria, truncada em alguns momentos, com trechos tribais, flertando com o sludge metal. As letras, mais introspectivas, abordavam questões pessoais como medos, esperanças, religião, conflitos, paradoxos e afins.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Li o livro duas vezes, cada uma tendo como trilha sonora um desses discos e achei que ambos se encaixaram muito bem com a leitura, apesar de serem discos antagônicos entre si: se a obra do Voivod, como o título deixa claro, embala as cenas de violência, o álbum do Amebix, encaixa com os momentos de introspeção e questionamentos.

"Sat-Sugai" foi feito na prancheta, de ponta a ponta (uma curiosidade: 80% foi feito com caneta esferográfica). São 350 páginas em preto, branco e cinza no formato 18 x 26 cm e capa cartonada com orelhas, com um acabamento muito bom. Um produto que vai agradar tanto quem gosta de quadrinhos, quanto das citadas bandas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Lançado de forma independente com apoio dos selos Existe-Resiste e Nexus-6 Books e contando com a ajuda dos parceiros Atitude Consciente Records, Sub 100 Records, Banca do Japão e Banca Central, a obra, revisada por Simone Pesci, pode ser encomendada diretamente com o Aldo Costas pelo Instagram @aldocostas, Facebook Aldo Costas Sketch ou através do e-mail [email protected]

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Mário Pescada

Mineiro, leitor compulsivo, ouvinte de todas as vertentes do rock - do blues ao grindcore. Valoriza mais a honestidade e entrega em cima do palco do que a técnica. Guarda os flyers dos shows que vai como se fossem relíquias.
Mais matérias de Mário Pescada.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS